Divulgação/Guto Costa
Em um país onde marmanjos de 20 e tantos anos ainda cobram o retorno da TV Globinho, que não é exibida diariamente há mais de uma década, Luccas Neto encontrou uma maneira de se conectar com o público infantil sem precisar da televisão. Com vídeos no YouTube, filmes, shows, livros e outros produtos licenciados, o criador de conteúdo construiu um império que atualmente conta com mais de 120 profissionais. Pensa que ele chegou ao auge? Que nada! Ainda neste ano, ele chega aos cinemas com Os Aventureiros – A Origem, seu primeiro longa em parceria com a Warner Bros. Pictures.
Em conversa exclusiva com a Tangerina, Luccas Neto dá risada quando é questionado como faz para dar conta de tantos compromissos ao mesmo tempo. “De fato, é muita coisa (risos)! Eu trabalho de segunda a segunda praticamente, pois, além de atuar nas produções audiovisuais, escrevo todos os roteiros dos filmes, dos canais e também crio conteúdo para as redes sociais. E, no meio de tudo, ainda há a administração da empresa e toda a parte burocrática”, explica.
Mas aos sábados e domingos Luccas consegue descansar, certo? Errado! “Nos fins de semana também realizo os meus shows e estou sempre me atualizando e estudando para fazer o melhor. Então cada espaço na agenda é milimetricamente pensado (risos)”, conta ele, que ainda faz questão de ter brechas para cuidar da saúde e ficar com a família. Um cuidado que se tornou ainda maior depois do nascimento do filho, Luke, que está com um aninho.
“Quando posso, me dou férias (risos)! Sempre que é possível, tiro alguns dias para descansar e curtir o crescimento do meu filho, que é a coisa mais importante. Ainda pratico futebol e musculação, que são fundamentais para dar uma refrigerada na cabeça e fazer tudo fluir melhor. É muito corrido, de fato, mas é o que eu amo e me sinto realizado em fazer”
Luccas Neto em escritório: criador de conteúdo montou império
Divulgação/Guto Costa
E, já que andorinha só não faz versão, Luccas Neto compartilha todos os seus méritos com a equipe da Luccas Toon Studios, que conta com mais de 120 profissionais. “Sem eles não seria possível fazer tudo o que faço com qualidade e, principalmente, com o propósito de levar entretenimento infantil que possibilite para as crianças, além da magia, ensinamentos e conteúdos educativos.”
“Também tenho empresas parceiras, que estão conosco no dia a dia e, juntos, conseguimos levar a marca para outros formatos, como livros, filmes, músicas, shows, produtos e muito mais. Acredito que o extremo cuidado que temos e esse pensamento amplo para com o universo das crianças e de suas famílias fazem essa conexão ser tão bem-sucedida”, justifica o empresário.
Luccas Neto com seu boneco, sucesso de vendas
Divulgação/Guto Costa
Curiosamente, Luccas Neto virou ídolo infantil por acaso. Inicialmente, seus vídeos no YouTube eram para um público mais adulto, mas ele acabou despertando o interesse das crianças. Como seu conteúdo não era exatamente preocupado com o desenvolvimento pedagógico ou com a magia lúdica da faixa etária –ele ficou marcado por uma gravação em que mergulhava em um banheira repleta de Nutella–, o criador decidiu dar uma guinada no que estava produzindo.
“Quando eu vi que meu público já era, em sua maioria, formado por crianças e adolescentes, compreendi a minha missão. Percebi que era necessário direcionar a geração de conteúdo. Foi quando uni a paixão por esse universo à outra coisa de que gosto muito, que é a criação e produção de conteúdo, além de gerir empresas”, lembra ele. “Então, contratei uma ampla equipe para me auxiliar nesse direcionamento também.”
Essa equipe conta, inclusive, com pedagogos, psicólogos e outros especialistas em infância para que o conteúdo criado por Luccas vá além do mero entretenimento. “Levo muito a sério o que entrego às crianças e também a seus pais. Desde então busco cada vez mais trazer histórias e personagens envolventes que levem alegria, magia e sonhos as crianças, sem deixar de lado o cuidado pedagógico.”
“Eu e minha equipe sabemos dessa responsabilidade, nós nos preocupamos com as mensagens pedagógicas e com os valores que transmitimos para a criançada. Eu conto com um time excelente de profissionais que me auxiliam a levar um conteúdo de qualidade”, justifica ele.
“Temos também muito cuidado com o lúdico, que é algo superimportante para as crianças; por isso nós sempre pensamos nos mínimos detalhes para entreter os pequenos e as suas famílias. E essa preocupação se intensificou ainda mais depois do nascimento do meu filho, que me inspirou a criar o Luccas Toon Kids, voltado para as crianças na primeira infância.”
Luccas Neto passa texto com elenco e equipe de filme
Divulgação/Luccas Toon Studios
A virada de chave no tipo de conteúdo que produz também marcou uma explosão profissional para Luccas Neto. Atualmente, seu canal principal no YouTube conta com mais de 37 milhões de inscritos. Mais do que isso, ele já emplacou filmes produzidos por seu estúdio no Top 10 mundial da Netflix, à frente de obras originais da plataforma. Um sucesso que pega até ele de surpresa!
“É claro que sempre rola muita expectativa quando lanço um filme, fico ansioso para saber como o público vai receber. Ver que eles sempre ficam entre os mais vistos da Netflix, por exemplo, dá um quentinho no coração de saber que estou indo pelo caminho certo e ainda mais ânimo pra seguir produzindo conteúdo para os pequenos”, entrega.
“Sobre esse sucesso, uma coisa que não muda entre as crianças de diferentes gerações é a forma espontânea de elas serem. Elas buscam algo que as façam se sentir envolvidas, que as façam sonhar. A diferença está na conectividade e na agilidade da informação. Hoje, o conteúdo precisa ser acessível e dinâmico para agradar a esse público. Eu e minha equipe trabalhamos sempre para trazer esse universo de aventura a elas, mas também com conteúdo educativo que é necessário a essa faixa etária em desenvolvimento”, discursa Luccas.
A boa aceitação mundial veio na hora certa, pois a pandemia foi um momento complicado para o criador de conteúdo: como boa parte das produções audiovisuais, a Luccas Toon Studios precisou se adaptar para continuar trabalhando. “Foi algo bem desafiador, mas que conseguimos administrar. Precisamos ter uma equipe reduzida no set e seguimos todas as recomendações de segurança, como testagem, comprovação da vacinação, máscara quando não estávamos filmando e álcool em gel. Durante as flexibilizações, voltamos pouco a pouco a realizar shows, que seguiram as recomendações dos especialistas e autoridades de cada local e seus protocolos. Ainda neste momento, seguimos realizando tudo com muita cautela e cuidado”, lista ele.
Luccas Neto nos bastidores de uma gravação
Divulgação/Luccas Toon Studios
Depois de lançar 15 filmes, ele se prepara para o maior passo de sua carreira cinematográfica: Os Aventureiros – A Origem, longa que chegará aos cinemas no fim do ano. “Essa produção é a realização de um sonho que eu tenho desde criança. Fiquei muito feliz com essa parceria com a Warner e vamos fazer uma superprodução que eu tenho certeza de que vai agradar às crianças e às suas famílias”, se empolga o criador de conteúdo.
“Os fãs podem esperar muita aventura, muita ação, magia e tudo de mais legal que os Aventureiros podem proporcionar. Vai ser algo bem lúdico!”, promete ele, que considera o longa como uma possibilidade de atrair novos fãs. “Para quem ainda não acompanha meu trabalho, acredito que possa ser uma porta de entrada o fato de ele estar no cinema, mas para quem já me conhece vai ser um plus e uma sensação diferente de acompanhar o meu filme. Eu e toda a equipe estamos muito animados de apresentar essa produção para o público.”
Os Aventureiros – A Origem tem pedigree na frente e atrás das telas. Além de Luccas Neto, o elenco conta com outros rostos conhecidos de quem acompanha o YouTube do grupo: Giovanna Alparone (Gi), Beatriz Couto (Jessi), João Pessanha (Pedro) e Karol Alves (Vitória). As atrizes Juliana Didone e Gabriela Moreyra também se juntam à trupe, com novos personagens. Já a direção está a cargo de André Pellenz, que comandou as primeiras oito temporadas de Detetives do Prédio Azul e conhece muito bem o público infantil.
O cinema será mais uma tela para o rapaz que percebeu rapidamente a carência do público por um conteúdo interessante. “Se ligarmos a TV aberta hoje, quantas produções infantis veremos disponíveis para as crianças? Praticamente nenhuma. Então acredito que a saída para a grande maioria dos pequenos se entreterem foi o streaming. É por isso que acho tão necessário promover um conteúdo que além de entreter, também seja educativo”, finaliza.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
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