Reprodução/Konami
A Tangerina testou o jogo em primeira mão e ainda teve um bate-papo com o RP da Konami, Tommy Williams, sobre as principais novidades das Tartarugas Ninja
Fãs de Tartarugas Ninja, preparem-se! Nesta terça-feira (30), será lançado o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection, um verdadeiro sonho para quem cresceu nos anos 1990. A coletânea traz um compilado de 13 jogos das Tartarugas Ninja —desde games do arcade, até do Game Boy e Mega Drive, com visual vintage e muitas ferramentas que permitem uma melhor jogabilidade.
The Cowabunga Collection traz jogos que foram lançados entre 1989 e 1994. São eles: Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade), TMNT: Turtles in Time (Arcade), Teenage Mutant Ninja Turtles (NES), TMNT II: The Arcade Game (NES), TMNT III: The Manhattan Project (NES), TMNT IV: Turtles in Time (SNES), TMNT: The Hyperstone Heist (Mega Drive), TMNT: Fall of the Foot Clan (Game Boy), TMNT II: Back from the Sewers (Game Boy), TMNT III: Radical Rescue (Game Boy), TMNT: Tournament Fighters (NES), TMNT: Tournament Fighters (SNES) e TMNT: Tournament Fighters (Mega Drive).
A Tangerina teve a oportunidade de testar o jogo na versão para Nintendo Switch em primeira mão, além de participar de uma demonstração e bate-papo com o relações públicas da Konami, Tommy Williams.
“É difícil ter a versão original desses jogos, são raras. Normalmente, quem joga precisa usar emuladores ou coisas do tipo. Então incluímos tudo isso”, revelou à reportagem.
O game é como uma verdadeira viagem no tempo. Com o melhor do estilo beat ‘em up —mas também abrangendo outros jogos históricos—, é uma grande obra-prima feita pela Konami em parceria com a Digital Eclipse.
Além de todos os jogos apresentarem o visual original e terem cada detalhe minimamente pensado (por exemplo, até a tela de menu é inspirada nos quadrinhos!), The Cowabunga Collection traz um espaço que é um verdadeiro museu das Tartarugas Ninja.
No menu Turtle’s Lair, o jogador pode navegar pelas embalagens e manuais dos jogos originais, guias de desenho e construção dos personagens, histórias em quadrinhos, músicas originais dos jogos antigos e muitos outros conteúdos que todo colecionador gostaria de ter em mãos.
Turtle's Lair apresenta rascunhos dos quadrinhos e episódios da animação
Reprodução/Konami
“Há um prédio na Konami com arquivos de todos os jogos antigos e diferentes documentos de design e coisas do tipo. Nosso produtor fez pessoas entrarem nos cofres da Konami e cavarem o que havia de mais antigo. Encontramos mais de mil páginas de conteúdo”, revelou Tommy Williams.
Foram encontrados anúncios e reportagens, além das caixas e manuais dos jogos originais
Reprodução/Konami
Ainda dentro do momento nostalgia, a Konami criou para cada um dos jogos alguns guias de estratégia, inspirados nas revistas Nintendo Power, populares nas décadas de 80 e 90. “Nosso designer pegou o mesmo tom e visual, então dá ao jogador apenas algumas dicas diferentes sobre como passar pelo jogo e foi tudo muito divertido”, explicou.
Os guias de estratégia são inspirados na revista Nintendo Power
Reprodução/Konami
Para quem lembra dos jogos das Tartarugas Ninja como games muito difíceis, The Cowabunga Collection tem uma novidade que pode animar. A Konami implementou um botão que permite que o jogador rebobine 10 segundos em cada um dos 13 jogos. Ou seja, fez alguma jogada muito errada? Não se preocupe, volte um pouquinho e ganhe a chance de tentar novamente!
O botão de rewind é acionado no L1 e permite voltar a jogada
Reprodução/Konami
Outra coisa que é diferente da experiência em arcade é o botão save. Antes, o jogo não permitia que você seguisse de onde parou, mas a coletânea também tem um botão que dá a opção de salvar. Dessa forma, nenhum progresso é perdido.
Para se adequar às tecnologias mais atuais, alguns jogos de The Cowabunga Collection têm o modo online, para jogar com alguém de qualquer outro lugar do mundo. “Alguns dos jogos eram operados com moedas e você precisava se unir com seus amigos no fliperama para jogar. Fizemos alguns dos jogos online para que os jogadores possa ter essa experiência com seus antigos amigos”, comentou Williams.
Porém, somente quatro dos 13 jogos têm essa opção, o que pode deixar a desejar em alguns deles.
Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection é uma das compilações mais completas do mercado. A Konami e a Digital Eclipse podem dar aula sobre coletâneas com o game, que leva o jogador diretamente para os tempos de infância ou mesmo apresenta uma série de jogos marcantes para uma nova geração.
Mesmo que alguns dos jogos já tenham sido relançados ao longo dos anos, reuní-los de uma única vez e permitir essa experiência, com direito ao acesso ao arquivo histórico das Tartarugas Ninja, é um verdadeiro tesouro.
TMNT II: Back from the Sewers, do Game Boy
Reprodução/Konami
Mesmo que a estética de alguns dos games não tenha envelhecido tão bem, como é o caso das versões de Game Boy, ainda assim é uma experiência prazerosa e nostálgica reviver essas memórias. E mesmo para quem não teve contato com os jogos, conhecê-los é dar um largo passo no caminho da história do videogame como um todo.
É possível ver que houve um grande esforço por trás da remasterização dos jogos e tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Muitos dos games, porém, parecem repetições de si mesmos e, por vezes, incrivelmente superficiais e curtos, mas conseguem ser uma boa diversão.
Um erro da versão para Nintendo Switch é que, se você só tiver os dois joy-con que vêm junto com o console, não conseguirá jogar na versão multiplayer local. Isso porque eles só funcionam juntos como um controle só em todos os 10 jogos que permitem multiplayer. Portanto, se você pretende jogar no modo cooperativo ou versus com um amigo localmente, precisa ter quatro joy-con —ou, pelo menos, dois e um pro controller.
De qualquer forma, dá para perder boas horas mergulhando nos conteúdos extras e revisitando o passado em aventuras com Leonardo, Donatello, Michelangelo e Raphael.
TMNT: Tournament Fighters
Reprodução/Konami
Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection foi lançado hoje (30), para Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5, Nintendo Switch e PC.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?