Sigmund/Unsplash
Um glossário com o significado de diversas expressões para quem é de fora entender melhor a linguagem dos videogames
Os videogames possuem uma linguagem própria e, quem é de fora, muitas vezes pode não entender sobre o que os gamers se referem quando comentam sobre o assunto e citam termos como beta, soulslike, co-op, FPS, mod, roguelike, combo, skin e outras expressões. Isso também acontece no meio dos animes e mangás e até mesmo com o k-pop, o que muitas vezes gera a sensação de que é necessário um dicionário para se situar nas rodas de discussões.
Para que você entenda melhor o vocabulário da indústria dos videogames, a Tangerina preparou um glossário com os principais termos utilizados entre os gamers. Prepare-se para receber um buff de conhecimento!
Jogos 2D tem como base duas dimensões (largura e comprimento), e os 3D possuem três (largura, comprimento e profundidade). Os games 2.5D possuem elementos de ambos, como se estivessem em transição.
Rayman Legends tem gráficos em 2.5D
Reprodução/Ubisoft
É um padrão de resolução que entrega uma imagem em alta definição, correspondendo a 3.840 pixels horizontais por 2.160 pixels verticais.
O bit, ou dígito binário, é o limite de dados que os processadores dos antigos consoles aguentavam. Os videogames 8 bits (terceira geração) incluem o Nintendinho, Master System e Atari 7800; enquanto os 16 bits (quarta geração) correspondem ao Mega Drive, Neo Geo e Super Nintendo e aos portáteis Game Boy e Sega Game Gear. Os 64 bits (quinta geração) são compostos por videogames como PlayStation, Sega Saturn e Nintendo 64.
Da sexta geração em diante (Sega Dreamcast, PlayStation 2, Xbox e Nintendo GameCube), os videogames pararam de ser classificados por bits porque o desempenho começou a depender de outros fatores e periféricos.
Os jogos AAA (ou Triplo-A) são classificados como títulos de grande orçamento e marketing. Geralmente são games bastante esperados por contarem com alta qualidade técnica e gráfica.
Do inglês away from keyboard, a sigla indica que o jogador está longe do computador.
É uma abreviação para agressividade, mas pode ser usado em diferentes contextos: em League of Legends, por exemplo, se refere ao ato de chamar a atenção de um monstro de propósito; e em jogos de cartas como Magic The Gathering e Hearthstone, é usado para indicar uma combinação agressiva de cartas.
É uma amostra do projeto que os desenvolvedores compartilham com os jogadores, para receber um retorno e poder melhorar pontos-chaves do jogo. Geralmente esta versão de testes está incompleta.
Quando se fala em alpha aberto significa que os testes serão feitos com todos os gamers que se inscreveram para isso, e quando se fala em alpha fechado, é porque o evento acontece apenas com jogadores pré-selecionados.
É uma amostra do projeto que os desenvolvedores compartilham com os jogadores, para receber um retorno e poder melhorar pontos-chaves do jogo. Geralmente esta versão de testes está mais próxima do lançamento.
Quando se fala em beta aberto significa que os testes serão feitos com todos os gamers que se inscreveram para isso, e quando se fala em beta fechado é porque o evento acontece apenas com jogadores pré-selecionados.
São opções que o jogador pode escolher em uma conversa entre personagens. Geralmente a opção selecionada tem uma consequência.
A diálogo escolhido em Mass Effect poderia colocar o protagonista no caminho do bem ou do mal
Reprodução/EA
É basicamente o seu personagem, criado e personalizado para representá-lo no jogo.
Também chamado de passe de batalha, é um tipo de pacote de conteúdo adicional que o jogador pode adquirir, como itens, cosméticos e modos de jogo.
É um gênero em que múltiplos gamers competem entre si até sobrar apenas um. Um dos jogos mais famosos nesse estilo é Fortnite.
Um gênero em que o jogador precisa derrotar todos os inimigos que aparecem na tela para conseguir progredir. Um dos jogos mais famosos nesse estilo é Streets of Rage.
Uma rodada, vida, pontuação, ou estágio extra cedido para o jogador.
O chefe do estágio ou do jogo.
Um robô configurado para realizar uma tarefa de forma automática. Podem ser ainda inimigos controlados pelo computador.
