Divulgação/Netflix
Engajada, a atriz de Grace and Frankie aproveitou a revelação de sua luta contra um linfoma de não-Hodgkin para pedir melhores condições de vida
Sempre engajada, a atriz, escritora e ativista Jane Fonda não perdeu a oportunidade de fazer o bem nem mesmo ao anunciar que está lutando contra um câncer. A estrela de 84 anos aproveitou a revelação de sua batalha para criticar o sistema de saúde dos Estados Unidos. “Eu sou uma privilegiada”, alfinetou.
Nesta sexta-feira, a protagonista de Grace and Frankie (2015-2022) revelou em seu perfil no Instagram que foi diagnosticada com um linfoma não-Hodgkin e que está fazendo quimioterapia há seis meses. Apesar do susto, a estrela se disse otimista com a luta porque é um tipo de câncer bastante tratável e que ela tem acesso aos melhores médicos do país.
“Então, meus amigos, tenho algo pessoal para compartilhar. Eu fui diagnosticada com linfoma de não-Hodgkin e comecei quimioterapia. Esse é um câncer muito tratável, e 80% das pessoas sobrevivem, então eu me sinto sortuda”, começou a atriz no post.
“Eu também tenho sorte porque tenho um plano de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos. Percebo, e é doloroso, que sou privilegiada nesse aspecto. Quase toda família nos Estados Unidos precisou lidar com um câncer em um momento, e muitas delas não têm acesso à saúde de qualidade que eu estou recebendo. Isso não é certo.”
“Também precisamos falar muito mais não só sobre a cura, mas sobre as causas da doença para que possamos eliminá-las. Por exemplo, as pessoas precisam saber que combustíveis fósseis causam câncer. O mesmo vale para pesticidas, muitos dos quais são feitos com combustíveis fósseis”, escreveu Jane Fonda.
“Estou fazendo quimioterapia há seis meses e lidando com os tratamentos muito bem. Acreditem em mim, eu não vou deixar nada disso interferir com o meu ativismo climático”, apontou. “O câncer é um professor e estou prestando atenção às lições que ele me traz.”
“Uma coisa que ele já me mostrou é a importância da comunidade. De crescer e aprofundar as comunidades para que não fiquemos sozinhos. E o câncer, assim como a minha idade –tenho quase 85–, definitivamente me ensina a importância de saber se adaptar a novas realidades”, motivou Jane Fonda.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?