FILMES E SÉRIES

Thomas e Seus Amigos

Divulgação/Mattel

REPRESENTATIVIDADE

Thomas e Seus Amigos ganhará vagão no espectro do autismo; saiba tudo

Bruno fará sua estreia na segunda temporada da animação Trens a Todo Vapor

Luciano Guaraldo

Criada em 1942, a franquia Thomas e Seus Amigos vai dar um passo inédito na representatividade. Na segunda temporada da animação infantil Trens a Todo Vapor, a locomotiva azul ganhará a companhia do vagão de frenagem Bruno, que tem o transtorno do espectro autista.

Segundo a descrição oficial do personagem, Bruno é alegre e adora fazer trocadilhos. Ele é ótimo no seu trabalho e mantém a firmeza nas cargas pesadas com seus frios fortes. Como um vagão de frenagem, Bruno anda de ré no fim do trem, o que lhe dá uma perspectiva única do mundo.

De acordo com a Variety, na versão em inglês do desenho, o novo personagem será dublado por Chuck Smith, ator que também tem autismo. Como a animação é desenvolvida pela Mattel, um brinquedo do vagão já está disponível para venda. A empresa informou que Bruno terá um papel essencial nos novos episódios de Thomas e Seus Amigos; Trens a Todo Vapor.

O personagem também aparecerá no canal do YouTube do trenzinho e até no podcast de histórias da turma ferroviária. Bruno foi desenvolvido pela Mattel em parceria com os roteiristas autistas Daniel Share-Strom e Aaron Likens, além de organizações que trabalham com pessoas no espectro.

“Thomas é uma franquia adorada há mais de 75 anos. Sabemos que há uma afinidade especial da animação com famílias que têm crianças com autismo e sentimos que era importante nos certificarmos de que todas as crianças podem se ver representadas na série Thomas e Seus Amigos”, disse Chuck Scothon, chefe do setor de pré-escolares da Mattel, em comunicado à imprensa.

“A representatividade positiva é muito importante, e personagens como Bruno podem mudar isso de duas maneiras. A primeira: ele vai mostrar para crianças autistas que elas têm o direito de existir e que seus desafios são legítimos, que sua força é real, e que elas são tão valiosas para suas famílias e comunidades quanto todas as outras”, valorizou Daniel Share-Strom.

“E, ao mesmo tempo, crianças e famílias neurotípicas ganham uma visão diferente de seus amigos autistas conforme Bruno desafia os preconceitos e lhes dá ideias de maneiras que podem ajudar genuinamente as pessoas a levarem suas melhores vidas.”

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?