Morre Nichelle Nichols, atriz que quebrou barreiras em Star Trek - Tangerina

MIX

Nichelle Nichols

Reprodução/YouTube

LUTO

Morre Nichelle Nichols, atriz que quebrou barreiras em Star Trek

Conhecida por seu papel como Tenente Uhura, Nichelle Nichols deu o primeiro beijo inter-racial da TV e ficou marcada como ícone de representatividade

Giulianna Muneratto

A atriz Nichelle Nichols morreu neste sábado (31), aos 89 anos. Mais conhecida por seu papel como Tenente Uhura na série original de Star Trek (1966-1969) e nos filmes que chegaram aos cinemas em adaptação à série, a atriz foi pioneira e fez história em Hollywood.

Junto com William Shatner, que interpretava o capitão James T. Kirk, Nichelle marcou uma geração como o primeiro beijo inter-racial da TV, em episódio que foi ao ar em 1968. Além disso, a atriz deu início a uma nova era para mulheres pretas na televisão ao interpretar uma personagem forte e com cargo relevante na série. 

Antes de iniciar sua carreira na teledramaturgia, Nichelle cantava com o compositor e pianista Duke Ellington (1899-1974) e o músico Lionel Hampton (1908-2002). Ela fez uma aparição no musical da Broadway Kicks and Co., interpretou Carmen Jones em uma produção em Chicago e atuou em Porgy and Bess, em Nova York.

Antes de ser escalada como Tenente Uhura em Star Trek, a atriz foi convidada para a primeira série do produtor de televisão Gene Roddenberry (1921-1991), O Tenente (1963-1964), no episódio To Set It Right, como a noiva de um fuzileiro naval negro dos EUA que é vítima de racismo.

O papel mais marcante de sua carreira foi mesmo na franquia de Jornada nas Estrelas. Nichols, porém, revelou no documentário Trek Nation (2010) que tentou deixar a produção logo em seu primeiro ano para seguir carreira na Broadway, mas foi impedida por Martin Luther King Jr..

“Ele me disse que Star Trek era um dos únicos programas que sua esposa Coretta e ele permitiam que seus filhos ficassem acordados e assistissem”, revelou. “Eu agradeci a ele e disse a ele que estava deixando a série. O sorriso saiu do rosto dele e ele disse: ‘Você não pode fazer isso. Você não entende que, pela primeira vez, somos vistos como deveríamos ser vistos? Você não tem um papel negro. Você tem um papel igual.”

Nichelle Nichols reprisou o papel histórico em todos os seis filmes de Star Trek de 1979 a 1991, em séries animadas, videogames e em um episódio de Futurama (1993-2013). Ela também teve papéis relevantes em A Mulher sem Rosto (1966), Truck Turner (974) e Neve Pra Cachorro (2002). Mais recentemente, foi vista na comédia Querem Acabar Comigo (2005), na série Heroes (2006-2010) e no filme This Bitter Earth (2012). 

A notícia de seu falecimento veio por meio do filho de Nichelle, Kyle Johnson, em anúncio feito na página oficial do Facebook da atriz neste domingo (31). “Lamento informar que uma grande luz já não brilha para nós como há tantos anos. Ontem à noite, minha mãe, Nichelle Nichols, sucumbiu a causas naturais e faleceu. Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas agora sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarmos, aprendermos e inspirarmos”, declarou.

“A dela foi uma vida bem vivida e, como tal, um modelo para todos nós. Eu e o resto de nossa família agradecemos a paciência e tolerância de todos enquanto lamentamos sua perda até que possamos nos recuperar o suficiente para falar mais”, finalizou. 

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal