MIX

Juliane Massaoka na Liberdade

Reprodução/Instagram

MAIS QUE O FEED

Sucesso no Mais Você, Ju Massaoka sonha com programa sobre a Ásia

Em entrevista exclusiva, repórter do Feed da Ana fala sobre projetos que gostaria de apresentar na TV e sobre o medo do cancelamento virtual

Luciano Guaraldo

Toda quarta-feira, Ju Massaoka bate ponto no Mais Você com o quadro Feed da Ana, em que apresenta os desafios e as novidades da internet para o público da Globo. Embora satisfeita com a boa aceitação de suas participações, a jornalista sonha com voos mais altos. Uma de suas vontades é ter um programa sobre cultura da Ásia, para aumentar a representatividade oriental na TV.

“Eu gosto muito da Ásia, de assuntos relacionados à Ásia, obviamente sou descendentes de japoneses”, conta Ju Massaoka em conversa com a Tangerina. “Existe um interesse altíssimo pelo leste asiático, especialmente Japão e Coreia, e a Globo ainda não tem um espaço grande nessa área. É um conteúdo que pode ser explorado com mais profundidade.”

“Os brasileiros já acompanham doramas em outras plataformas, compram de sites chineses, os grupos de k-pop são um fenômeno. O Japão está presente na nossa culinária, os desenhos animados de lá fazem muito sucesso há várias décadas… Acho que pode render coisas muito legais, um quadro ou até mesmo um programa próprio”, aponta a jornalista do Mais Você.

Para ela, o fato de ter ascendência japonesa seria uma maneira de abordar a cultura sem cair nos estereótipos –embora ela ressalte que a Ásia seja uma área grande demais para ela se considerar expert em tudo. “Por mais que a Ásia englobe muito mais do que eu possa saber, o fato de ter sido criada por avós japoneses, que falavam japonês em casa, faz com que o Japão esteja dentro de mim nos valores, na cultura. Não é um país exótico ou distante e, da mesma forma, o restante da Ásia é visto com esse carinho, não é o exótico, o esquisito, o preconceito.”

“Por estar dentro de mim, acho que eu teria a sensibilidade para abordar os assuntos sem cair numa caricatura. Sem estereotipar ou tentar transformar em uma caricatura uma coisa que é tão diversa, que tem pluralidade cultural”, resume Ju à reportagem.

A jornalista só desconversa quando é questionada sobre a possibilidade de virar a substituta oficial de Ana Maria Braga durante suas férias e folgas –atualmente, a apresentadora é substituída pela dupla Talitha Morete e Fabrício Battaglini. “Eu vejo possibilidades para o futuro. No dia em que a Ana ficou sem voz, eu e o Cauê Fabiano a substituímos e foi uma experiência fantástica. Foi no susto, mas foi maravilhoso. A resposta foi positiva, o que abre portas.”

“Mas eu não fico pensando em substituir fulano, porque acho que, na televisão e na vida, as oportunidades se criam quando você demonstra seu talento, foca no seu, aí as portas se abrem. Se surgir outro quadro, outro programa, estarei disponível, assim como o Feed foi criado pra que eu pudesse estar lá.”

Ju Massaoka usou vestido de folha de bananeira

Ju Massaoka usou vestido de folha de bananeira

Reprodução/TV Globo

Sem medo de pagar mico

A repórter também ressalta que não tem medo de pagar mico no Mais Você, seja vestindo uma roupa feita de folhas de bananeira ou fazendo dancinhas que bombam no TikTok. “A gente aprende na faculdade que a notícia é mais importante do que a gente. O jornalismo sóbrio eu fico devendo (risos), mas sempre penso em qual é a melhor maneira de levar a notícia para o público. Não tenho medo de parecer ridícula, se vão dar risada de mim. Já entrei vestida de balão, e a Ana estourou meu vestido ao vivo, já entrei vestida de bolo…”, lista.

“Eu não me sinto uma pessoa superior só porque estou na TV, estou falando de igual pra igual com o público. Mas também não me sinto inferior, melindrada, nem fico pensando: ‘Vão me cancelar, dizer que eu estava ridícula’. Entro no mesmo nível e tento fazer com que a notícia ou o personagem tenha o maior destaque possível. E que o público tenha o maior entretenimento possível, porque o Mais Você é jornalístico, mas também é entretenimento”, aponta Ju Massaoka.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?