Divulgação/Netflix
Em homenagem à rainha Elizabeth, a Tangerina separou filmes, séries e animações que narram sua história ou contam com sua participação
Morta nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, a rainha Elizabeth deixou um grande impacto não só na política e na diplomacia mundial, mas também no entretenimento. Ao longo de 70 anos de reinado, a monarca foi tema de séries, filmes, documentários e muitos outros projetos.
A mais evidente dela é The Crown, superprodução da Netflix que acompanhou a vida da rainha Elizabeth desde antes de assumir o trono. A quinta temporada, que trará Imelda Staunton na pele da regente, assumindo o papel que já foi vivido por Claire Foy e Olivia Colman, tem estreia prevista para novembro, e o elenco já trabalha na sexta (e última) leva de episódios.
Mas a líder do Reino Unido e da Commonwealth também apareceu em outras produções, desde dramas como A Rainha (2006) até a comédia pastelão Corra que a Polícia Vem Aí! (1988). Isso sem falar nas animações Corgi: Top Dog (2019) e Os Simpsons –a família amarela adora encontrar a regente ao longo de seus capítulos.
Confira sete projetos que mostram uma rainha Elizabeth além da retratada em The Crown:
Jeannette Charles com Leslie Nielsen em cena da comédia
Reprodução/Paramount Pictures
Por sua semelhança física com a regente, Jeannette Charles interpretou a rainha Elizabeth em mais de 20 projetos diferentes, a maioria deles comédias. Uma das mais divertidas é Corra que a Polícia Vem Aí, clássico dos anos 1980. No primeiro filme da trilogia, Frank Drebin (Leslie Nielsen) recebe a missão de proteger a monarca durante uma visita dela a Los Angeles. Obviamente, o que não falta é confusão!
A monarca já encontrou a família amarela seis vezes
Divulgação/Fox
Desde 1992, a rainha Elizabeth já se encontrou seis vezes com a família Simpson na animação –e foi citada muitas outras. Um dos encontros mais marcantes foi quando Homer e companhia viajaram até Londres e acabaram colidindo contra a carruagem real. O pai atrapalhado achou que a monarca era uma farsante e acabou sentenciado à prisão na Torre de Londres. Depois que tudo foi explicado, ele foi liberado para voltar aos Estados Unidos –desde que a família levasse a cantora Madonna junto.
Filme rendeu Oscar para Helen Mirren
Divulgação/Miramax
Antes de criar The Crown para a Netflix, Peter Morgan roteirizou a peça The Audience, que trazia Helen Mirren na pele da rainha Elizabeth. A parceria deu tão certo que a atriz e o escritor fizeram juntos o filme A Rainha –ambos foram indicados ao Oscar pelo trabalho, e ela acabou premiada. A história gira em torno da morte da princesa Diana (1961-1997) e como a reação do povo britânico à posição oficial da regente afeta a popularidade da monarquia no país.
Freya Wilson viveu Elizabeth ainda pequena em filme sobre o pai dela
Divulgação/Paris Filmes
O longa vencedor de quatro Oscars é focado no rei George 6º, pai de Elizabeth, mas a então princesa também aparece na produção, vivida por Freya Wilson. A história gira em torno do personagem de Colin Firth, que subiu ao trono no susto e precisou encarar uma gagueira e o nervosismo de discursar em público para tomar as rédeas da monarquia e reconquistar o respeito do povo.
Sarah Gadon fez Elizabeth anos antes de tomar o trono
Divulgação/Lionsgate
Outra produção que mostra a juventude de Elizabeth antes de ser rainha, A Noite da Realeza se passa em 8 de maio de 1945, dia em que a Alemanha nazista perde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em Buckingham, a então princesa Elizabeth (Sarah Gadon) e sua irmã rebelde, Margaret (Bel Powley), recebem permissão para deixar o palácio e se misturar anonimamente à população para celebrar o fim das batalhas.
A rainha e o príncipe Philip em cena da animação
Divulgação/Imagem Filmes
Ao longo de seu governo, a rainha Elizabeth nunca escondeu sua preferência pelos cãezinhos da raça corgi. E a animação de 2019 foca justamente em um desses animais, Rex (voz de Jack Whitehall). Eleito como o mais querido da monarca, ele ganha uma série de honrarias no palácio. Mas tudo pode cair por terra depois que o cachorro se perde e, na tentativa de voltar para casa, acaba envolvido em uma espécie de “clube da luta” animal. A voz da rainha coube a Julie Walters, a Molly Weasley da franquia Harry Potter.
Stella Gonet vive a rainha
Divulgação/Diamond Films
A produção dirigida por Pablo Larraín foca na princesa Diana (Kristen Stewart), mas a rainha Elizabeth está presente, interpretada pela veterana Stella Gonet. A história mostra as festividades de Natal na propriedade da família real em Sandringham e em como a decisão de Lady Di de deixar o príncipe Charles por perceber que seu casamento com ele nunca vai dar certo a atormenta.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?