MIX

Paulo Lessa em cena de Terra e Paixão

Reprodução/TV Globo

DE TERRA E PAIXÃO

Paulo Lessa celebra representatividade preta em novelas: ‘Muito forte’

Jonatas de Terra e Paixão valoriza a presença de atores como Samuel de Assis, Diogo Almeida e Barbara Reis nas tramas da Globo

Luciano Guaraldo

Intérprete de Jonatas em Terra e Paixão, Paulo Lessa vai ganhar ainda mais destaque na novela das nove da Globo a partir desta semana. O produtor vai descobrir que Agatha (Eliane Giardini) é sua mãe e, portanto, Caio (Cauã Reymond) é seu meio-irmão. Além da felicidade pessoal de ter seu trabalho reconhecido pela direção da emissora e pelo público, o ator de 41 anos ainda se empolga por representar a população preta na TV.

“Eu fico muito feliz, tenho um sentimento de orgulho de fazer parte dessa geração, poder abrir portas para quem está vindo aí. Como no passado a dona Léa Garcia [1933-2023], que a gente perdeu na semana passada, abriu essas portas para a gente também! As novelas da Globo têm um lugar no imaginário popular, e ter essa representatividade é muito importante”, valoriza Lessa em conversa com a Tangerina.

“As pessoas precisam se ver nas novelas. Imagina o impacto na população preta de ver o Samuel de Assis fazendo um advogado [em Vai na Fé], de ver a Barbara Reis plantando e colhendo, dona da terra dela [em Terra e Paixão], de ver o Diogo Almeida fazendo um médico [em Amor Perfeito]. Isso é muito forte, de uma importância muito grande. Empodera muitos jovens pelo Brasil todo, fico felicíssimo e orgulhoso de fazer parte desse movimento, com um personagem protagonista que, além do entretenimento, carrega várias mensagens importantes.”

Ele aponta, claro, que o caminho ainda é longo. “Acho que tem muita coisa ainda a evoluir, na frente e principalmente atrás das câmeras, mas é um momento muito especial. Sem vaidade nenhuma, digo que a gente está fazendo história. Parece que estou fazendo jus a essa passagem de bastão.”

Curiosamente, em seu trabalho anterior na Globo, a novela Cara e Coragem (2022), Paulo Lessa fazia par com Taís Araujo –um ícone da representatividade nas novelas, com papéis marcantes em Xica da Silva (1996), Da Cor do Pecado (2004), Viver a Vida (2009), Cheias de Charme (2012) e tantas outras. O ator conta que o casal se tornou maior do que o próprio folhetim!

“O Ítalo tinha um reconhecimento que ultrapassava o retorno da novela em si. O fato de fazer casal com a Taís ultrapassava a repercussão da própria novela, era uma loucura”, lembra. “Mas a novela das nove é uma coisa impressionante, é outro patamar. Todo lugar que eu vou, as pessoas me conhecem e estão envolvidas com a história de alguma forma. [Falam:] ‘Estou torcendo pra você ficar com a Aline’. Tem um retorno tanto no meu dia a dia, pessoalmente, quanto no online. Eu não sou ativo nas redes sociais o tempo inteiro, mas mesmo assim o número de seguidores aumenta todo dia.”

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?