Brad Pitt culpa doença por 'defeito' que irrita seus amigos - Tangerina

MIX

Brad Pitt

Divulgação/Sony Pictures

PROSOPAGNOSIA

Brad Pitt culpa transtorno médico por ‘defeito’ que irrita seus amigos

Se você já encontrou Brad Pitt na vida, voltar a vê-lo no futuro, não se surpreenda caso o astro pareça não te reconhecer. Ele alega ter prosopagnosia

Luciano Guaraldo

Um dos atores mais conhecidos de Hollywood, Brad Pitt já irritou muitos de seus amigos e colegas por não os reconhecer. Ele assegura, porém, que não é arrogância de sua parte, mas um transtorno médico chamado prosopagnosia. Ou, em termos leigos, “cegueira de rostos”. “Mas ninguém acredita que eu tenha isso.”

Em entrevista à revista GQ, Pitt admitiu que até familiares já ficaram frustrados com o que consideram ser um jeito desligado do galã. Mas ele insiste que o motivo é médico. Apesar de nunca ter sido diagnosticado com a prosopagnosia, ele acredita que sofre com a doença, que tem como principal sintoma a incapacidade de reconhecer rostos.

Para a publicação, Brad Pitt disse que fica até envergonhado quando é abordado por alguém que espera ser identificado. Ele até tenta se lembrar das pessoas, mas não consegue. Pesquisadores acreditam que a condição decorre ainda na gestação, por algum problema no desenvolvimento do feto.

Apesar do nome estranho, a prosopagnosia não é tão incomum: ela afeta cerca de 2,5% da população mundial, mas há graus diferentes. O caso de Brad Pitt, incapaz de reconhecer até parentes, parece ser um dos mais graves. “As pessoas me odeiam porque acham que eu estou as desrespeitando”, desabafou o ator em outra entrevista, à Esquire, em 2013.

Aos 58 anos, o ator já cogita se aposentar. “Eu me considero perto da última etapa [da carreira]. Neste último semestre ou trimestre. Como será essa sessão? Como eu quero que ela seja?”, questionou o ex-marido de Angelina Jolie.

Ainda neste ano, Brad Pitt tem dois grandes projetos engatilhados para estrear nos cinemas: Trem Bala —longa de ação no qual atua ao lado de nomes como Sandra Bullock (Bird Box), Joey King (A Barraca do Beijo) e Zazie Beetz (Deadpool 2)— e Babylon, filme dirigido por Damien Chazelle (La La Land), que o reunirá com Margot Robbie —a dupla contracenou em Era Uma Vez em… Hollywood (2019).

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal