Reprodução/Instagram
A britânica vestiu os integrantes da banda Sex Pistols e ajudou a popularizar peças rasgadas, grafitadas e de plástico
Morreu nesta quinta-feira (29), aos 81 anos, a estilista britânica Vivienne Westwood. Ela foi uma das principais responsáveis pela popularização do punk no mundo todo durante os anos 1970. A causa da morte não foi divulgada. Segundo comunicado oficial, ela estava em paz e cercada por familiares.
“Vivienne continuou a fazer as coisas que ela amava até o último momento. Desenhando, trabalhando em sua arte, escrevendo seu livro e mudando o mundo para melhor. Ela levou uma vida incrível. Sua inovação e seu impacto ao longo dos últimos 60 anos foram imensos e vão continuar pelo futuro”, informou mensagem postada em seu perfil no Instagram.
A estilista seguia o taoísmo, religião de filosofia chinesa que enfatiza a vida em harmonia. Ela deixou a seguinte mensagem para seus seguidores: “Sistema espiritual do Tao. Nunca houve uma necessidade maior para Tao do que hoje. Tao lhe dá uma sensação de que você pertence ao cosmos e lhe dá propósito à sua vida. Ele lhe dá um senso de identidade e força para saber que você está vivendo a vida que pode viver e, portanto, precisa viver: faça uso completo do seu caráter e uso completo de sua vida na Terra”.
Vivienne Westwood se tornou um nome conhecido na indústria da moda ao abrir a loja Sex em parceria com Malcolm McLaren (1946-2010), empresário da banda Sex Pistols. Por conta da proximidade com Sid Vicious (1957-1979), Johnny Rotten e companhia, a estilista ajudou a moldar o estilo do punk no Reino Unido –e, depois, no mundo.
A loja virou ponto de encontro para outras bandas de punk, e as criações de Vivienne vestidas pelos integrantes do Sex Pistols apresentaram um novo estilo, com peças com tachinhas, tecidos rasgados e camisetas grafitadas, além de roupas de borracha e plástico. Até Chrissie Hynde, vocalista do Pretenders, trabalhou na Sex antes da fama.
A estilista foi uma das personagens apresentadas na minissérie Pistol, lançada neste ano e disponível no Brasil no Star+. Na atração, Vivienne foi interpretada por Talulah Riley, a Angela de Westworld (2016-2022).
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?