Victor Pollak/TV Globo
Ator de Chiquititas e Pantanal tentou carreira musical com a Z4, mas precisou cancelar turnê porque não vendeu ingressos para os shows
Confirmado no Camarote do BBB 23, o ator Gabriel Santana brilhou em dois remakes bem-sucedidos de novelas: no SBT, ele viveu o Mosca de Chiquititas (2013); na Globo, fez o Renato de Pantanal (2022). Mas nem só de sucessos se faz uma carreira, e o novo brother tem dois grandes fracassos: ele atuou na temporada que “matou” Malhação (1995-2020) e tentou virar cantor com a boy band Z4, que sequer saiu em turnê.
Em 2018, quando as novelas infantis do SBT começavam a perder fôlego, a emissora decidiu buscar o público teen com a série Z4. A atração contava a história do empresário Zé Toledo (Werner Schünemann), que montava uma boy band para recuperar o prestígio na indústria fonográfica. Ele selecionava Luca (Pedro Rezende), Paulo (Gabriel Santana), Rafael (Matheus Lustosa) e Enzo (Apollo Costa) para o grupo. Até Manu Gavassi fazia parte do elenco.
A ideia dos responsáveis era que a banda saltasse da TV e fizesse shows de verdade. No entanto, a procura por ingressos das apresentações marcadas foi tão baixa que a turnê acabou cancelada antes mesmo de começar. Como Z4 também não foi sucesso de audiência, sequer ganhou segunda temporada no SBT –a série e a banda chegaram ao fim em um golpe só.
Gabriel Santana tem 23 anos e começou a atuar em comerciais aos dez. Também tem trabalhos no cinema e no teatro. Fez muitos cursos na área e formou-se bacharel em Artes Cênicas. “Tenho muito orgulho da minha trajetória”, falou à Globo sobre o trabalho. Identifica-se não só como ator, mas sim artista, de forma mais ampla. Por ter escrito bastante, considera-se também poeta e tem vontade de ser roteirista. Arrisca cantar, dançar e tocar violão.
O ator diz ser amoroso, carinhoso e um ótimo ouvinte. Na balada, costuma ser o mais animado do grupo. Fora das pistas, curte videogame e jogos de RPG. “Sou uma pessoa muito complexa. Sou o cara que você vai encontrar às seis da manhã em um bar, mas também sou o cara que vai ficar jogando com os amigos nerds a noite inteira”, revela.
Solteiro, ele diz que vai ficar muito decepcionado se não beijar ninguém no Big Brother Brasil. Sua família tem o ritual de assistir ao reality reunida, e Gabriel sempre se imaginou participante do programa. “Acho que o BBB é muito mais do que entretenimento”, opina ele, que não hesitou e aceitou o convite para entrar na casa na mesma hora.
Antes do BBB 23, Gabriel Santana participou de outro reality show: a primeira temporada do Bake Off Celebridades, do SBT. Ele foi eliminado no quarto episódio e ficou em nono lugar. Será que o ator vai se sair melhor no confinamento da Globo?
O Big Brother Brasil 23 estreia na próxima segunda, 16 de janeiro. Entre os integrantes do Camarote, já foram anunciadas as presenças da cantora Aline Wirley, da atriz Bruna Griphao, do youtuber Fred, da miss Domitila Barros, do lutador Antonio “Cara de Sapato”, do médico Fred Nicácio, da jogadora de vôlei Key Alves e da cantora Marvvila.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?