KOLUNA POP

Wonho - MONSTA X - Follow: Find You Concept

Starship Entertainment/Divulgação

K-Pop

Wonho: Depois de falsas acusações, ex-Monsta X tenta recomeço solo

Fuga de casa, família pobre e falsas acusações: conheça a trajetória do ex-integrante do Monsta X, que tenta se reerguer com carreira solo

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Lee Ho-seok, mais conhecido como Wonho (pronuncia-se: uon-rrô) é um ex-integrante do Monsta X que atualmente se esforça para reerguer a carreira musical após diversas polêmicas envolvendo seu passado sombrio —ou algo do tipo. Por isso mesmo, o Koluna Pop da vez dá espaço para esse atencioso, (literalmente) forte e talentoso solista, além de aproveitar a ocasião para celebrar seu aniversário, já que ele completou 29 anos em 1º de março.

Quem é Wonho?

KBS Music Bank - Wonho: Eye on You

Wonho: Eye on You

Idol se apresentou recentemente no Music Bank vestido de Jin Kazama, de Tekken

Nascido na pequena cidade sul-coreana de Gunpo, Lee Ho-seok teve uma infância difícil porque, basicamente, sua família era pobre. Sua situação econômica, inclusive, o influenciou a fugir de casa muitas vezes e a se enturmar com as “pessoas erradas”, digamos assim, já que ele sofria bullying dos colegas de escola.

Inicialmente, o rapaz sonhava em se tornar um atleta de taekwondo, arte marcial que praticava juntamente com a natação. Porém, depois de se machucar, ser descoberto e convidado a aparecer em um programa de TV, ele conheceu alguns ídolos em treinamento (trainees) da Starship Entertainment e passou a se interessar mais pelo ramo da música. Sua principal influência foi o cantor Rain.

Obviamente estou resumindo a história do jovem Lee Ho-seok, até porque, a vida dele começou a mudar mesmo em 2014, quando ele fez parte do grupo NuBoyz juntamente de outros trainees da Starship Entertainment: #Gun, Shownu e Joohoney. O quarteto nunca fez sua estreia oficial (debut). E logo depois, a produtora os jogou em uma competição chamada No.Mercy em parceria com o canal Mnet, cujo resultado foi a formação de um novo grupo masculino inicialmente de hip-hop: o Monsta X.

Shownu e Joohoney, que fizeram parte do NuBoyz, também foram selecionados para integrar o mais novo grupo, e a partir desse ponto, Lee Ho-seok passou a ser reconhecido mesmo como Wonho. Seu nome artístico significa “coragem”.

Monsta X, polêmicas e carreira solo

Com o debut oficial do Monsta X em 2015, o grupo alcançou cada vez mais sucesso conforme o lançamento de novos singles e álbuns, formando uma comunidade de fãs globais bastante amorosos: os Monbebes. Enquanto isso, Wonho, que ocupava a posição de vocalista e principal dançarino, começou a ser reconhecido pela sua humildade, carinho e sensibilidade. 

A partir de 2017, Wonho começou a participar das composições, arranjos e produções das músicas do Monsta X, participando inclusive da criação do hit Who Do U Love?, que você confere logo abaixo. Ele também se tornou modelo em 2018, participando de diversas sessões para revistas e campanhas (algumas delas voltadas ao corpo saudável).

Capa de WHO DO U LOVE do Monsta X feat. French Montana

Monsta X - WHO DO U LOVE? ft. French Montana

Wonho se tornou uma presença ativa na composição, arranjos e produção das músicas do grupo

Então, no final de 2019, vieram as bombas: Wonho sofreu uma série de acusações de diferentes pessoas, incluindo uso de maconha (prática ilegal na Coreia do Sul), dívidas, roubos, detenção em um reformatório juvenil, dentre outras alegações. Em alguns meses, a inocência do idol foi comprovada, mas como o estrago já havia sido feito, ele preferiu deixar o Monsta X para não prejudicar (mais) a imagem do grupo.

Nessa época, o fandom de Monbebes se mostrou um dos mais dedicados do k-pop, pois além de levantar hashtags por meses a fio para que a Starship Entertainment mantivesse Wonho no Monsta X, a comunidade de fãs arrecadou US$ 20 mil em doações (aproximadamente R$ 100 mil na cotação do dia) para exibir um outdoor na Times Square por quase 1 dia inteiro, a fim de fazer a produtora e o idol reconsiderar a decisão.

Em março de 2020, a Dispatch divulgou sua entrevista com Wonho, feita dias antes dele ser inocentado: “Nem todo mundo que cresce em um ambiente como o meu acaba no caminho errado”. Na ocasião, ele também comentou como quis diminuir o dano ao Monsta X o mais rápido possível, afirmando que odiaria se o grupo acabasse por sua causa.

Em uma carta aberta endereçada aos fãs, Wonho anunciou sua saída oficial do Monsta X: “Houve um tempo em que eu era imaturo e cometia grandes e pequenos erros, mas depois de me tornar trainee e de fazer minha estreia, continuei na linha e trabalhei muito para não ter vergonha de mim mesmo. […] Peço desculpas por causar danos aos membros devido a problemas infelizes relacionados a mim. Mais do que tudo, sinto muito por decepcionar meus fãs que acreditaram em mim”.

Ainda que não faça mais parte do Monsta X, Wonho continua sob o guarda-chuva da Starship Entertainment, já que assinou com a agência subsidiária Highline, em abril de 2020. Em agosto do mesmo ano, o agora artista e produtor lançou seu primeiro trabalho solo em inglês: Losing You, que arrancou elogios e expôs muito do talento do idol em termos de musicalidade, produção e composição.

Para conhecer mais…

Em sua primeira mensagem após declarar carreira solo, Wonho novamente agradeceu o carinho dos fãs que nunca desistiram dele: “Obrigado por me dar a oportunidade de me tornar uma pessoa melhor”.

Abaixo, você pode escutar o Love Synonym #1: Right for Me, primeira parte do seu EP solo, lançado em setembro de 2020, que conta com mais 140 mil cópias vendidas e registro de 1º lugar no Gaon Chart na Coreia e 9º na parada de álbuns mundiais da Billboard

E como Wonho não para, em 2021 ele lançou mais dois EPs: Love Synonym Pt.2: Right for Us e Blue Letter, que também foram sucesso nas paradas sul-coreanas.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal