Divulgação/HBO Max
Em conversa com a Tangerina, Mindy Kaling adianta que a personagem de Scooby-Doo vai se descobrir durante animação para adultos
A franquia Scooby-Doo tornou-se o motivo de discussões nas redes sociais quando foi revelado que Velma será lésbica no vindouro longa Trick or Treat Scooby-Doo! (2022). Com a personagem sendo a protagonista de uma nova série voltada para adultos da HBO Max, conversas sobre sua sexualidade voltaram a ter destaque.
Responsável por dublar Velma na nova animação, Mindy Kaling foi à New York Comic Con 2022 para dar mais detalhes sobre a produção. Em bate-papo com jornalistas do qual a Tangerina participou, ela não confirmou se a personagem também será gay na nova versão, mas afirmou que sua sexualidade será explorada na HBO Max.
“Eu e Charlie [Grandy, showrunner da série] estamos ciente da polêmica envolvendo Velma ser lésbica no novo filme. Sua autodescoberta será uma grande parte desta série. Um dos maiores apelos para Charlie e eu fazermos isso foi que, quando começamos a trabalhar e a escrever o primeiro roteiro, [a sexualidade de Velma] seria uma grande parte da história. Não queremos ignorá-la”, detalhou.
Historicamente, a orientação sexual de Velma sempre foi discutida por uma parcela de fãs que se identificavam com a personagem –principalmente entre membros da comunidade LGBTQIA+. Para Mindy, explorar essa importância da personagem era crucial para a nova série.
“É o que é interessante para as pessoas. Ela é um ícone para jovens mulheres gays, e acho isso muito interessante para nós. Então, ela se descobrir é uma grande parte da série, e foi muito divertido para nós podermos explorar isso.”
Apesar de Velma ser uma série desenvolvida para o público adulto, o espectador que espera ver a personagem protagonizando cenas quentes com homens e/ou mulheres pode tirar o cavalinho da chuva. Segundo Grandy, os produtores nunca tiveram o objetivo de constranger os fãs da animação original.
“Eu diria que não é a série mais adulta que você irá assistir. Nós não queremos estragar a obra original nem deixar as pessoas constrangidas. Queremos contar uma história além dos mistérios. Não esperem ver personagens transando, não”, destacou o showrunner.
O fato de Velma não fazer sexo, no entanto, não significa que a série será uma produção que as crianças poderão assistir com facilidade. À reportagem, o showrunner reforçou que a narrativa vai explorar muito do que aterrorizava os fãs mirins na animação dos anos 1960 e 1970.
“Nós sempre pensamos em fazer uma série para adultos. Eu amo Scooby-Doo desde criança, mas tinha medo. Pensamos em pegar a comédia e o horror da animação original e os transformamos em conteúdo para adultos”, acrescentou.
Ainda assim, Grandy assegurou que Velma será sangrenta, com assassinatos e crimes mais intensos acontecendo por toda parte. Algo que ele e Mindy sempre se interessaram na série original.
“Com a turma do Scooby, parece que a vida deles está em perigo a cada semana e, no entanto, semana após semana, eles continuam fazendo isso –e aparentemente sem cobrar nada. Então, o que eles passaram no ensino médio que foi tão ruim que os levou a querer fazer isso? Nós realmente aumentamos o nível de suspense e medo dos crimes que eles estão investigando.”
De acordo com Mindy Kaling, os produtores cogitaram desenvolver a série com uma história situada entre os anos 1960 e 1970, na mesma época em que se passava a animação original. Contudo, eles entenderam que, para agradar à audiência atual, seria necessário explorar uma narrativa para jovens modernos.
“Vamos abordar muito do que os adolescentes passam na vida moderna do ensino médio. Foi muito interessante para mim e Charlie saber com o que as garotas lidam. Ela [Velma] lida com popularidade e com ser uma ‘estranha’. O elenco vem de origens socioeconômicas muito diferentes, você sabe, os personagens vêm. Então, é algo que só podemos abordar em uma série adulta e que parecia realmente interessante e rica.”
Para explicar como temas jovens atuais serão abordados em Velma, Grandy comparou a animação com séries como Riverdale e Veronica Mars (2004-2007; 2019). Segundo o produtor estas produções são exemplos de uma boa mistura de mistério com o universo adolescente.
“Por ser um prelúdio, nós precisávamos balancear problemas atuais dos jovens com uma atmosfera de prelúdio. No fim, nós optamos por pegar referências em Riverdale e em outras séries de Greg Berlanti [produtor de Hollywood] para explorar o agora. Para mim, um dos grandes mistérios da Scooby-Doo original é como essas quatro pessoas tão diferentes se juntaram? O que realmente os uniu e como eles foram criados por seus pais. Isso é um tópico de dramas adolescentes. Especialmente hoje, os adolescentes pagam pelos pecados de seus pais. Eu realmente queria incluir isso nesta série também.”
Velma ainda não tem data para estrear no Brasil. Além de Mindy Kaling como a personagem-título, a série também terá Sam Richardson (Depois da Festa) como dublador de Salsicha, enquanto Constance Wu (Podres de Ricos) emprestará voz para Daphne e Glenn Howerton (It’s Always Sunny in Philadelphia) para Fred.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?