Um defeito ou erro no código que provoca mau funcionamento muitas vezes.
É o contrário de nerf: quando o personagem ou equipamento sofre um buff, quer dizer que ele foi fortalecido.
É usado para se referir à versão de um jogo. Exemplo: “os testes foram feitos em uma build preliminar do jogo”.
Também pode se referir a um arquétipo, ou classe. Exemplo: “o jogador optou pela build de guerreiro para seu personagem”.
É um subgênero do shoot ‘em up, os “jogos de navinha”. Os bullet hell são propositalmente exagerados e colocam o jogador para testar seus limites desviando de inúmeros projéteis que cobrem praticamente a tela inteira.
Cenas como essa de Mushihimesama são comuns em games do subgênero bullet hell
Reprodução/Cave/AMI
É um dos principais modos de jogo. A campanha se refere geralmente à história principal de um game.
É um tipo de jogador que fica escondido, esperando os oponentes para abatê-los de forma desprevenida.
É um tipo de jogador, geralmente não se preocupa com os jogos mais recentes e nem joga todos os dias.
Significa trapaça.
É quando o jogo salva o progresso automaticamente, poupando o jogador de refazer longos ou difíceis segmentos.
Um gênero de música eletrônica sintetizada que simula sons produzidos por computadores antigos. Abaixo, um exemplo de chiptune da trilha sonora de Scott Pilgrim vs The World: The Game.
É um arquétipo de personagem: guerreiro, mago, ladino, dentre outros.
É um modo de jogo e abreviação para cooperativo, o que significa que duas ou mais pessoas podem jogar ajudando uns aos outros.
Uma sequência de ataques.
Outra forma de chamar um videogame.
É a sigla para unidade central de processamento ou simplificando, o processador.
É a sigla de capture the flag, ou capture a bandeira. É um modo de jogo competitivo em que é preciso capturar a bandeira do time adversário para pontuar.
É uma condição de atributo semelhante ao nerf, mas reduz especificamente a defesa do alvo.
Diminutivo de demonstração, uma versão de testes disponibilizada oficialmente para os jogadores, que geralmente comporta apenas um segmento específico do game.
São os programadores. Um desenvolvedor/a é quem escreve e codifica o software, otimizando o jogo. Podem ser referidos também como dev.
Classificado entre fácil, normal e difícil, muitos jogos oferecem essas e outras opções para o jogador testar suas habilidades ou apenas curtir a história.
São os botões direcionais em formato de cruz do controle (também chamado de D-Pad em inglês).
O drift é usado para se referir a um problema nos componentes de um controle de videogame. Quando isso acontece, o botão analógico parece continuar em uso mesmo estando completamente parado.
Sigla para Digital Right Management (ou gerenciamento de direitos digitais), uma tecnologia utilizada em conteúdos digitais que controla a criação de cópias não autorizadas.
É o termo em inglês para masmorra, um local que o jogador pode explorar em mundos de fantasia e RPG.
É um subgênero de jogo focado na exploração de masmorras e labirintos com objetivos a serem cumpridos. Um dos jogos mais famosos nesse estilo é Hades.
O premiado Hades possui elementos de dungeon crawler
Reprodução/Supergiant Games
É o sistema de rankings de League of Legends e demais jogos competitivos da Riot Games.
É um software que permite reproduzir consoles em sistemas com códigos abertos, como PCs, Android e portáteis desbloqueados. Exemplo: um notebook potente pode executar um emulador de PS2, permitindo que o gamer jogue os títulos desse console.
São batalhas esporádicas opcionais. É um recurso muito comum de batalha em jogos do gênero JRPG.
É o motor gráfico do jogo, um pacote de recursos gráficos usado pelos desenvolvedores na criação do visual do game.
Também conhecido como eSport ou e-Sport, se refere a um esporte eletrônico, isto é, jogos competitivos —como Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, Street Fighter V, dentre outros.
League of Legends também é considerado eSports, já que existem campeonatos pelo mundo todo
Reprodução/Riot Games
Um conteúdo adicional de grande porte, que geralmente continua a história do game
Um jogo feito por fãs, geralmente sem o consentimento dos criadores.
