Divulgação/EA Sports
A nova edição do jogo traz alterações em modos como Ultimate Team e Pro Clubs; sistema de química dos jogadores foi melhorado
O momento mais especial do ano para os fãs de games de futebol finalmente chegou! A versão mais recente do carro-chefe da EA Sports, Fifa 23, aterrissa nas principais plataformas nesta sexta-feira (30). Diferentemente dos últimos anos, a nova edição promoveu mudanças bruscas, especialmente no Ultimate Team. E, mesmo assim, a essência da franquia foi mantida.
Nos últimos anos, a EA Sports sofreu muitas críticas pela falta de inovação a cada atualização na franquia. Agora, a gigante da indústria de games decidiu acabar com as reclamações e preparou diferentes mudanças para o Fifa 23.
No Ultimate Team, os gamers mais assíduos passam horas montando o time ideal para jogar online e até competir na Weekend League. Então, o estúdio de jogos tentou ajudá-los com uma alteração complicada, mas bem interessante.
A principal mudança implementada pela EA no Ultimate Team, com certeza, é o novo sistema de química dos jogadores. Agora, não existe mais o entrosamento por links, como era na franquia desde o Fifa 13. O novo recurso é o sistema de diamante, como a própria empresa chamou.
O novo recurso faz com que você não precise colocar jogadores do mesmo time, liga ou país um do lado do outro para linkar. No Fifa 23, só por estarem no elenco eles já conseguem entrosamento, aumentando a diversidade dos times. Mas, então, como funciona o sistema de química nova?
Agora, a química não vai de zero a 100, mas sim até 33 diamantes. Cada jogador possui até três diamantes. Com zero diamante, o jogador jogará com os status básicos da carta. Agora não existe mais a perda de atributos por jogador fora de posição. Com um diamante, ele sofrerá uma mudança pequena nos atributos; dois diamantes, uma alteração significativa; e três diamantes, uma ótima transformação, o que coloca ainda mais importância na química.
Como posso conquistar os diamantes? Para um jogador adquirir diamantes, ele precisará dos seguintes requisitos: ao menos três jogadores de cada liga, dois jogadores do mesmo país e dois jogadores do mesmo time. Sendo assim, cada exigência completada dá um diamante ao jogador. Como o sistema ainda é novo, existem outras possibilidades dessa combinação, mas esta composição deve ser a mais usada pelos gamers.
Futebol feminino no Fifa 23
Divulgação/EA Sports
Em outro modo de jogo, o Fifa 23 trouxe um de seus maiores acertos nos últimos anos. No Pro Clubs, o gamer cria seu próprio avatar para compor um time fictício. O jogador pode reunir os amigos online para jogar contra inúmeros adversários. O VOLTA oferece o mesmo conceito, mas com o futebol de rua. Agora, os dois recursos estão conectados.
O gamer pode usar o mesmo avatar do Pro Clubs no VOLTA. Sendo assim, o usuário evolui seu personagem ainda mais rapidamente. Você não precisa dividir sua atenção em múltiplos progressos e também economiza tempo com apenas uma caracterização de jogador.
A alteração no progresso dos jogadores também deve jogar mais holofotes no VOLTA. Depois de ser negligenciado pelo estúdio, o modo parecido com Fifa Street deve ser usado pelos gamers para adquirir novas habilidades e acelerar a caminhada até o topo do Pro Clubs.
Mesmo com as mudanças bruscas nestes aspectos, a EA manteve a essência do game de futebol. O Fifa 23 não parece um jogo distópico, totalmente fora do escopo da franquia. As alterações aconteceram em prol da jogabilidade e a nova edição deve agradar até quem critica o estúdio pela falta de criatividade.
As transformações podem pegar o público de surpresa, especialmente o tema da química no Ultimate Team. Quem está acostumado desde o Fifa 13, talvez demore um pouco para entender como montar um time. Mas a mudança no sistema abre as portas para times diferentes, com maior variedade.
O Fifa 23 já está disponível entre R$ 298,90 e R$ 498,90 para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC, Stadia, PS4 e Xbox One. Assista abaixo ao trailer do game:
Trailer de Fifa 23
Ted Lasso no novo game de futebol da EA Sports
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?