Reprodução/HBO Max
Produção cocriada por Mindy Kaling estreia no streaming nesta quinta-feira (12); confira entrevista com a atriz de The Office sobre a animação
Nova série de animação da HBO Max, Velma estreia na plataforma nesta quinta-feira (12) com uma difícil missão. Cocriada por Mindy Kaling (Eu Nunca…) e Charlie Grandy (The Office), a atração vai introduzir a franquia Scooby-Doo para uma geração acostumada a assistir a hits teen como Riverdale.
Velma, no entanto, será bem diferente de outras encarnações da franquia. Enquanto várias séries de Scooby-Doo eram voltadas para crianças –ou, como os estúdios preferem pontuar, para toda a família–, a produção da HBO Max terá como público-alvo os adultos.
Como explora uma franquia cujos personagens existem desde os anos 1960, Velma será voltada para a parcela de fãs que cresceu assistindo às aventuras de Scooby-Doo e não se interessa mais por tramas infantis. Desta forma, Mindy e Grandy optaram por “amadurecer” o material original e entregar uma narrativa que interesse o público jovem, tão atraído por histórias de mistérios que envolvem terror, mortes e uma pitada de sexualidade.
Para criar a fórmula perfeita para a atração, a dupla buscou inspirações em produções voltadas para o público infantojuvenil que abusa de elementos como mistério e assassinatos. Em bate-papo com jornalistas do qual a Tangerina participou durante a New York Comic Con 2022, Mindy explicou que seus principais exemplos foram séries como Riverdale e Veronica Mars (2004-2007; 2019).
“Essas séries têm muitas histórias de jovens adolescentes lidando com assassinatos e crimes. A Velma pareceu a personagem perfeita para lidar com um ambiente hostil como o de terror”, disse a atriz e roteirista.
Grandy acrescentou que buscou inspirações em séries como Riverdale porque Velma também exploraria a origem dos personagens de Scooby-Doo enquanto jovens. Segundo o produtor, o interesse era mostrar como era a vida deles e o que aconteceu para que Salsicha, Fred, Daphne e, claro, Velma, decidissem passar a vida desvendando mistérios e colocando vilões mascarados atrás das grades.
“Por ser um prelúdio, nós precisávamos balancear problemas atuais dos jovens com uma atmosfera de prelúdio. No fim, nós optamos por pegar referências em Riverdale e em outras séries de Greg Berlanti [produtor de Hollywood] para explorar o agora. Para mim, um dos grandes mistérios da Scooby-Doo original é como essas quatro pessoas tão diferentes se juntaram? O que realmente os uniu e como eles foram criados por seus pais? Isso é um tópico de dramas adolescentes. Especialmente hoje, os adolescentes pagam pelos pecados de seus pais. Eu realmente queria incluir isso nesta série também.”
Cena de Velma
Reprodução/HBO Max
Alçada ao status de estrela após atuar, escrever e produzir em The Office (2005-2013), Mindy Kaling se consolidou como uma das grandes roteiristas da atualidade. Ela protagonizou sua própria série, Projeto Mindy (2012-2017), e é a criadora e produtora executiva de dois hits teens dos últimos anos: Eu Nunca…, da Netflix, e A Vida Sexual das Universitárias, da HBO Max.
Foi em The Office, inclusive, que ela conheceu e se aproximou de Charlie Grandy. Os dois voltaram a trabalhar juntos em todos os projetos da atriz para a TV ou streaming, e ele foi um dos motivos pelos quais Mindy topou entrar de cabeça na nova interpretação de Velma.
“Ele sabe como escrever para personagens favoritas”, elogiou a atriz, que afirmou ter um pouco de receio da reação do público que ama a franquia Scooby-Doo. “É aterrorizante também porque todo mundo ama Velma. Você vai para a Comic Con ou sai no Halloween, e ela é uma personagem tão icônica. Ela é como o Batman para garotas indianas nerds como eu. Então não queremos atrapalhar. Estamos muito orgulhosos da série. É tão engraçada.”
Velma - 1ª temporada
Teaser legendado
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?