MIX

Roger E; Mosley e Tom Selleck na série Magnum

Divulgação/CBS

LUTO

Piloto da série Magnum, ator Roger E. Mosley morre aos 83 anos

Colega de Tom Selleck na série ganhou o papel por acaso porque produtores precisavam de um negro no elenco. Ele participou de dois episódios do reboot

Luciano Guaraldo

Morreu neste domingo (7), aos 83 anos, o ator Roger E. Mosley. Ele ficou conhecido por interpretar o piloto de helicóptero Theodore “T.C.” Calvin na série Magnum (1980-1988). O artista foi um dos únicos quatro atores a participar das oito temporadas da atração, ao lado de Tom Selleck (Magnum), John Hillerman (Higgins) e Larry Manetti (Rick Wright).

A filha de Roger, Ch-a Mosley, contou ao Hollywood Reporter que o pai morreu em decorrência de lesões causadas em um acidente de carro sofrido três dias antes. Ele estava internado no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, mas não resistiu.

Antes de Magnum, Roger E. Mosley havia chamado a atenção no filme Leadbelly (1976), no qual deu vida ao icônico Huddie Ledbetter (1888-1949), pioneiro do blues rural. No ano seguinte, interpretou outro personagem real, o pugilista Sonny Liston (1932-1970) no longa O Maior de Todos, e encarou o verdadeiro Muhammad Ali (1942-2016) no ringue cenográfico.

Ele também se destacou em filmes do gênero blaxploitation, movimento cinematográfico que popularizou longas estrelados por artistas negros em ambiente urbano.

Mas o papel que transformou sua vida foi mesmo o de “T.C.” em Magnum. Um personagem, aliás, que chegou a ele por acaso. O próprio Roger E. Mosley revelou que o ator Gerald McRaney interpretaria o amigo do protagonista, até que a equipe percebeu que precisava de um negro no elenco fixo.

Como Tom Selleck tinha trabalhado com Mosley em Terminal Island (1973), sugeriu o nome dele aos produtores. Focado em fazer filmes, ele quase recusou o papel porque não queria dedicar oito meses de seu ano a uma série de TV. Seu agente, no entanto, o convenceu a topar o convite.

Curiosamente, Roger E. Mosley tinha licença para pilotar helicópteros na vida real, assim como seu personagem. Os produtores de Magnum, porém, só descobriram isso depois que ele já tinha sido escalado, em mais uma feliz coincidência da vida imitando a arte.

Seu último trabalho na TV foi justamente em Magnum, mas na nova versão da série, estrelada por Jay Hernandez e que recentemente foi salva do cancelamento para mais duas temporadas. Mosley apareceu em dois episódios da atração, em 2019 e 2021, como uma participação mais do que especial.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?