Divulgação
Para o diretor, os projetos da Disney estão muito homogeneizados, com foco a franquias da Marvel, Star Wars e Pixar
Antes de se tornar um prestigiado cineasta, Tim Burton iniciou sua carreira como artista de animação no Walt Disney Studios. Considerado “sombrio demais” para o mundo mágico do Mickey Mouse, ele foi demitido e recontratado algumas vezes, mas ao ganhar prestígio como diretor, ele esteve por trás de filmes de sucesso do estúdio.
Em entrevista ao Deadline, Burton revelou que o live-action de Dumbo (2019) muito provavelmente será o último projeto no qual trabalhará para a Disney. Ele acredita que o foco nas franquias da Marvel e de Star Wars, bem como nos filmes da Pixar, não dão espaço para que coisas novas possam ser criadas.
“Chegou a ser muito homogeneizado, muito consolidado. Há menos espaço para diferentes tipos de coisas”, explicou ele, acrescentando que nunca faria um filme da Marvel, mesmo já tendo dirigido Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992), da DC. “Só posso lidar com um universo, não posso lidar com um multiverso.”
O cineasta revelou que teve problemas com o estúdio ao criar o live-action de Dumbo, seu projeto mais recente em parceria com a Disney. “Minha história é que eu comecei lá. Fui contratado e demitido várias vezes ao longo da minha carreira. A coisa sobre Dumbo é que é por isso que eu acho que meus dias com a Disney acabaram, eu percebi que eu era Dumbo, que eu estava trabalhando nesse grande circo horrível e eu precisava fugir. Esse filme é bastante autobiográfico em um certo nível”, afirmou.
Mesmo assim, Tim Burton ainda não considera fazer filmes independentes. “Aqui está a coisa. Filme independente, não sei. Eu só trabalhei principalmente com estúdios, então nunca entendi o que era um filme independente”, finalizou.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?