Blaine Ohigashi/A.M.P.A.S.
O ator é muito fã da saga e diz que foi o filme que o inspirou a ser ator
O ator Troy Kotsur, que levou para casa o prêmio de melhor ator coadjuvante na cerimônia do Oscar do último domingo (27) por seu trabalho no filme No Ritmo do Coração, ajudou a Lucasfilm, produtora responsável por Star Wars, a desenvolver a língua de sinais do Tusken Raiders nas séries The Mandalorian e O Livro de Bobba Fett.
Kotsur conversou com o The Daily Moth sobre adaptar a ASL (língua americana de sinais) para a tribo fictícia do universo Star Wars, Tusken Raiders: “Eu pesquisei sobre a cultura e o ambiente dos Tusken Raiders nos filmes” disse Kotsur. “Pesquisei sobre o “povo da areia”. porque era assim que Luke Skywalker os chamava. De qualquer forma, meu objetivo era evitar a ASL. Eu me certifiquei de que se tornasse a Língua de Sinais Tusken com base em sua cultura e ambiente.” – complementou.
O ator surdo Troy Kotsur na cerimonia do Oscar 2022
Divulgação/ A.M.P.A.S
O ator ainda falou sobre suas esperanças para o futuro dos Tuskens e a língua de sinais sendo usada em produções audiovisuais daqui para a frente: “Espero que vocês continuem pedindo a Disney+ para que usem mais língua de sinais na série. Espero que os produtores mantenham a mente aberta porque este é apenas o começo.” – disse o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar.
Kotsur também é um grande fã de Star Wars. Em entrevista a uma rede de TV americana expressou seu amor pela série. Ele expressou seu amor pela franquia como um todo, mas também como o original foi o primeiro filme a inspirá-lo a ser ator.
“Então, imagine sentar no cinema sem poder ouvir nada. Mas o visual deste filme foi incrível. Eu vi as luzes disparando loucamente e os sabres de luz, as naves de guerra”, disse Kotsur. “Voltei ao cinema e assisti mais 28 vezes, e esse foi o primeiro filme que me inspirou. Fiquei fascinado com a fantasia e todos os personagens e isso realmente despertou meu interesse pelo cinema e me trouxe aqui até hoje.”
Troy disse que gostaria de fazer parte da série e estar envolvido de alguma forma, então ter ajudado na elaboração de uma língua de sinais para os Tuskens foi muito significativo pra ele: “Oh, fiquei emocionado”, disse Kotsur sobre fazer parte de The Mandalorian. Desde os oito anos, meu sonho era estar envolvido. Eles tinham tantos alienígenas e falavam todas essas línguas diferentes, então onde estava a língua de sinais que eu falava? E assim, tal qual um invasor Tusken, foi perfeito poder criar essa lingua de sinais para o povo do deserto.” – completou.
Veja como ficou a Língua de Sinais Tusken, criada por Kotsur
Negociando com Tusken Raiders
Troy ajudou a criar a língua exclusiva dos Tuskens
Gabi Franco
Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.
Ver mais conteúdos de Gabi FrancoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?