Game of Thrones vai repetir nos livros o final da série? - Tangerina

LIVROS E HQS

Maisie Williams, Isaac Hempstead-Wright e Sophie Turner em Game of Thrones

Divulgação/HBO

AUTOR RESPONDE

Game of Thrones vai repetir nos livros o final controverso da série?

George R. R. Martin admitiu que seus personagens estão tomando rumos bem diferentes daqueles da TV

Luciano Guaraldo

Game of Thrones (2011-2019) chegou ao fim há mais de três anos, mas os fãs da série da HBO ainda não superaram o último episódio da série, com uma conclusão para lá de controversa. Mas, para alívio de quem lê os livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, o autor George R. R. Martin revelou que os rumos que seus personagens tomam no papel estão cada vez mais diferentes daqueles mostrados na TV.

“O que eu tenho percebido cada vez mais é que minha ‘jardinagem’ tem me levado para mais e mais longe da série de TV”, escreveu o autor em seu blog, em um post no qual comparou o processo de escrita com o de cuidar de um jardim. “Minhas histórias crescem e evoluem conforme eu as escrevo.”

“Eu geralmente sei para onde estou indo, claro. O destino final, os grandes eventos, eles estão na minha cabeça há anos. Ou décadas, como é o caso de As Crônicas de Gelo e Fogo. Mas o diabo está nos detalhes, e às vezes o terreno embaixo dos meus pés muda conforme eu planto as palavras.”

Sem prometer uma data para o lançamento de Os Ventos de Inverno, sexto livro da saga, ele afirmou que tem trabalhado em seu “jardim de inverno”. “Mas as coisas estão crescendo e mudando, como acontece com jardineiros. Há reviravoltas, novas ideias surgem na minha cabeça (obrigado, minha musa), velhas ideias se mostram impossíveis… Eu escrevo, reescrevo, reestruturo, destruo tudo e começo do zero. Atravesso portas que não levam a lugar nenhum, e outras que se abrem para maravilhas”, descreveu o escritor.

Mas, afinal, os eventos mostrados nas últimas temporadas de Game of Thrones estarão nos livros? “Algumas coisas que vocês viram na série também serão contadas em Os Ventos de Inverno. Mas talvez não da mesma maneira. E boa parte vai ser diferente”, desconversou o autor. “Isso era inevitável, se você pensar. Os livros são muito maiores e complexos do que a série. Coisas que aconteceram na HBO não estarão no livro. E vice-versa. Vamos ter novos personagens, por exemplo.”

“Posso adiantar isso, de maneira geral para não dar nenhum spoiler. Nem todos os personagens que sobreviveram até o fim de Game of Thrones estarão vivos na conclusão de As Crônicas de Gelo e Fogo. Nem todos os personagens que morreram em Game of Thrones vão morrer em As Crônicas de Gelo e Fogo. (Alguns vão, é claro. Talvez a maioria deles. Mas não todos)”, observou.

E o fim, vai ser igual? “Vocês vão ter que esperar até chegarem lá. Algumas coisas serão as mesmas. Mas muitas não serão. Sem dúvida, quando eu terminar, vai haver um debate sobre qual versão da história é melhor. Algumas pessoas vão gostar do meu livro, outras vão preferir a série de TV. E tudo bem, você gastou seu dinheiro e pode fazer sua escolha”, finalizou.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal