FILMES E SÉRIES

Cecilie Fjellhøy procura golpistas do Tinder em Amor, Golpe e Vingança, da Netflix

Foto: Divulgação/Netflix

Amor, Golpe e Vingança

Uma vítima de golpe no Tinder persegue fraudadores em nova série Netflix

Amor, Golpe e Vingança acompanha Cecilie ajudando outras vítimas em busca de justiça

Vinícius Andrade, Tangerina
Vinícius Andrade

A Netflix lançou Amor, Golpe e Vingança (Love Con Revenge), uma série documental que acompanha Cecilie Fjellhøy, uma das vítimas do notório “Golpista do Tinder”, em sua nova missão de combater os fraudadores. Após sua própria experiência traumática, que foi destaque no documentário O Golpista do Tinder de 2022, Cecilie agora se dedica a ajudar outras pessoas que foram alvo de fraudes românticas.

A série, que estreou em 5 de setembro, aparece no Top 10 do Brasil nesta segunda-feira (8). A produção apresenta Cecilie trabalhando ao lado da investigadora particular Brianne Joseph para desmascarar golpistas e ajudar vítimas a retomar o controle de suas vidas.

O golpe romântico, tema central de Amor, Golpe e Vingança, é uma modalidade de fraude em que criminosos criam personas falsas e relacionamentos fictícios para ganhar a confiança de suas vítimas e, em última instância, roubar dinheiro ou informações pessoais. Esses esquemas frequentemente começam online e podem ser difíceis de detectar até que danos significativos já tenham ocorrido.

Este é um crime moderno que está em ascensão, causando um impacto emocional e financeiro devastador nas vítimas. Cecilie expressou que nunca imaginou que sua história pessoal ressoaria tanto, mas desde O Golpista do Tinder, ela ouviu pessoas de todo o mundo que foram alvo de criminosos escondidos por trás do amor.

Para ela, Amor, Golpe e Vingança é uma forma de usar o que aprendeu para ajudar outros a se curarem, recuperarem suas vozes, seu poder e suas vidas. Assista ao trailer:

Como é a série Netflix?

A proposta da série de seis episódios é ser investigativa, provocadora e empática, buscando equilibrar a tensão da descoberta da fraude com as jornadas pessoais das pessoas afetadas. Cecilie, em particular, não deseja que outras pessoas sofram como ela sofreu e quer impedir indivíduos que, de outra forma, agiriam com impunidade e talvez escalassem seus crimes.

Brianne Joseph, descrita como “como um pitbull”, complementa Cecilie, fornecendo o suporte investigativo enquanto Cecilie oferece apoio na saúde mental. Ambas compartilham o objetivo comum de buscar justiça para aqueles que precisam de ajuda.

Amor, Golpe e Vingança mergulha em casos reais, expondo as táticas elaboradas usadas pelos golpistas, como profissões falsas, tragédias fabricadas e oportunidades de investimento fraudulentas. As histórias apresentadas são frequentemente semelhantes: uma conexão online, “love-bombing”, histórias trágicas inventadas, pedidos de empréstimos que são pagos inicialmente e depois não, e chantagem emocional até que as vítimas estejam tão envolvidas que não conseguem escapar.

O documentário também revela os desafios únicos que os sobreviventes enfrentam, desde a relutância da aplicação da lei em agir até o poderoso sentimento de vergonha que pode manter as vítimas em silêncio. A série Netflix explora temas sensíveis como abuso emocional, fraude financeira e trauma.

De acordo com uma crítica do The Guardian, embora o trabalho de Cecilie e Brianne seja digno e importante, Amor, Golpe e Vingança, às vezes, pode ser anticlimática, pois o processo de rastrear pessoas desaparecidas e entregar dossiês de evidências à polícia envolve muito trabalho de pesquisa e documentação, em vez de ação televisiva dramática.

As histórias, embora tristes e revoltantes, podem parecer repetitivas, e as interações entre Cecilie e Brianne, por vezes, parecem roteirizadas. As confrontações com os golpistas, embora empoderadoras para as vítimas que as escolhem, nem sempre resultam em uma satisfação completa, refletindo a realidade de que a justiça nem sempre é rápida ou dramática.

O que aconteceu nos casos apresentados em Amor, Golpe e Vingança

  • Todd (Episódio 1, “O Golpista das Selfies”): Foi declarado falido e forçado a vender sua empresa. Oito mulheres, incluindo Jill, vieram a público alegando fraude, e as vítimas continuam a buscar justiça, embora Todd negue todas as acusações.
  • Ricky (Episódio 2, “Soldado Caído”): Foi considerado culpado em três acusações de fraude e roubo contra Bridget e aguarda a sentença.
  • Dorian (Episódio 3, “Golpista da Família”): Alegou que seu título de “Dr.” se referia a um PhD e não foi acusado de nenhum crime. Shareza enfrenta uma queixa por registrar um boletim de ocorrência falso, embora ambas as partes tenham retirado suas ações civis.
  • Sabrina (Episódio 4, “A golpista nerde”): Se declarou culpada de roubar mais de US$ 600 mil de conhecidos por meio de fraude eletrônica. No entanto, a vítima Aaron não conseguiu recuperar suas perdas devido a um prazo de cinco anos.
  • Christopher (Episódios 5 e 6): Foi preso em julho sob uma acusação federal de 14 crimes por usar aplicativos de namoro para fraudar vítimas, incluindo Lindsay e Lauren, em mais de US$ 2 milhões. Ele nega as acusações e pode enfrentar décadas de prisão se for condenado.
  • LEIA TAMBÉM -> Este documentário da Netflix sobre cyberbullying vai dar um nó na sua mente

    Informar Erro
    Falar com a equipe
    QUEM FEZ
    Vinícius Andrade, Tangerina

    Vinícius Andrade

    Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news

    Ver mais conteúdos de Vinícius Andrade

    0 comentário

    Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

    Acesse sua conta para comentar

    Ainda não tem uma conta?