Divulgação/Youtube
Condenação foi anunciada quase um ano depois de o cantor ter sido declarado culpado por dirigir uma rede de tráfico sexual e extorsão
O cantor e produtor R. Kelly foi condenado a 30 anos de prisão nesta quarta-feira (29). Ele é alvo de nove acusações de crimes sexuais e extorsão. A sentença foi anunciada quase um ano depois de Kelly ser declarado culpado por dirigir uma rede de tráfico e abusos sexuais.
A juíza Ann Donnelly proferiu a sentença na corte federal do Brooklyn e afirmou que o comportamento de R. Kelly foi violento e “cuidadosamente planejado”. A justificativa para os 30 anos de prisão foi de que o público precisava de proteção contra ele.
No julgamento, que durou seis semanas e foi realizado em setembro de 2021, R. Kelly foi considerado culpado por um júri de sete homens e cinco mulheres por ter liderado um grupo que recrutava mulheres e meninas para sexo durante seus anos em turnê.
Várias vítimas de abuso prestaram depoimento e afirmaram que o cantor exigia obediência a regras, como solicitar sua permissão para comer ou até para ir ao banheiro. As vítimas relataram também que era necessário chamá-lo constantemente de “papai” e escrever cartas de desculpas, que seriam utilizadas posteriormente como forma de tentar absolvê-lo do delito.
No início desta semana, R. Kelly teve negado pela juíza os pedidos de absolvição e de um novo julgamento. A sentença de três décadas equivale a uma prisão perpétua para o cantor de I Believe I Can Fly, que tem 55 anos.
R. Kelly entra para uma extensa lista de famosos condenados por crimes sexuais. Recentemente, o diretor e roteirista Paul Haggis também foi detido por uma acusação de agressão e abuso sexual, assim como o ex-ícone da comédia norte-americana Bill Cosby, que teve sentença anunciada após condenação pelo abuso de mais de 60 mulheres.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?