MIX

Brad Pitt

Divulgação/Sony Pictures

PROSOPAGNOSIA

Brad Pitt culpa transtorno médico por ‘defeito’ que irrita seus amigos

Se você já encontrou Brad Pitt na vida, voltar a vê-lo no futuro, não se surpreenda caso o astro pareça não te reconhecer. Ele alega ter prosopagnosia

Luciano Guaraldo

Um dos atores mais conhecidos de Hollywood, Brad Pitt já irritou muitos de seus amigos e colegas por não os reconhecer. Ele assegura, porém, que não é arrogância de sua parte, mas um transtorno médico chamado prosopagnosia. Ou, em termos leigos, “cegueira de rostos”. “Mas ninguém acredita que eu tenha isso.”

Em entrevista à revista GQ, Pitt admitiu que até familiares já ficaram frustrados com o que consideram ser um jeito desligado do galã. Mas ele insiste que o motivo é médico. Apesar de nunca ter sido diagnosticado com a prosopagnosia, ele acredita que sofre com a doença, que tem como principal sintoma a incapacidade de reconhecer rostos.

Para a publicação, Brad Pitt disse que fica até envergonhado quando é abordado por alguém que espera ser identificado. Ele até tenta se lembrar das pessoas, mas não consegue. Pesquisadores acreditam que a condição decorre ainda na gestação, por algum problema no desenvolvimento do feto.

Apesar do nome estranho, a prosopagnosia não é tão incomum: ela afeta cerca de 2,5% da população mundial, mas há graus diferentes. O caso de Brad Pitt, incapaz de reconhecer até parentes, parece ser um dos mais graves. “As pessoas me odeiam porque acham que eu estou as desrespeitando”, desabafou o ator em outra entrevista, à Esquire, em 2013.

Aos 58 anos, o ator já cogita se aposentar. “Eu me considero perto da última etapa [da carreira]. Neste último semestre ou trimestre. Como será essa sessão? Como eu quero que ela seja?”, questionou o ex-marido de Angelina Jolie.

Ainda neste ano, Brad Pitt tem dois grandes projetos engatilhados para estrear nos cinemas: Trem Bala —longa de ação no qual atua ao lado de nomes como Sandra Bullock (Bird Box), Joey King (A Barraca do Beijo) e Zazie Beetz (Deadpool 2)— e Babylon, filme dirigido por Damien Chazelle (La La Land), que o reunirá com Margot Robbie —a dupla contracenou em Era Uma Vez em… Hollywood (2019).

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?