Divulgação: Billy Stansfield/A.M.P.A.S
Punição foi dada em consequência do tapa que o ator deu no comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood se reuniu nesta sexta-feira (8) para decidir o destino de Will Smith depois de o ator ter dado um tapa no comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022. E o veredito foi duro: Smith foi banido de participar do Oscar ou de qualquer evento promovido pela Academia nos próximos dez anos, presenciais ou virtuais.
A decisão foi tomada durante reunião com os 54 membros do conselho de governadores da Academia, que representam os diferentes grupos de profissionais do cinema associados à organização. Smith já havia renunciado à sua posição de membro no dia 2 de abril, mas a Academia vinha sendo criticada principalmente por ter permitido que ele permanecesse na cerimônia e recebesse o prêmio de melhor ator depois de ter agredido Rock.
Logo depois do anúncio, Smith respondeu com uma nota, publicada pela revista Variety, afirmando: “Eu aceito e respeito a decisão da Academia”.
A decisão não implica em perda do prêmio de melhor ator concedido a Smith por King Richard: Criando Campeãs, e ele poderá receber outras indicações futuramente —só não poderá estar presente na cerimônia para receber a estatueta, se ganhar.
Em comunicado distribuído à imprensa, a Academia classificou o comportamento de Smith como “inaceitável e danoso”, e reconheceu que não lidou adequadamente com a situação durante a cerimônia. O comunicado expressa ainda gratidão a Rock “por ele ter mantido a compostura sob circunstâncias extraordinárias”.
Segundo a nota, as ações em resposta ao comportamento de Smith são “um passo em direção ao objetivo mais amplo de garantir a segurança dos apresentadores e convidados, e de reconstruir a confiança na Academia. Também esperamos que isto possa dar início a um tempo de cura e reconstrução para todas as partes envolvidas’, conclui o comunicado da Academia.
Durante a cerimônia do Oscar 2022, Chris Rock fez uma piada sobre Jada Pinkett-Smith, mulher de Will, estar careca. Acontece que Jada sofre de alopecia, condição médica que leva à perda de cabelo. Ao ouvir a piada, Will Smith se exaltou, caminhou até o palco e deu um tapa no comediante. Depois de voltar a seu assento, ainda gritou duas vezes “Tire o nome da minha mulher da porra da sua boca”.
Ainda não está totalmente claro o que aconteceu na sequência, mas a imprensa especializada reportou que a polícia de Los Angeles esteve no local, mas Rock não quis prestar queixa. Há também relatos conflitantes sobre Smith ter sido convidado a se retirar da premiação ou não. Fontes disseram à revista Variety que sim, mas o produtor Will Packer, um dos responsáveis pela cerimônia do Oscar 2022, afirmou ter pedido que o ator não fosse removido do local, porque Rock não queria que uma situação ruim se tornasse ainda pior.
Nos dias que se seguiram à cerimônia, Smith publicou um pedido de desculpas, a Academia iniciou investigações formais e Sean “Diddy” Combs chegou a afirmar que Smith e Rock já haviam feito as pazes. No entanto, Rock ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Natalia Engler
Natalia Engler é editora-chefe da Tangerina. Jornalista, mestra em audiovisual pela ECA-USP e pesquisadora de gênero e cultura pop, passou por Omelete, UOL, Folha e Ansa. Do feminismo e do Carnaval.
Ver mais conteúdos de Natalia EnglerTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?