É um sistema de viagem rápida que muitos jogos, sobretudo de RPG, oferecem para que os gamers cortem caminho.
Sigla para fighting game community, ou comunidade de jogos de luta. Se refere aos entusiastas e jogadores profissionais do gênero.
Títulos first-party são exclusivos, pois são desenvolvidos pela divisão principal da empresa detentora da plataforma. Exemplo: os jogos do Super Mario são produzidos pela Nintendo, enquanto os títulos de God of War são feitos pela Sony, e os game da franquia Halo são da Microsoft.
Existem casos em que os direitos de propriedade intelectual são cedidos para que o jogo seja desenvolvido em parceria com um estúdio terceirizado.
Pode se referir a dois assuntos distintos. O primeiro caso seria o gênero first person shooter, ou jogos de tiro com câmera em primeira pessoa. No segundo, seria frames per second, ou taxa de quadros por segundo, uma unidade de medida da cadência gráfica.
Quanto menor o fps, mais lento é o processamento da imagem, deixando o jogo lento.
Resumidamente, é a criação, planejamento e execução das regras e dinâmicas de um jogo.
Fim de jogo. Significa que não há mais chances e você precisa recomeçar do início.
Muitos se referem a gameplay como jogabilidade em português. O termo engloba todas as experiências e interações que o jogador tem enquanto joga.
Ato de atacar um ou mais adversários de surpresa. Também é usado em transmissões de grandes canais, quando uma comunidade é enviada para saudar um streamer em seu próprio canal.
Sigla para a felicitação good game, ou bom jogo. A variação GGWP significa goog game, well played (bom jogo, jogou bem).
É uma mecânica, trapaça ou código que deixa o personagem invencível.
É o estágio em que o desenvolvimento foi concluído e o jogo já está sendo gravado em mídias físicas para ser distribuído nas lojas.
Um gênero de jogo focado no combate corpo-a-corpo, com direito a combinações de armas e sequência de ataques em múltiplos inimigos na tela. Um dos jogos mais conhecidos nesse estilo é Devil May Cry.
O hack 'n slash reina em títulos de ação frenética como Devil May Cry 5
Reprodução/Capcom
Resumidamente é uma área invisível ao redor do personagem programada para receber dano. Exemplo: o ataque especial desferido pelo jogador não conseguiu acertar o hitbox do oponente.
Abreviação para independente, ou jogo desenvolvido por um estúdio independente.
É o controle do videogame.
Sigla para a métrica Kill/Death/Assistance. Essas estatísticas são mostradas para os jogadores após a partida com o objetivo de medir o desempenho do jogador.
Atraso ou lentidão. Exemplo: “O jogo infelizmente sofre de lags durante as partidas online”.
Se refere especificamente ao planejamento, desenvolvimento e execução dos cenários, campanhas e missões.
É o trabalho de legendagem e dublagem de um game no idioma local.
Os espólios que o jogador coleta após uma partida ou depois de vencer um chefe.
O sistema de organização e buscas por partidas online para jogos multijogador.
É um recurso de interação que faz parte da jogabilidade. Exemplo: “O game apresenta uma mecânica de saltar entre o passado e o futuro, alterando a realidade e os poderes do personagem”.
Um subgênero de jogos de plataforma, focado na exploração de um grande mundo interconectado. Geralmente o jogador precisa coletar equipamentos e habilidades e depois retornar a locais anteriormente visitados para abrir novas áreas. O nome é uma junção dos dois jogos que foram precursores desse estilo: Metroid e Castlevania.
Ori and the Will of the Wisps é um dos melhores metroidvania dos últimos anos
Reprodução/Moon Studios
Um recurso de monetização dentro do jogo. São compras que o jogador pode fazer, que vão desde cosméticos (itens de personalização do personagem) até a possibilidade de progredir no game.
Um chefe encontrado no meio da fase. Um pouco menos poderoso que o chefe do final do estágio.
No inglês, os termos são main quest e sidequest, respectivamente. As missões principais se referem à história do game, enquanto as paralelas são opcionais e não interferem muito.
Sigla para o gênero multijogador massivo online (que pode ou não ser um RPG). É um game que geralmente comporta grandes quantidades de jogadores simultaneamente, conectados através da internet. Um dos títulos mais populares nesse estilo atualmente é Final Fantasy XIV: A Realm Reborn.
