Reprodução/Instagram
Há sete anos o mundo perdeu o visionário David Bowie; o músico deixou uma marca eterna e ficou conhecido por suas peculiaridades
Há sete anos, o mundo perdeu um dos maiores artistas de todos os tempos: David Bowie (1947-2016). Uma lenda visionária da indústria, o músico era considerado um verdadeiro camaleão e, mesmo tendo sido arrebatado por conta de um grave câncer no fígado, segue vivo na memória de seus fãs e no legado de sua arte.
Ainda que Bowie fosse um livro aberto –visto que dezenas de biografias foram escritas sobre ele–, ele tinha peculiaridades que o tornavam único. Em celebração ao seu legado, a Tangerina separou uma lista com sete curiosidades que talvez poucas pessoas saibam sobre David Bowie. Confira:
Durante sua carreira, David Bowie sofreu com um sério problema com drogas. Após o lançamento do álbum Young Americans (1975), ele viveu à base de uma dieta bizarra que consistia somente em cocaína, leite e pimentas.
A compulsão pelas drogas levou Bowie a um caminho obscuro e, em 1976, ele decidiu se mudar para Berlim. Considerada a capital da heroína na época, a cidade, na verdade, foi a salvação do músico. Durante sua estadia, ele realmente conseguiu se livrar do vício.
Uma das grandes peculiaridades de David Bowie era um medo bastante específico e incomum. Ele realmente sentia medo de chás –sim, a bebida feita à base de água quente e infusão de ervas, tão querida pelos ingleses. Reza a lenda que o cantor sofreu uma experiência traumática durante a infância que o fez desenvolver um pânico real diante de uma xícara cheia.
Sir Paul McCartney e Sir Elton John são títulos conhecidos mundialmente, dados a dois músicos ingleses que fizeram uma carreira mundial extraordinária. Este também seria o caso de David Bowie, mas o cantor acabou recusando a honraria que a rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) queria ter dado ao cantor.
A condecoração foi oferecida a diversos artistas como uma maneira de serem homenageados pela família real, mas Bowie a recusou, sob a justificativa de que não entendia para o que servia.
Sempre visionário, David Bowie foi capaz de criar um provedor próprio de internet, chamado BowieNet, nos idos de 1998. O serviço ficou no ar até 2012 e custava £ 10 (cerca de R$ 64, na cotação atual). Oferecia até espaço para os usuários criarem uma página própria (de até 20 Mb).
E toda essa história ainda vai além: em 1996, ele disponibilizou três versões da música Telling Lies para download, em uma época em que o CD ainda reinava e sequer existiam programas para piratear músicas –muito menos o Spotify. A canção foi baixada cerca de 300 mil vezes.
Em 2004, David Bowie chegou a pensar que estava louco, já que não usava mais drogas há anos. O motivo? Ele alegou estar sendo perseguido por um coelho rosa, quase como a Alice reversa. Depois, foi descoberto que tratava-se de uma stalker em uma fantasia. É de enlouquecer qualquer um!
Excêntrico, o músico chegou a criar um dialeto único, como parte do conceito do disco Low (1977). A música Subterraneans marcou essa criação de Bowie, que não tinha somente um estilo de se vestir, cantar e performar único, como também tinha até a própria linguagem.
Uma das grandes marcas de David Bowie era ser um artista eclético, que assumiu diversos alter egos. Aladdin Sane, Major Tom, Halloween Jack e Ziggy Stardust são apenas alguns dos personagens –ou personalidades– que o artista teve durante sua vida.
Uma delas, porém, foi responsável por um momento de decadência na vida de Bowie. Foi o The Thin White Duke, um europeu sem coração e viciado em cocaína. Foi um momento em que o artista admitiu ter duvidado de sua própria sanidade e não conseguir se distinguir mais do alter ego durante um tempo.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?