GAMES

Imagem de GTA V

Divulgação/Rockstar Games

Lançamento

GTA V chega ao PlayStation 5 e ao Xbox Series: Veja o que mudou

Um dos jogos mais populares recebe atualização para a sua terceira geração de consoles com melhorias gráficas e incentivos para novos jogadores em GTA Online

Bruno Silva

Bruno Silva

Nesta segunda-feira (14), Grand Theft Auto V (GTA V) chega ao PS5 e ao Xbox Series,. Ou seja, o título da Rockstar Games está oficialmente na sua terceira geração de consoles. O segundo jogo mais vendido de todos os tempos, com mais de 160 milhões de cópias vendidas desde 2013, dá mais uma prova de sua longevidade ao receber versões remasterizadas para PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S.

Mas o que muda exatamente nessas novas versões? A Tangerina separou algumas das melhorias técnicas proporcionadas pela Rockstar Games em GTA V, o que inclui também o modo multijogador GTA Online. Confira:

Gráficos, taxa de quadros e resolução

Mesmo nove após depois de ser lançado, GTA V não faz feio quando o assunto é realismo. A parte gráfica do jogo recebeu várias melhorias com a nova versão, especialmente por aproveitar o hardware mais poderoso dos novos PlayStation e Xbox.

Assim como outros jogos da atualidade, GTA V oferece no PS5 e no Xbox Series várias opções de modos que equilibram a resolução do jogo e a taxa de quadros por segundo, que mexe na fluidez dos movimentos em tela.

O modo Fidelidade mantém o jogo travado em 30 quadros por segundo, com resolução 4K no PS5 e no Xbox Series X. No Xbox Series S, a resolução é de 4K com upscaling, uma simulação de resolução mais alta do que a original.

Protagonistas de GTA V

Diferenças de gráfico entre versões de GTA V

Veja o jogo rodando no PC, no PlayStation 4 e no PlayStation 5

Já o modo Performance aumenta a taxa de quadros para 60 por segundo. A resolução se mantém em 4K no PS5 e no Xbox Series X, enquanto no Xbox Series S a qualidade da imagem cai para 1080p.

No PS5 e no Xbox Series X, há um terceiro modo, chamado Performance RT, que adiciona o ray tracing, uma tecnologia que cria melhores efeitos de luz e sombra.

Carregamento rápido

Uma das maiores diferenças das novas versões de GTA V para as antigas está nas telas de carregamento. Assim como outros jogos da Rockstar, GTA exige alguns minutos de espera para carregar seu mundo até que você possa entrar na ação. 

Como os consoles de nova geração utilizam um disco de estado sólido (SSD), esse tempo caiu drasticamente. No teste abaixo, você a diferença do PS4, onde o jogo leva 1m30s para carregar, e o PS5, no qual o mesmo carregamento leva apenas 27 segundos:

Imagem de GTA Online

Diferenças no carregamento de GTA V no PS4 e PS5

Console de nova geração corta em um terço o tempo para iniciar o jogo

O carregamento mais rápido é fundamental para uma das características-chave de GTA V: a troca entre personagens. O jogo conta com três protagonistas, e você pode jogar com qualquer um deles a qualquer momento. 

No entanto, os demais personagens seguem suas vidas enquanto você não está olhando, o que sempre traz surpresas no momento em que você volta a acompanhá-los. Claro, cada troca entre personagens requer que o jogo perca um tempo carregando dados, o que também é reduzido significativamente com os novos consoles.

Mundo mais povoado

As melhorias de GTA V no PS5 e no Xbox Series não ficarão restritas a atualizações técnicas. De acordo com a Rockstar Games, também veremos uma Los Santos mais povoada, graças ao poder do hardware de PS5 e Xbox Series, e mais variedade de carros.

Além disso, o mapa do jogo também deve contar com uma vegetação mais densa. Já efeitos como explosões e fogo também foram retrabalhados.

Conteúdo exclusivo em GTA Online

Imagem de GTA Online

GTA Online é o modo multiplayer de Grand Theft Auto V

Divulgação/Rockstar Games

Desde o lançamento de GTA V, o modo multiplayer GTA Online evoluiu até se tornar o carro-chefe da experiência, com o lançamento de novos eventos, missões e itens como carros e armas nos últimos nove anos.

Assim como aconteceu na última atualização de geração de GTA V, a Rockstar vai produzir conteúdo exclusivo para incentivar os jogadores a migrar para os novos consoles.

Para quem está começando agora, o jogo apresentará um modo no qual você poderá criar um novo personagem com uma carreira exclusiva dessa nova versão, que inclui vantagens como um fundo inicial de GTA$ 4 milhões para adquirir itens dentro do jogo.

Além disso, há também cinco carros exclusivos, um novo evento chamado Hao’s Special Works, que inclui melhorias de veículos de alta qualidade e desafios de corrida.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Bruno Silva

Bruno Silva

Editor de games e animes na Tangerina, Bruno Silva é brasiliense e fã de basquete. Jornalista, apresentador e streamer, foi co-criador do The Enemy e já publicou no Omelete, Nerdbunker, Metrópoles e Correio Braziliense.

Ver mais conteúdos de Bruno Silva

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal