MIX

Angela Lansbury em Assassinato por Escrito

Divulgação/CBS

LENDA DA TV

Indicada a 18 Emmys e 3 Oscars, Angela Lansbury morre aos 96 anos

Atriz conseguiu incrível façanha de ser nomeada durante 12 anos consecutivos por seu trabalho na série Assassinato por escrito

Luciano Guaraldo

Morreu nesta terça-feira (11), aos 96 anos, a atriz Angela Lansbury, uma das grandes lendas da TV e do cinema. Ao longo de sua carreira, ela foi indicada a três Oscars e a 18 Emmys. A veterana venceu cinco Tony Awards, o maior prêmio do teatro norte-americano, além de um Tony e um Oscar especiais pelo conjunto de sua obra.

O trabalho que consolidou o lugar de Angela Lansbury no panteão de Hollywood foi a série Assassinato por Escrito (1984-1996), no qual viveu a escritora Jessica Fletcher, que usava seu intelecto e a experiência com livros de mistério para investigar e resolver casos da vida real. Ela foi indicada 12 vezes consecutivas ao Emmy, por cada uma das temporadas da atração –não venceu nenhuma, mas levou quatro Globos de Ouro pela produção.

A família mandou um comunicado ao site Broadway World oficializando a morte da atriz. “Os filhos de Dame Angela Lansbury anunciam com pesar que a sua mãe morreu pacificamente enquanto dormia em sua casa em Los Angeles, à 1h30 da manhã de terça-feira, a apenas cinco dias de seu aniversário de 97 anos.”

“Além de seus três filhos, Anthony, Deirdre e David, ela deixa três netos, Peter, Katherine e Ian, além de cinco bisnetos e um irmão, o produtor Edgar Lansbury. Ela já tinha perdido o marido com quem viveu durante 53 anos, Peter Shaw, anteriormente. Uma cerimônia privada para a família será realizada em data a ser determinada”, informou a nota.

Antes de fazer sucesso com Assassinato por Escrito, porém, Angela Lansbury já havia deixado sua marca no cinema. Logo em seu filme de estreia, À Meia Luz (1944), ela foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante. No ano seguinte, voltou a concorrer à estatueta por O Retrato de Dorian Grey (1945), e recebeu sua terceira lembrança entre os votantes da Academia por Sob o Domínio do Mal (1962).

Entre as crianças, ela fez sucesso como a voz da Mrs. Potts na animação A Bela e a Fera (1991), que voltou a dublar em continuações lançadas diretamente em vídeo e nos games da franquia Kingdom Hearts. Ela também participou de Nanny McPhee, a Babá Encantada (2005), Os Pinguins do Papai (2011) e O Retorno de Mary Poppins (2018), além de muitos outros projetos.

No teatro, ela venceu o Tony de melhor atriz em musical por Mame (1966), Dearl World (1969), Gypsy (1975) e Sweeney Todd (1979), além de outro prêmio de melhor atriz coadjuvante em peça por Blithe Spirit (2009). Angela ainda foi indicada como atriz coadjuvante em musical por A Little Night Music (2010) antes de levar um troféu honorário por sua carreira na cerimônia deste ano.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?