Abreviação para modification, uma alteração geralmente criada por fãs. Um dos mods mais famosos é o Bomba Patch, série de modificações criada para o game de futebol Pro Evolution Soccer que existe desde 2007.
São games lançados para diferentes plataformas (Mobile, Xbox, PlayStation, Nintendo e PC).
Significa que você pode explorar livremente o mundo criado para o jogo. Ainda existem limitações, mas as possibilidades de interações são maiores.
Um gênero de jogo bastante comum no Japão, onde o jogador controla um personagem e batalha contra hordas de inimigos de uma vez. Os combates são focados no corpo-a-corpo, com jogabilidade semelhante ao hack ‘n slash, mas muitas vezes é necessário derrotar todos os oponentes das áreas para tomar o mapa.
O spin-off Persona 5 Strikers pertence ao subgênero musou
Reprodução/Atlus
É o contrário de buff: quando o personagem ou equipamento sofre um nerf, quer dizer que ele foi enfraquecido.
Sigla para new game plus. É um novo jogo, mas você continua usando o mesmo arquivo de save, e geralmente mantém alguns itens e recursos da vez anterior.
É uma medida usada para classificar o quanto você evoluiu após várias experiências. Quanto mais alto o nível do personagem, mais forte ele se torna.
Sigla para non-playable character, ou personagem não jogável. É possível interagir, conversar e às vezes até lutar contra NPCs.
Sigla para overpower, um personagem muito forte (apelão).
Sigla para original soundtrack, ou trilha sonora original.
O parry é uma mecânica de aparar golpes. Geralmente é ativada quando o jogador aperta o comando de defesa no exato momento em que é atacado. Isso causa atordoamento no oponente por um breve período de tempo.
Um pacote de atualizações disponibilizado pelo estúdio que desenvolveu o jogo. Geralmente serve ao propósito de corrigir erros, adicionar recursos e aprimorar a experiência de modo geral.
Parar momentaneamente o jogo. Pode ser feito ao entrar em um menu de configurações, acessando o mapa, dentre outras formas.
Um tipo de jogo em que o jogador precisa adquirir recursos (geralmente as moedas do jogo) para continuar jogando ou passar para a próxima fase. É um modelo de microtransação bastante comum em títulos mobile.
Morte permanente. Significa que o personagem não retorna após morrer, e o jogador deve continuar com outro personagem ou começar a jogar de novo desde o início.
É o nome dado ao tempo de resposta do servidor para seu provedor. Quanto maior o ping, mais tempo demora para você receber informações ou ainda interagir em um jogo online.
Estilo de arte baseada em pixels, que traz um visual retrô para os games. É muito usado em jogos indies.
Os gráficos de Celeste são em pixel art
Reprodução/Extremely OK Games
Termo usado para quando o jogo ganha uma versão para outra plataforma.
Videogames portáteis, que não necessitam de uma TV ou cabos de energia para serem jogados. Exemplos: Nintendo DS e PlayStation Vita.
É a empresa que distribui e faz o marketing do jogo.
Sigla para player vs environment, ou jogador contra a máquina. É um modo de jogo em que você combate os personagens controlados pela inteligência artificial do game.
Sigla para player vs player, ou jogador contra jogador. É um modo de jogo em que você combate outros jogadores, em games cujo gênero não necessariamente é de luta. Exemplo: Halo Infinite oferece um modo PvP.
Sigla para quick time event, um evento rápido em que o jogador precisa pressionar um botão específico dentro da janela de tempo mostrada na tela.
Shenmue foi o game que popularizou o QTE
Reprodução/Sega
É um tipo de missão especial oferecida por MMOs e RPGs online. Geralmente, os jogadores recebem recompensas exclusivas ao terminar a raid.
É um subgênero de RPG e sua principal característica é a geração de labirintos aleatórios. Muitos roguelikes possuem morte permanente, obrigando o jogador a recomeçar desde o início —mas mantendo alguns recursos.
O roguelite é semelhante, mas não possui algumas das principais características do roguelike. Em alguns casos, pode não oferecer combate, sendo focado na exploração, por exemplo.
