MIX

V e RM do BTS no exército sul-coreano

Reprodução/Weverse

FORÇADO?

BTS: Discurso de RM no exército acende alerta entre fãs; entenda

Com falas políticas, RM levantou suspeita entre os armys que não acreditam que ele poderia defender o exército sul-coreano

Giulianna Muneratto

Assim como Jimin e Jungkook, RM e V completaram recentemente o treinamento básico para ingressar no exército sul-coreano. Os dois idols do BTS até receberam uma condecoração especial por conta do alto desempenho durante o recrutamento –por isso, o rapper do grupo foi convidado para discursar sobre seus aprendizados e sua visão sobre a jornada militar. As falas de RM, porém, levantaram suspeitas entre os fãs, que desconfiaram até que a verdadeira opinião do cantor não se alinha com o que foi dito.

Os armys tiveram acesso ao discurso de RM por meio de vídeos publicados por familiares de outros soldados da mesma base do cantor. A conquista notável durante a formatura fez com que tanto ele quanto V recebessem uma atenção especial de todos os presentes, e a grande surpresa foi quando Kim Nam-joon apareceu em um telão, com uma mensagem pré-gravada, para falar sobre sua experiência no exército até então.

“É verdade que eu adiei por muito tempo o meu alistamento, e senti muitas ansiedades e preocupações por ter me alistado em uma idade bastante avançada. Como entrei tarde, a maioria dos meus colegas com quem dividi o dormitório eram jovens estagiários, cerca de dez anos mais novos que eu”, iniciou ele. Por conta da lei que beneficia idols e outros prestadores de serviço na Coreia do Sul, os membros do BTS puderam se alistar aos 30 anos.

O que criou uma grande dúvida na cabeça dos armys foi quando RM começou a falar sobre a importância da defesa armada da Coreia do Sul. “Graças ao treinamento de força mental, percebi a necessidade dos militares e a necessidade de treinamento militar básico na República da Coreia, um país dividido e em armistício”, declarou.

RM falou sobre o sentimento de camaradagem que foi criado entre ele e o pelotão do qual faz parte, e agradeceu aos líderes pelos incentivos. “Graças aos grandes oficiais e líderes de pelotão, pude concluir o treinamento militar desconhecido de forma gratificante e divertida”, afirmou.

Para finalizar, ele pontuou que um mundo sem o recrutamento obrigatório seria o ideal, mas que a realidade atual da Coreia do Sul exige o sacrifício de muitos em busca de um ambiente pacífico para todos.

“Seria ideal viver num mundo onde ninguém precisasse aprender a pontaria, mas percebi que a paz que a Coreia do Sul desfrutou durante mais de 70 anos foi graças ao nobre sacrifício e aos esforços dedicados de muitos. Farei o meu melhor para cumprir as minhas funções durante o resto do meu serviço militar”, concluiu.

Enquanto muitos veículos da Coreia do Sul noticiaram que RM se voluntariou para fazer o discurso, os fãs desconfiam que ele possa ter sido coagido a incentivar a positividade sobre o exército e fazer, de certo modo, propaganda para o governo do país.

“Forçar o Joon a fazer o maior discurso de propaganda de todos os tempos para o exército sabendo o que ele disse no passado sobre isso, e os fãs apenas divulgando aquele vídeo está me deixando doente… Se você vir algum conteúdo militar que não venha dos próprios meninos, bloqueie e denuncie e siga em frente por favor”, pediu uma fã identificada apenas como Linds no X, o antigo Twitter.

“Kim Nam-joon que fez um rap furioso em Busan [dizendo] ‘você não pode controlar minhas m*rdas’. Kim Nam-joon, cuja pintura favorita é de um ativista que virou artista. Kim Nam-joon, que escreveu Spring Day. Kim Nam-joon, que nos disse para usar o BTS para nos amar. Esse discurso não são suas palavras. Confie no BTS”, assegurou um fã chamado Mix Drop.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?