MIX

Bruce Willis

Divulgação

DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL

Bruce Willis é diagnosticado com demência que gera impulsividade

Bruce Willis foi diagnosticado com demência frontotemporal, que causa problemas na comunicação, desinibição e até depravação

Giulianna Muneratto

Nesta quinta-feira (16), a mulher de Bruce Willis, Emma Heming Willis, usou as redes sociais para atualizar os fãs sobre o estado de saúde do ator. O astro de O Sexto Sentido (1999) havia sido diagnosticado com afasia e se aposentaria da atuação, mas sua condição agora progrediu para demência frontotemporal.

“Como família, queríamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos pela demonstração de amor e compaixão por Bruce nos últimos dez meses. Sua generosidade de espírito tem sido impressionante, e estamos tremendamente gratos por isso. Por sua gentileza e porque sabemos que vocês amam Bruce tanto quanto nós, gostaríamos de atualizá-los”, escreveu Emma.

“Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como DFT). Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro.”

Na publicação, a mulher de Bruce Willis explica o que é a DFT e que se trata de uma doença degenerativa sem cura. “A DFT é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a  DFT provavelmente é muito mais prevalente do que sabemos. Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em lançar uma luz sobre esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”, acrescentou.

Enquanto outros tipos de demência destroem a memória, a DFT atinge o lado comportamental, que causa problemas de comunicação, desinibição, impulsividade e até depravação. 

“Bruce sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes, tanto pública quanto privadamente. Sabemos em nossos corações que, se ele pudesse hoje, ele gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também estão lidando com esta doença debilitante e como ela afeta tantos indivíduos e suas famílias”, afirmou.

Emma finalizou o comunicado lembrando dos melhores momentos que passou com o marido. “Bruce sempre encontrou alegria na vida –e ajudou todos que ele conhece a fazer o mesmo. Significa muito ver esse sentimento de cuidado ecoado de volta para ele e para todos nós. Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante este período difícil. Sua compaixão, compreensão e respeito contínuos nos permitirão ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível”, concluiu.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?