Divulgação/Netflix
Após dominar anúncio de indicados ao Bafta, Nada de Novo no Front ganhou fôlego inesperado na corrida pelo maior prêmio do cinema
A corrida pelo Oscar 2023 entra em uma nova etapa na manhã de terça-feira (24), com o anúncio oficial dos indicados ao prêmio máximo do cinema. Vários críticos (e a Tangerina também) já tentaram prever os nomes que vão conseguir uma vaga, mas a Academia Britânica de Cinema e Televisão virou todo o exercício de futurologia do avesso ao colocar o filme Nada de Novo no Front em 14 categorias diferentes do Bafta. Será que a produção alemã vai repetir esse sucesso com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas?
Com a máquina de marketing da Netflix por trás, Nada de Novo no Front não deve fazer feio no Oscar –embora seja difícil conseguir as mesmas 14 indicações. Melhor filme parece ser uma certeza, assim como fotografia, com boas chance para direção (Edward Berger) e roteiro adaptado (Berger, Lesley Paterson e Ian Stokell). Já o ator Albrecht Schuch, indicado ao Bafta de coadjuvante pelo papel de Stanislaus Katczinsky, tem uma longa batalha pela frente.
O elogiado Os Fabelmans, dirigido por Steven Spielberg e inspirado na juventude do próprio cineasta, tem tudo para ser um dos longas com mais nomeações. Nos bastidores, a produção vive uma situação curiosa: Michelle Williams, que fez campanha para concorrer como melhor atriz, pode receber uma indicação a coadjuvante –os votantes têm considerado que o único protagonista é Gabriel LaBelle, intérprete de Sammy Fabelman, alter ego de Spielberg. Algo similar ocorreu há dois anos, quando LaKeith Stanfield foi “rebaixado” a coadjuvante por Judas e o Messias Negro (2020).
Outros longas que também devem receber muitas indicações são Os Banshees de Inisherin, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Elvis e Top Gun: Maverick. Enquanto os dois primeiros podem dominar as categorias de atuação, os últimos têm tudo para fazer bonito em quesitos técnicos.
Vale ficar de olho também em Avatar: O Caminho da Água. A superprodução, que se tornou a maior bilheteria de 2022 e já é o sexto filme com maior arrecadação da história do cinema, perdeu fôlego nos últimos dias e talvez precise se contentar apenas com categorias técnicas. James Cameron parece carta fora do baralho no quesito direção, e é possível até mesmo que o filme fique de fora da categoria principal!
O anúncio dos indicados ao Oscar 2023 será feito nesta terça (24), a partir das 10h30 (horário de Brasília), mas a Tangerina faz um exercício de futurologia e aponta quem deve ser lembrado nas principais categorias. Confira:
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Os Fabelmans, Elvis, Nada de Novo no Front, Os Banshees de Inisherin, Top Gun: Maverick e Tár aparecem nas apostas de vários especialistas e parecem ter um lugar confirmado na principal categoria do Oscar. Entre Mulheres e A Baleia têm crescido nesta reta final, criando uma disputa interessante pela última vaga que inclui Triângulo da Tristeza, Avatar 2, Babilônia, Glass Onion e RRR.
Se houve um momento em que críticos apontavam a possibilidade de quatro continuações serem indicadas ao prêmio principal, agora o cenário é bem diferente. Apenas Top Gun é certeza, enquanto Pantera Negra: Wakanda para Sempre parece estar fora da corrida –apesar de o primeiro filme ter feito história ao receber uma nomeação inédita para a Marvel. Glass Onion e O Caminho da Água estão em cima do muro.
Steven Spielberg (Os Fabelmans), a dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) e Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin) são as grandes certezas da categoria. As duas vagas restantes prometem uma boa competição, com Todd Field (Tár) um pouco à frente dos outros rivais. Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) perdeu fôlego, mas segue com boas chances, enquanto Ruben Östlund (Triângulo da Tristeza) e Edward Berger (Nada de Novo no Front) cresceram na reta final. Baz Luhrmann (Elvis) e James Cameron (Avatar 2) seriam escolhas surpreendentes.
Cate Blanchett (Tár) e Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) já podem se considerar indicadas. Danielle Deadwyler (Till) cresceu muito depois de ter sido “esquecida” pelo Globo de Ouro, enquanto Viola Davis (A Mulher Rei) tem nas mãos um projeto que parece feito para lhe render uma nomeação. Se Michelle Williams de fato for “rebaixada” a coadjuvante, Ana de Armas (Blonde) terá motivos para sorrir na manhã de terça-feira. Andrea Riseborough (To Leslie) surgiu como opção na reta final, mas talvez seja tarde demais para a britânica.
Por A Baleia, Brendan Fraser vai receber sua primeira indicação ao Oscar
Divulgação/A24
Brendan Fraser (A Baleia) e Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin) não podem ficar de fora da lista, e Austin Butler (Elvis) também ganhou pontos após vencer o Globo de Ouro. Bill Nighy (Living), Tom Hanks (O Pior Vizinho do Mundo), Paul Mescal (Aftersun), Tom Cruise (Top Gun: Maverick) e Hugh Jackman (Um Filho) lutam pelas outras duas vagas –para tristeza de Adam Sandler, que buscava uma chance por Arremessando Alto.
Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin) e Angela Bassett (Pantera Negra: Wakanda para Sempre) são cartas marcadas na categoria. Hong Chau (A Baleia) cresceu na hora certa, e Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu podem conseguir mais duas indicações ao Oscar para Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Michelle Williams (Os Fabelmans) apareceria como surpresa –até para si mesma– aqui, enquanto Dolly De Leon (Triângulo da Tristeza) pode ser o nome para prestar atenção em toda a temporada de prêmios.
Só a história de superação de Ke Huy Quan já lhe renderia uma lembrança da Academia, mas sua atuação em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo também não pode ser ignorada pelos votantes. Brendan Gleeson e Barry Keoghan devem representar Os Banshees de Inisherin em conjunto, e Paul Dano (Os Fabelmans) também merece uma vaga. Eddie Redmayne (O Enfermeiro da Noite), Ben Whishaw (Entre Mulheres), Judd Hirsch (Os Fabelmans) e até Brad Pitt (Babilônia) brigam com unhas e dentes para estarem na disputa.
Pinóquio de Guillermo Del Toro é favorito entre as animações
Divulgação/Netflix
A Disney não fica de fora da categoria desde 2011, quando o primeiro Gato de Botas concorreu. Neste ano, a segunda aventura do felino deve cravar uma nova indicação, mas a empresa do Mickey será representada no Oscar pela sempre ótima Pixar e sua animação Red: Crescer É uma Fera. Pinóquio é o grande favorito do quesito, com Marcel the Shell With Shoes On tendo excelentes chances. Inu-Oh, O Dragão do Meu Pai e Wendell & Wild lutam pela quinta vaga.
Como deve emplacar uma indicação à categoria principal, Nada de Novo no Front (Alemanha) está mais do que certo aqui. Decisão de Partir (Coreia do Sul) e Argentina, 1985 (Argentina) são muito bem cotados pelos especialistas, e Close (Bélgica) tem tudo para ficar com a quarta vaga. A última será disputada intensamente por EO (Polônia), Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades (México) e The Quiet Girl (Irlanda).
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?