GAMES

Cena de Sonic 2: O Filme (2022)

Reprodução/Paramount Pictures/Sega

Curiosidades

Esmeralda, fases memoráveis e mais: As referências de Sonic 2: O Filme

Esmeralda Mestre, IceCap Zone, avião Tornado, poderes de Tails e Knuckles, visual de Eggman… Sonic 2: O Filme está repleto de curiosidades e homenagens, e aqui, listamos todas!

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Com estreia marcada para esta quinta-feira (7), Sonic 2: O Filme serve bem aos adultos e crianças com mensagens bonitas, momentos de fofura, e nostalgia e charme na medida certa, e ainda está repleto de referências aos jogos estrelados pelo ouriço azul da Sega. Nos trailers divulgados pela Paramount Pictures antes do lançamento nos cinemas era possível ter uma noção das homenagens prestadas, mas acredite: elas são muitas.

Aviso: O texto contém spoilers de Sonic 2: O Filme. Cuidado para não azedar o seu dia!

Por isso, a Tangerina lista abaixo todas as referências encontradas ao longo do segundo filme do Sonic, juntamente com uma breve contextualização dos momentos em que esses easter eggs ocorrem. Dito isto, esteja ciente de que haverá spoilers de Sonic 2: O Filme. Continue por sua conta e risco!

Abertura de Sonic Adventure

Cena de Sonic Adventure (1999)

Sonic Adventure - Intro

Introdução do primeiro Sonic Adventure, lançado em 1999 para Dreamcast

No início de Sonic 2: O Filme, quando o ouriço titular está tentando bancar o herói da cidade de Green Hills e se autointitula Justiça Azul, o segmento serve também como paralelo à sequência de abertura de Sonic Adventure (1999), onde os bueiros do centro urbano explodem e a água que jorra serve para anunciar a chegada da criatura Chaos, principal vilã do game.

Carro de corrida do Sonic

Cena de Archie's Sonic

Assim como no filme, nos quadrinhos o Sonic costuma dormir em uma cama em formato de carro de corrida

Reprodução/Archie Comics

Esta é uma referência reaproveitada do primeiro filme, mas não deixa de trazer alegria para os fãs da franquia: a cama em que Sonic dorme na casa dos seus pais humanos, Tom (interpretado por James Marsden) e Maddie Wachowski (vivida por Tika Sumpter), é do mesmo formato que seu carro nos quadrinhos. Ao mesmo tempo, pode ser ainda uma alusão aos jogos da série Sonic & Sega All-Stars Racing (2010).

“Sanic”

Cena de Sonic: O Filme (2020)

O meme Sanic ganha vida em forma de retrato falado no primeiro filme

Reprodução/Paramount Pictures

Esta é outra referência reaproveitada, mas desta vez, é mostrada de uma maneira um pouco diferente da do primeiro filme. Sanic é basicamente um desenho do ouriço mal feito de propósito que surgiu na internet em 2010. Desde então se tornou um meme dentro e fora da comunidade de fãs de Sonic.

No primeiro Sonic: O Filme, o meme é referenciado quando um civil da cidade Green Hills faz um retrato falado do borrão azul (Sonic) que está causando confusão. O cidadão o chama de Demônio Azul na ocasião. Já no segundo longa-metragem, Sanic é referenciado através de um boneco que o próprio ouriço monta para enganar seus pais humanos e fingir que está em casa, quando na verdade, ele percorre a cidade tentando ser herói.

Fases dos jogos

Cena de Sonic & Knuckles (1994)

A Mushroom Hill Zone é a primeira fase de Sonic & Knuckles e no universo dos filmes, é para onde Eggman é enviado

Reprodução/Sega

Muitas fases dos games de Sonic são homenageadas no segundo filme. Além da cidade de Green Hills que recebe o nome da primeira fase do jogo original do ouriço —Green Hill Zone—, outros cenários também são referenciados, de diferentes maneiras.

A Mushroom Hill Zone, primeira fase de Sonic & Knuckles (1994) —ou a sétima, se estiver jogando a versão Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles—, é basicamente para onde o Dr. Ivo Robotnik, ou Eggman (interpretado por Jim Carrey), foi enviado no final do primeiro filme. Após conhecer Knuckles e fazer uma aliança com o equidna vermelho, ele consegue retornar para a Terra.

Cena de Sonic Mania (2017)

Na introdução da fase Mirage Saloon Zone de Sonic Mania, Tails transporta Sonic e Knuckles, assim como no filme

Reprodução/Sega

No meio do filme, há também uma sequência de snowboarding em que Sonic improvisa uma prancha a partir dos destroços dos robôs de Eggman, os badniks. O ouriço surfa pela neve montanha a baixo enquanto escapa das demais máquinas, e depois precisa lidar com Knuckles, que também o persegue. Esse segmento é uma referência a IceCap Zone, fase que aparece tanto em Sonic the Hedgehog 3 (1994) quanto no primeiro Sonic Adventure.

Há também uma ilha deserta cercada pelo mar que pode ser uma alusão a Angel Island Zone do terceiro jogo numerado do ouriço; e o segmento em que a raposa amarela Tails dirige um avião vermelho com Sonic e Knuckles de carona é uma homenagem às fases Sky Chase Zone de Sonic the Hedgehog 2 (1992) e Mirage Saloon Zone de Sonic Mania (2017).

Cena de Sonic the Hedgehog (1991)

Labyrinth Zone é a penúltima fase do primeiro jogo do Sonic

Reprodução/Sega

Por fim, as ruínas antigas que Eggman e Knuckles e posteriormente Sonic percorrem para encontrar a Esmeralda Mestre é uma clara referência à Labyrinth Zone, penúltima fase de Sonic the Hedgehog (1991). Como o título sugere, o local é um labirinto antigo, repleto de armadilhas, estátuas e mensagens de povos antigos, assim como o estágio do game. Além disso, o altar em que a Esmeralda Mestre se encontra lembra as Mystic Ruins, nível do primeiro Sonic Adventure.

Vale ainda citar que o caminhão de água que Knuckles atravessa quando persegue Sonic pela primeira vez no segundo filme contém uma placa escrita Splash Hills, referenciando a Splash Hill Zone, primeira fase do famigerado Sonic the Hedgehog 4 (2010).

Esmeralda Mestre

Cena de Sonic 2: O Filme (2022)

O poder da Esmeralda Mestre é extremamente cobiçada nos games e, nos filmes, não é muito diferente

Reprodução/Paramount Pictures

A Esmeralda Mestre é uma relíquia poderosa e antiga e, portanto, é imensamente cobiçada no mundo de Sonic. Ela é uma resposta às sete Esmeraldas do Caos, sendo capaz de controlar a imensa energia destes artefatos. Os guardiões originais da Esmeralda Mestre é o clã de Knuckles, sendo ele o último descendente da tribo.

No segundo filme, a Esmeralda Mestre é igualmente cobiçada pelo vilão Eggman, mas diferente dos games, em que ela é mantida na Angel Island na trilogia original —ou nas Mystic Ruins se estiver jogando a série Adventure—, a imensa relíquia verde está escondida no mundo dos humanos e nem mesmo Knuckles sabe onde ela está. A história de origem de Sonic acaba se misturando à história, já que Garra-Longa, a coruja que cuidou do ouriço na infância, é a responsável pela localização do artefato.

Sete Esmeraldas do Caos

Cena de Sonic Mania (2017)

As sete Esmeraldas do Caos reunidas em Sonic Mania

Reprodução/Sega

As misteriosas Esmeraldas do Caos estão conectadas à Esmeralda Mestre e desempenharam um grande papel em vários eventos no mundo de Sonic. Isso graças ao poder inimaginável que elas concedem ao usuário que conseguir reunir todas as sete. As lendas dizem que elas conseguem distorcer o tempo e espaço, alimentar máquinas e despertar super transformações.

No segundo filme, elas aparecem logo após a energia da Esmeralda Mestre se esgotar e desencadeiam um milagre, salvando a vida de Sonic e sua família que estão prestes a serem esmagados pelo robô gigante de Eggman. No processo, o ouriço acaba ativando sua forma de Super Sonic.

Super Sonic

Cena de Sonic Forces (2017)

Nos games, Sonic sempre precisa reunir as sete Esmeraldas do Caos para evitar que elas caiam nas mãos do vilão

Reprodução/Sega

Além de torná-lo em ouriço dourado por um período de tempo limitado, a forma super de Sonic o torna praticamente invencível, tanto nos jogos quanto em Sonic 2: O Filme. Isso porque as sete Esmeraldas do Caos lhe concedem capacidade para atingir uma velocidade ainda maior que a habitual (parecendo até que ele se teleporta no processo), além de uma barreira protetora que o impede de sofrer dano.

Poderes

Cena de Sonic CD (1993)

Um dos primeiros jogos em que Sonic utiliza a habilidade super peel out (imagem) é em Sonic CD (1993)

Reprodução/Sega

Além do Super Sonic, o protagonista e seus amigos utilizam vários de seus poderes dos jogos ao longo do segundo filme. Sonic, por exemplo, realiza os costumeiros spin attacks, habilidade em que ele assume a forma de bola e se impulsiona para cima dos inimigos, mas também utiliza o spin dash, carregando energia em forma de bola para correr ainda mais rápido. O ouriço também exibe o super peel out, técnica em que seus pés assumem o formato do símbolo de infinito (∞) e ele consegue andar sobre a água.

Tails também usa suas habilidades padrões de voar, planar e carregar Sonic com o propeller flying, e Knuckles pode escalar e utilizar sua força para desferir poderosos golpes com os punhos, como o hammer punch. Vale ainda apontar para quando Eggman consegue roubar a Esmeralda Mestre: o poder que ele alcança é tão grande que o vilão involuntariamente consegue utilizar uma técnica conhecida como Chaos Control, capaz de teleportar o usuário.

Cafeteria Mean Bean

Capa de Dr. Robotnik's Mean Bean Machine

Obscuro, o jogo derivado Dr. Robotnik's Mean Bean Machine coloca os jogadores para competir em partidas estilo Tetris

Reprodução/Sega

Em Sonic 2: O Filme existe uma cafeteria na cidade de Green Hills chamada Mean Bean Coffee Co. O nome do local é uma referência direta a um jogo um tanto obscuro da franquia, Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine (1993).

Eggman

Cena de Sonic 2: O Filme (2022)

Eggman retorna no segundo filme ainda mais maluco e com um visual mais fiel ao dos games

Reprodução/Paramount Pictures

O vilão Dr. Ivo Robotnik de Jim Carrey, agora oficialmente apelidado de Eggman por conta do formato de seus robôs que se assemelham a ovos, traz diversas homenagens à sua contraparte nos games, começando pelo visual, que agora está ainda mais fiel. 

Além disso, o Egg Mobile, veículo voador que ele utiliza nos jogos, por exemplo, vira seu principal meio de transporte no segundo filme também. Por fim, o logotipo de Eggman (que é basicamente seu rosto sorrindo maleficamente com o bigode em evidência) é visto no longa.

Ringtone de Green Hill Zone

Cena de Sonic the Hedgehog (1991)

Sonic the Hedgehog - Green Hill Zone

A música tema de Green Hill Zone pode ser escutada no filme

Durante o casamento da cunhada de Tom, o pai humano de Sonic, seu celular toca e o toque é a música da primeira fase do Sonic original, Green Hill Zone.

Avião Tornado

Cartaz de Sonic 2: O Filme (2022)

Tails transporta Sonic como "carona" em seu avião, o Tornado

Reprodução/Paramount Pictures

O avião vermelho montado e pilotado por Tails para viagens de longa duração nos games recebeu o nome de Tornado. O mesmo veículo aparece no segundo filme, apesar das circunstâncias serem diferentes: em Sonic 2: O Filme, a aeronave é utilizada para carregar uma faixa com felicitações a Rachel (interpretada por Natasha Rothwell), cunhada de Tom, e seu noivo. Depois do casamento ser interrompido, a esperta raposa amarela utiliza o meio de transporte para levar Sonic e Knuckles até onde está Eggman.

Bolhas de ar

Cena de Sonic the Hedgehog (1991)

Nas fases de água, o ouriço necessita de bolhas ar para continuar respirando enquanto está submerso

Reprodução/Sega

Nas fases de água dos jogos, Sonic e seus amigos não podem passar muito tempo debaixo d’água, caso contrário, morrem afogados —com direito a uma contagem regressiva, cuja música causa arrepios até os dias de hoje. Para sobreviverem por mais tempo submersos, os personagens utilizam bolhas de ar, ganhando um pouco mais de fôlego para continuar. 

No filme, o ouriço azul não apenas tem medo de nadar como também precisa utilizar uma dessas bolhas para conseguir resgatar Knuckles, que fica preso sob os escombros das ruínas da Esmeralda Mestre. 

Robôs

Cena de Sonic 2: O Filme (2022)

O Death Egg Robot, chefe final de Sonic 2 do Mega Drive, ganha uma versão própria no segundo filme

Reprodução/Paramount Pictures

Dois robôs clássicos dos jogos de Sonic aparecem em versões próprias em Sonic 2: O Filme. O primeiro é o badnik Buzzer Bomber, um robô que tem o formato de uma abelha e aparece nos primeiros jogos do ouriço, e o segundo é uma nova forma do Death Egg, um robô gigante construído por Eggman para destruir o protagonista e sua cidade. 

O robô gigante aparece originalmente no segundo game do Sonic, como o último chefe. A batalha acontece no espaço, em uma fortaleza construída pelo vilão.

Arte da caixa de Mega Drive

Arte das caixas do Mega Drive

Template do Box Art de Mega Drive pelo artista @xthedgehog no DeviantArt

Reprodução/@xthedgehog

Quando Eggman e seu ajudante, o agente Rocha (vivido por Lee Majdoub), estão dentro da nova versão do Death Egg, os vilões enfrentam algumas dificuldades controlando o robô gigante. Quando o Dr. Robotnik pergunta ao seu escudeiro se ele leu o manual, Rocha responde que sim, segurando um livro que tem a capa parecida com a arte da caixa onde eram armazenadas as fitas do Mega Drive.

Miles “Tails” Prower

Cena de Sonic 2: O Filme (2022)

A raposa amarela Miles Prower é chamada de Tails por conta da cauda dupla, que utiliza para voar e planar

Reprodução/Paramount Pictures

O nome verdadeiro de Tails é Miles Prower, e seu apelido vem das duas caudas. A origem do título é a mesma nos jogos e no filme, mas considerando que muitos conhecem a raposa apenas pelo codinome, é surpreendente que sua verdadeira identidade seja citada em Sonic 2: O Filme.

História de Knuckles

Cena de Sonic 2: O Filme (2022)

Knuckles é um guerreiro habilidoso e muito forte. No filme, ele se alia a Eggman para derrotar Sonic e vingar sua tribo, já que o ouriço foi criado pela inimiga mortal de sua espécie, a coruja Garra-Longa

Reprodução/Paramount Pictures

A história de Knuckles é ligeiramente diferente da apresentada nos games, pois Sonic 2: O Filme pegou inspiração nos quadrinhos do ouriço azul. Na série Sonic the Comic, as motivações e traumas do equidna vermelho são praticamente as mesmas do segundo longa-metragem, e nas HQs, a trama envolvendo sua tribo de guerreiros equidnas é melhor explorada.

G.U.N.

Cena de Sonic Adventure 2 (2001)

Em Sonic Adventure 2, Sonic é caçado pelas forças G.U.N., sendo inclusive perseguido por um caminhão deles

Reprodução/Sega

As forças G.U.N., sigla para Guardiões Unidos das Nações), apareceu pela primeira vez em Sonic Adventure 2 (2001), capturando Sonic logo no início do game. No universo dos filmes, eles são criados após o final do primeiro longa-metragem, após a destruição causada pelo Dr. Robotnik e por Sonic na cidade de Green Hills e em São Francisco. O objetivo desses militares é prender tanto o protagonista quanto o vilão —o qual juravam estar morto.

Projeto sombrio…

Cena de Sonic Adventure 2 (2001)

Sonic 2: O Filme deixa uma brecha para um terceiro filme, envolvendo o "Projeto Shadow"

Reprodução/Sega

A cena pós-créditos de Sonic 2: O Filme traz ainda outro elemento de Sonic Adventure 2: o Projeto Shadow. Leia mais clicando aqui!

E aí, curtiu saber sobre essas referências, easter eggs e homenagens aos jogos de Sonic em Sonic 2: O Filme? Faltou alguma? Comente!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal