MIX

Lamont Dozier

Reprodução/YouTube

LUTO

Compositor de clássicos da Motown, Lamont Dozier morre aos 81 anos

Lamont Dozier foi um compositor de sucesso e teve mais de uma dúzia de músicas escritas por ele no topo das paradas norte-americanas

Giulianna Muneratto

Responsável por hits como Baby Love e Mr. Motown, o lendário compositor Lamont Dozier morreu nesta terça-feira (9), aos 81 anos. A notícia veio por meio de seu filho Lamont Dozier Jr., em uma publicação no Instagram. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em Detroit, em junho de 1941, o cantor, compositor e produtor foi membro do trio Holland-Dozier-Holland, uma equipe lendária da gravadora Motown Records responsável por discos de sucesso de artistas como Martha and the Vandellas, The Supremes, The Four Tops e The Isley Brothers. Dozier compunha canções junto aos irmãos Brian e Eddie Holland.

Durante sua carreira, Lamont Dozier colecionou hits que alcançaram a primeira posição nas paradas da Billboard dos Estados Unidos, principalmente com The Supreme. Mais de uma dezena de singles assinados por ele lideraram as paradas norte-americanas, incluindo Where Did Our Love Go, Baby Love e You Keep Me Hanging On.

Na década de 1980, Dozier juntou-se a Phil Collins na música Two Hearts, trilha sonora do filme Buster – Procura-se um Ladrão (1986). A canção rendeu para ele um Globo de Ouro de melhor canção original, um Grammy de melhor canção escrita especificamente para um filme ou televisão e uma indicação ao Oscar. 

Além de trabalhar para a Motown, Lamont fundou a Invictus Records e a Hot Wax Records. Seu trabalho também incluiu composições de sucesso para Freda Payne, Honey Cone, Chairmen of the Board e 100 Proof Aged in Soul.

Como cantor, lançou 12 álbuns, incluindo Out Here on My Own (1973), Peddlin’ Music on the Side (1977) e Inside Seduction (1991). 

O lendário artista foi eternizado e seu nome faz parte do Songwriters Hall of Fame desde 1988 e do Rock and Roll Hall of Fame desde 1990.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?