(Foto: Divulgação/Amazon)
Stana Katic, que é a protagonista e também produtora executiva, falou sobre o desfechou da trama após três temporadas
O suspense policial Absentia, que foi ao ar originalmente entre 2017 e 2020, encontrou um público renovado no Brasil e em diferentes países após sua estreia no catálogo da Netflix. Apesar de ter estreado “sem alarde” por não ser do streaming original ou recente, a série rapidamente chegou ao Top 10 da plataforma no país. A produção, que conta com 30 episódios distribuídos em três temporadas, acabou mesmo? Tem chance de uma quarta temporada? A Tangerina explica.
O sucesso repentino do drama psicológico, ambientado majoritariamente em Boston, levou muitos telespectadores a questionarem a possibilidade de uma quarta temporada. No entanto, as chances de a produção ser resgatada pela Netflix são consideradas remotas. O motivo principal é que Absentia já teve um encerramento oficial, finalizando a saga de Emily Byrne (Stana Katic).
Em maio de 2021, Stana Katic, que é a protagonista e também produtora executiva, declarou em suas redes sociais que a terceira temporada seria a última. A atriz explicou que, embora a equipe tenha cogitado a ideia de prosseguir a narrativa, Absentia sempre foi concebida para ter apenas três temporadas.
Stana considerou que o desfecho da terceira temporada era perfeito para finalizar a jornada da protagonista e de seus entes queridos. A atriz afirmou que a trama levou Emily Byrne do status de vítima a sobrevivente e, finalmente, a uma “arquiteta empoderada de seu próprio futuro”.
No entanto, a atriz tem usado o seu Instagram para demonstrar o quanto está empolgada com os resultados de audiência na “nova casa”. Na semana de 10 a 16 de novembro, Absentia foi a terceira série de língua inglesa na Netflix no mundo todo.
Embora o sucesso de séries licenciadas na plataforma já tenha levado a continuações (como no caso de Manifest), isso é raro, o que reduz as expectativas para um quarto ano. O suspense já havia sido transmitido anteriormente no Brasil pelo canal pago AXN e também esteve disponível online com o selo Amazon Original no Prime Video.
O título faz referência ao termo jurídico em latim, “in absentia,” que significa “em ausência” ou algo que ocorre sem a presença de uma pessoa. Essa definição espelha o dilema central da trama. Lançada originalmente em 2017, a trama gira em torno da agente especial do FBI Emily Byrne (interpretada por Stana Katic), que desaparece enquanto investigava um assassino em série e, consequentemente, é declarada morta.
Stana Katic em cena da série de suspense Absentia
(Foto: Divulgação/Sony)
O terceiro ano, que estreou originalmente em julho de 2020, focou em Emily Byrne enquanto ela cumpria os últimos dias de sua suspensão no FBI, tentando ser a melhor mãe possível para Flynn (Patrick McAuley). A temporada culminou na resolução de uma complexa conspiração internacional.
Nick Durand (Patrick Heusinger), ex-marido de Emily, e Cal Isaac (Matthew Le Nevez), um aliado próximo, percebem que o grupo Border Outreach estava envolvido com Meridian. O suspense aumentou com a revelação da agente especial Julianne Gunnarsen (Natasha Little) como a infiltrada dentro do FBI, trabalhando para proteger essa rede criminosa.
Gunnarsen, que admitiu ter assassinado Alice Durand (Cara Theobold) na segunda temporada para proteger a empresa de Bridget, queria fazer parte de um mundo de privilégios, mas descobriu ser descartável.
A fim de desmantelar o esquema global de experimentos humanos em refugiados, e diante de ameaças diretas à sua família, Emily elabora um plano extremo. Ela simula a morte de Nick e Flynn em uma explosão em sua casa. Os dois sobrevivem e entram no programa de proteção, garantindo que Emily pudesse operar livremente, sem se preocupar em colocá-los em risco.
O fim de Absentia mostra Emily trabalhando disfarçada em um café na Europa, sugerindo que ela se tornou uma espiã independente, dedicada a derrubar criminosos, como um traficante de armas do mercado negro. A agente não retorna oficialmente ao FBI, mas continua protegendo vidas. O desfecho também apresenta um reencontro com Cal Isaac, a quem ela envia um cartão postal com o nome do local onde estava. Essa reunião sutil sugere a possibilidade de um novo vínculo emocional para Emily.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?