MIX

Tony Bellotto no programa Entrevista

Divulgação/Canal Futura

ENTREVISTA

Tony Bellotto usa lado roqueiro para encarar papo com ‘monstros’ na TV

Guitarrista do Titãs agora também comanda o Entrevista, no Canal Futura, e defende a educação como forma de combate às trevas políticas

Luciano Guaraldo

Tony Bellotto completa 40 anos de estrada com o Titãs em 2022 e, apesar de já ter mostrado outras facetas ao longo da carreira, como a de escritor e a de apresentador, ainda consegue explorar novos lados. Na segunda (5), ele encarou sua estreia no Entrevistas, programa do Canal Futura em que fica cara a cara com nomes como Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Sandra Annenberg e Leticia Sabatella.

Bater papo com “monstros sagrados” desse naipe não é tarefa fácil, e o roqueiro não esconde seu nervosismo. “O coração sempre dá uma acelerada (risos). Mas eu sou filho de professores, tenho a experiência de toda uma vida com professores dentro de casa que me ajudou a encarar essas pessoas. Dá um frio na barriga, mas no fim de cada conversa já me sentia um amigo íntimo”, conta ele em entrevista exclusiva à Tangerina. “É gostoso entrevistar, eu me sinto um pouco Jô Soares [1938-2022].”

A temporada do Entrevista comandada por Tony Bellotto faz parte das comemorações de 25 anos do Futura, lançado em 22 de setembro de 1997. Como o integrante dos Titãs já havia apresentando o programa Afinando a Língua, pareceu uma opção natural para participar dos bate-papos que celebram a cultura, a educação e a própria história do canal.

A diferença, ressalta o guitarrista dos Titãs, é que no Afinando a Língua todas as conversas eram voltadas para a música –ele, que também é escritor, era a escolha ideal para um programa que pretendia atrair o público jovem, ligado ao rock, para discutir literatura e educação. No Entrevista, ele fica frente a frente com pesquisadores, cientistas, filósofos, jornalistas e escritores. Será que foi necessário descobrir um novo Tony Bellotto para o programa?

“A essa altura da vida, a gente não tem mais muita coisa nova para descobrir (risos)”, brinca. “Mas a verdade é que não tinha como dissociar muito o roqueiro do entrevistador, até porque os convidados também me conhecem por esse lado. Acho que isso só aumentou a possibilidade de a conversa ficar melhor. Porque eu não tenho um conhecimento científico, mas entendo a função da educação no sentido mais amplo, então sempre dava para tirar algo e chegar a um lugar em que a gente se entendia.”

Arte e educação para fugir das trevas políticas

Veterano do Rock in Rio, o Titãs não participa da edição 2022 do evento. Mas Tony Bellotto encara com pé atrás a afirmação de Roberta Medina, vice-presidente do festival, de que o evento não é local para política. Afinal, em 1991, os roqueiros fizeram uma apresentação histórica, repleta de críticas ao então presidente Fernando Collor. Defensor da educação e da cultura, o músico afirma que é impossível fazer arte sem política.

“Se a arte não fosse tão importante na questão política, esse governo atual não perseguiria tanto os artistas. Mesmo se você não se coloca explicitamente, sempre há um posicionamento político por trás. A arte e a cultura sempre são, em sua própria definição, contrárias ao autoritarismo. A gente precisa lutar realmente contra esse regime tão autoritário”, alfineta.

“Por isso é tão importante celebrar os 25 anos do Futura, um canal que luta para disseminar o conhecimento, a cultura. Só assim para assegurar a continuidade da nossa democracia, que realmente está ameaçada hoje em dia. Eu fico muito feliz, tanto nos shows que faço quanto nos programas do Futura, porque posso me colocar em defesa da democracia e contra as trevas.”

A temporada do Entrevista comandada por Tony Bellotto vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h45. A lista de convidados ainda inclui o apresentador Spartakus Santiago, o médico Jairo Bouer, o diretor Rafael Figueiredo, o físico Marcelo Gleiser e a atriz e cantora Priscilla Campos, que fez história no Futura como a estrela de Teca na TV (1997-2009).

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?