É o software onde ficam armazenados os dados dos jogos que podem ser emulados.
Sigla para role-playing game, é um gênero de jogo baseado em interpretação. Existem variações, como o action RPG (que possui uma jogabilidade mais focado na ação, sem batalhas por turnos), JRPG (que são produzidos por estúdios japoneses), e WRPG (desenvolvidos por empresas ocidentais). Todos são ambientados em mundos de fantasia e ficção e possuem histórias profundas e um elenco de personagens complexos.
Sigla para real-time strategy, ou estratégia em tempo real. É um subgênero de jogos de estratégia, sem progresso por turnos, onde você deve gerenciar recursos para criar bases e unidades e, assim, conseguir derrotar o oponente.
Jogos sandbox geralmente oferecem mundo aberto e um leque de possibilidades de interação. O jogador é livre para explorar e traçar seu próprio caminho, já que não existe um objetivo pré-determinado. Alguns dos jogos mais populares nesse estilo são Grand Theft Auto e Red Dead Redemption.
Um ou mais arquivos onde estão armazenados todo o seu progresso no jogo.
Termo que significa passe de temporada, uma espécie de assinatura que você paga apenas uma vez e recebe todo o conteúdo adicional pós-lançamento, programado para um determinado período.
Um gênero de game, mais conhecido como jogo de naves. Também pode ser abreviado como shmup. Alguns dos jogos mais famosos nesse estilo são Space Invaders, Aero Fighters e Gradius, e muitos outros.
Gradius III é um clássico do gênero shmup
Reprodução/Konami
Um subgênero em que a tela se movimenta apenas adiante, rolando sempre para a lateral. Em games assim, o jogador geralmente consegue movimentar seu personagem somente para a esquerda ou à direita, podendo saltar e descer de plataformas também. Um dos jogos mais famosos nesse estilo é Super Mario Bros 3.
Também conhecido como traje ou visual, a skin é a roupa que o personagem usa. Em games como Fortnite, Free Fire, Overwatch e muitos outros, são oferecidos múltiplos trajes para incentivar os jogadores a colecionar todos. Para isso, é necessário participar de eventos ou ainda, comprar caixas de loot para ter mais chances de ganhar o visual desejado.
É o ato de esmagar os botões do controle sem seguir uma ordem definida. É um termo usado geralmente por jogadores de games de luta.
Termo criado pelos jogadores para se referir a games que lembram Dark Souls, seja por conta da dificuldade ou da ambientação.
Uma modalidade em que os jogadores estudam bugs e formas de quebrar o game para finalizá-lo o mais rápido possível. Existem rankings globais de speedruns em jogos e até mesmo maratonas beneficentes, que colocam diversos runners (ou corredores) para exibir suas habilidades enquanto os telespectadores fazem doações.
Pode se referir a dois assuntos distintos. O primeiro caso é a jogabilidade estilo tank, em que o personagem principal se movimenta parecendo um tanque de guerra: os direcionais direita e esquerda giram o boneco, enquanto que cima e baixo fazem ele andar adiante ou recuar, respectivamente. Um dos jogos mais populares desse tipo é Resident Evil.
O segundo caso pode ser a classe tank, um tipo de personagem encontrado em jogos competitivos que possui mais resistência e, portanto, fica na linha de frente porque consegue aguentar/segurar mais dano. Nesse contexto, é também usado como verbo. Exemplo: “o jogador não tankou a piada durante a partida e começou a rir descontroladamente”.
Os Resident Evil clássicos possuíam jogabilidade tank
Reprodução/Capcom
Diferente do first-party, os jogos third-party são desenvolvidos inteiramente por empresas terceiras e geralmente são lançados para multi-plataformas.
As vidas são alusões à quantidade de chances que o jogador tem antes de recomeçar tudo do início. Os jogos mais antigos ofereciam o recurso de vida infinita, que podia ser ativado por meio de trapaça ou códigos.
É uma mecânica de movimentação e exploração, em que o personagem pode literalmente saltar entre paredes ou ainda correr sobre um muro por um breve período de tempo.
Sigla para experiência, uma espécie de pontuação que o jogador ganha após partidas ou batalhas.
Jessica Pinheiro
Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.
Ver mais conteúdos de Jessica PinheiroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?