FILMES E SÉRIES

Tom Cruise em Top Gun: Maverick, que estreia nos streamings

Divulgação/Paramount Pictures

FATO RARO

De Top Gun a Avatar: Sequências podem fazer história no Oscar 2023

Glass Onion e Pantera Negra 2 também têm boas chances de conseguirem uma indicação a melhor filme e se juntarem a uma lista seleta

Luciano Guaraldo

Os indicados ao Oscar 2023 só serão anunciados em 24 de janeiro, mas a corrida pelo principal prêmio do cinema já aponta para um fato histórico: a presença de várias sequências de outras produções na lista de melhor filme. Quatro continuações têm boas chances de emplacarem uma das dez vagas no maior quesito.

O curioso é que, em toda a história do prêmio, apenas sete sequências foram indicadas a melhor filme: Os Sinos de Santa Maria (1945), O Poderoso Chefão 2 (1974), O Poderoso Chefão 3 (1990), O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002), O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), Toy Story 3 (2010) e Mad Max: Estrada da Fúria (2015). Dois levaram a melhor: o segundo capítulo da saga dos Corleone e a conclusão da história de Frodo.

Neste ano, a lista pode incluir Top Gun: Maverick, Glass Onion: Um Mistério Knives Out, Pantera Negra 2: Wakanda para Sempre e Avatar: O Caminho da Água. Todos os quatro estão bem cotados entre críticos e especialistas em premiações e, caso pelo menos dois deles consigam uma indicação a melhor filme, já seria um feito inédito.

Maior bilheteria do cinema desde a pandemia, Top Gun: Maverick é um fenômeno que não pode ser ignorado pelos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Clayton Davis, editor de premiações da Variety, aponta que o longa com Tom Cruise deve receber sete indicações, inclusive uma para a categoria mais importante. Roteiro adaptado, cinematografia, edição, som, efeitos visuais e canção original (para Lady Gaga e sua Hold My Hand) também podem ser lembradas pelos votantes da Academia.

Wakanda para Sempre, que teve sua primeira exibição oficial na noite de quarta (26), recebeu muitos elogios de quem assistiu. Mas, alguns jornalistas apontaram que, apesar de a história ser muito boa e as atuações estarem muito acima dos níveis que se espera em um longa da Marvel, o longa em si deve ficar de fora da categoria principal –não repetindo o feito do original, que se tornou o primeiro filme do MCU a conseguir uma indicação.

O mesmo deve ocorrer com O Caminho da Água: o primeiro Avatar (2009) conseguiu nove indicações ao Oscar, inclusive melhor filme, mas levou apenas três estatuetas, em categorias técnicas. Como a continuação ainda não foi exibida para ninguém, as possíveis nomeações ficam apenas na especulação. Mas, como a concorrência está intensa, James Cameron terá de provar seu talento como contador de histórias para repetir o desempenho 13 anos depois.

Assim, o mais provável é que Top Gun: Maverick tenha a companhia de Glass Onion nos indicados a melhor filme. Seria bastante curioso, já que nem Ases Indomáveis (1986) nem Entre Facas e Segredos (2019) concorreram na principal categoria em seus respectivos Oscars.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?