GAMES

Imagem de Super Mario

Divulgação/Nintendo

Lista

Feliz Dia do Mario! Dez melhores jogos do herói para jogar agora

Para aproveitar as celebrações de 10 de março, listamos os dez melhores títulos do encanador bigodudo para jogar no Nintendo Switch

Bruno Silva

Bruno Silva

Feliz Dia do Mario! Alguns dos melhores jogos da história são protagonizados pelo encanador bigodudo. Por isso, o dia 10 de março é utilizado pela Nintendo desde 2016 para celebrar o personagem, já que, na padronização americana do calendário, a data é lida como Mar. 10, ou seja, Mario.

Para aproveitar a ocasião, a Tangerina separou dez dos melhores jogos do Mario para você jogar agora. Utilizamos como critério a disponibilidade. Todos estes títulos estão disponíveis para o Nintendo Switch. São jogos produzidos especificamente para a plataforma e títulos antigos, disponíveis em coletâneas ou no serviço Nintendo Switch Online.

Gostou? Aproveite também para conferir nossa lista de recomendações dos melhores jogos do Nintendo Switch. Claro, tem muitos títulos do Mario por lá também!

10 – Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Cena de Super Mario World 2: Yoshi's Island

Super Mario World 2 traz o dinossauro Yoshi como protagonista

Divulgação/Nintendo

Super Mario World 2 pode não ser tão famoso quanto seu antecessor, mas é igualmente maravilhoso. Só que de uma forma diferente. No segundo game, o simpático mascote Yoshi é o verdadeiro herói da história. Ao lado de seus amigos, a criatura precisa proteger um bebê Mario entre as várias fases do jogo. O grande destaque é o visual, no qual os cenários e personagens parecem desenhados à mão.

Onde jogar: Disponível na coletânea Super Nintendo – Nintendo Switch Online (exige assinatura).

9 – Mario + Rabbids: Kingdom Battle

Imagem de Mario + Rabbids: Kingdom Battle

Mario + Rabbids: Kingdom Battle traz estilo de jogo diferente para o encanador

Divulgação/Ubisoft/Nintendo

Produzido pela Ubisoft, Mario + Rabbids: Kingdom Battle leva o herói a um gênero inédito: o do RPG tático, no qual os personagens são dispostos em um tabuleiro e se movimentam por turnos. Além disso, Mario e seus amigos também fazem uma nova parceria com os Rabbids, mascotes da produtora francesa. Juntos, eles precisam solucionar o mistério da fusão de seus universos. Uma ótima pedida para quem quer um jogo do Mario que fuja do óbvio. E a cereja no bolo: o jogo tem legendas e menus em português do Brasil.

Onde jogar: Nintendo Switch

Compre: Amazon

8 – Super Mario 3D World + Bowser’s Fury

Cena de Super Mario 3D World + Bowser's Fury

Super Mario 3D World traz uma ameaça gigante na expansão Bowser's Fury

Divulgação/Nintendo

Super Mario 3D World + Bowser’s Fury tem duas experiências bem diferentes e igualmente ótimas. No primeiro jogo, que foi lançado primeiro para o Wii U em 2013, temos uma excelente releitura do estilo clássico de jogos do Mario em um ambiente tridimensional. Já o segmento novo Bowser’s Fury é uma versão em mundo aberto dos jogos do encanador em 3D. Já era um ótimo título que ficou esquecido pelo fracasso do Wii U. Com o relançamento e o conteúdo extra, tornou-se um dos melhores jogos do Switch.

Onde jogar: Nintendo Switch

Compre: Amazon

7 – Super Mario Maker 2

Menu de Super Mario Maker 2

Em Super Mario Maker 2, você pode criar suas próprias fases de Mario

Divulgação/Nintendo

De todos os jogos do Mario nessa lista, nenhum vai oferecer tanto conteúdo quanto Super Mario Maker 2. Isso porque o conteúdo dele é praticamente interminável. Super Mario Maker 2 permite que você crie suas próprias fases e jogue níveis criados por outras pessoas. Para quem prefere uma aventura mais tradicional, há também um modo história nos moldes de outros jogos.

Onde jogar: Nintendo Switch

Compre: Amazon

6 – Mario Kart 8 Deluxe

Cena de Mario Kart 8

Mario Kart 8 é a versão definitiva dos jogos de corrida do encanador

Divulgação/Nintendo

Mario Kart é provavelmente a série derivada do encanador mais famosa entre os fãs. Entre estes jogos, nenhum é mais divertido, bonito, completo e abrangente do que Mario Kart 8 Deluxe. O jogo traz personagens de todo o universo de Mario e até mesmo alguns convidados de outros títulos da Nintendo, como o herói Link, de The Legend of Zelda. Tudo isso em percursos que desafiam a gravidade e hipnotizam de tão bonitos. E o melhor de tudo: a Nintendo vai fazer novas fases para o jogo até o fim de 2023.

Onde jogar: Nintendo Switch

Compre: Amazon

5 – Super Mario Bros. 3

Cena de abertura de Super Mario Bros. 3

Super Mario Bros. 3 é uma das aventuras mais marcantes do herói

Divulgação/Nintendo

Lançado originalmente em 1988, Super Mario Bros. 3 foi a primeira grande expansão dos jogos do encanador. Foi o primeiro jogo a introduzir um mapa-múndi com bifurcações e segredos escondidos, além de apresentar uma série de poderes novos ao personagem, que lhe permitem voar ou nadar com mais desenvoltura. Sua influência nos demais jogos da série é perceptível até hoje, e sua qualidade é atemporal.

Onde jogar: Disponível na coletânea NES – Nintendo Switch Online (exige assinatura).

4 – Super Mario Odyssey

Cena de Super Mario Odyssey

Em Super Mario Odyssey, Mario viaja por reinos inspirados em várias culturas

Divulgação/Nintendo

O primeiro jogo inédito de Mario para o Nintendo Switch é também um dos melhores da plataforma até hoje. Seu passeio por reinos com temas mais variados —baseados em doces, desertos, reinos submersos e até mesmo Nova York— é um deleite visual. Mas, além de ser um jogo bonito, Super Mario Odyssey também é muito criativo nos controles. Permitir que o encanador tome o controle de vários objetos do cenário por meio do boné mágico Cappy é um incentivo para a imaginação.

Onde jogar: Nintendo Switch

Compre: Amazon

3 – Super Mario 64

Cena de Super Mario 64

Super Mario 64 revolucionou os jogos 3D

Divulgação/Nintendo

No meio dos anos 1990, vários jogos pensados em um ambiente bidimensional passaram pelo desafio de se transportar para cenários 3D. Mas poucos fizeram essa transição com tanta competência e qualidade quanto Super Mario 64. O jogo lançado originalmente para o Nintendo 64 mudou tudo para o encanador, ao colocá-lo em um cenário aberto que convida a exploração em busca de segredos. Hoje, o visual já não é mais tão revolucionário quanto há 30 anos, mas suas ideias permanecem fresquinhas.

Onde jogar: Disponível na coletânea Nintendo 64 – Nintendo Switch Online (exige assinatura).

2 – Super Mario World

Cena de abertura de Super Mario World

Super Mario World é o primeiro jogo do herói no Super Nintendo

Divulgação/Nintendo

Super Mario World é um dos jogos mais famosos da história do personagem de forma merecida. Quando saiu em 1990, como jogo de lançamento do Super Nintendo, ele mudou tudo ao pegar os conceitos que deram certo em Super Mario Bros. 3, como o mapa-múndi e os vários caminhos secretos, e elevou a um novo patamar com ainda mais poderes, inimigos e a apresentação do dinossauro Yoshi. Seus cenários super coloridos também se transformaram em um padrão da série, influenciando tudo o que veio depois.

Onde jogar: Disponível na coletânea Super Nintendo – Nintendo Switch Online (exige assinatura).

1 – Super Mario Galaxy

Imagem de Super Mario Galaxy

Super Mario Galaxy leva o herói ao espaço e esbanja criatividade

Divulgação/Nintendo

Super Mario Galaxy levou o encanador para explorar o universo e, no processo, quebrou todas as regras dos jogos anteriores. Suas fases desafiam a gravidade, a perspectiva do jogador e dão um banho de criatividade, juntando tudo o que havia dado certo nos jogos 3D do herói em uma aventura incrível pelo espaço.

Galaxy é o melhor jogo do Mario, mas jogá-lo no Switch pode ser um pouco complicado. Ele foi lançado em uma coletânea chamada Super Mario 3D All-Stars, que a Nintendo deixou em suas lojas digitais por tempo limitado. Agora, só em mídia física.

Onde jogar: Nintendo Switch
Compre: Amazon

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Bruno Silva

Bruno Silva

Editor de games e animes na Tangerina, Bruno Silva é brasiliense e fã de basquete. Jornalista, apresentador e streamer, foi co-criador do The Enemy e já publicou no Omelete, Nerdbunker, Metrópoles e Correio Braziliense.

Ver mais conteúdos de Bruno Silva

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal