MIX

Yoko Ono

Reprodução/Instagram

ANIVERSÁRIO

Yoko Ono, 90 anos: A artista que vai além da ‘destruição’ dos Beatles

Yoko Ono completa 90 anos neste sábado; artista e ativista marcou a história e é muito mais do que viúva de John Lennon

Giulianna Muneratto

Neste sábado (18), Yoko Ono completa 90 anos. Normalmente reduzida ao posto de mulher de John Lennon (1940-1980) e pivô da separação dos Beatles, Yoko vai muito além de seus estereótipos. Artista e ativista, ela é considerada até hoje uma das pessoas mais influentes do mundo e um dos nomes mais importantes da história. 

Yoko Ono se jogou no mundo das artes por volta dos anos 1950, muito antes de dar início a um relacionamento com o vocalista da banda The Beatles. Suas obras sempre traziam provocações, seja em formato de introspecção poética ou mesmo de sátira, e em sua grande maioria convidavam o público a interagir e entender de perto os sentimentos que ela queria passar com cada um de seus projetos. 

Em sua trajetória profissional, ela trabalhou como nomes como John Cage (1912-1992), La Monte Young, Morton Feldman (1926-1987) e o grupo Fluxus, e foi só em 1966 que seu caminho cruzou com o de John Lennon. O músico prestigiou a instalação Ceiling Painting (Pintura de Teto, em tradução livre), depois que Yoko já era uma artista prestigiada, e se encantou pelo talento daquela que viria a ser sua companheira até seu último dia de vida.

Há fãs dos Beatles que culpam Yoko Ono pela separação da banda até hoje –mas não foi bem assim. Depoimentos dos próprios membros da banda e registros históricos apontam que o grupo já tinha chegado ao fim muito antes de a artista aparecer na vida do vocalista, inclusive por conta de brigas financeiras e da constante pressão colocada em cima deles por empresários.

Para aqueles que ainda acreditam que Yoko Ono era apenas mulher de John Lennon, uma constatação: ainda que sua vida jamais tivesse cruzado com a dos integrantes dos Beatles, Yoko continuaria sendo um destaque artístico. Performer, artista plástica e poeta, Yoko Ono já tinha traçado um caminho profissional brilhante antes mesmo de surgir na trajetória do tal quarteto fabuloso. 

Yoko Ono chega aos 90 anos como uma força monumental das artes plásticas e do ativismo que causa questionamentos e movimentações no status quo estabelecido há gerações. Corajosa, ela pavimentou o caminho de muitas outras artistas mulheres, ainda que tivesse que lutar contra o mundo para se estabelecer. Seu talento, tão evidente até hoje, acabou sendo proporcional aos ataques de ódio que precisou enfrentar.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?