MÚSICA

2.mar.2022 - Paulo André e Arthur Aguiar cantam juntos na festa do líder no BBB 22

Reprodução/TV Globo

BBB 22

Arthur Aguiar usa BBB 22 pra emplacar na música; 2º single sai dia 24

Um raio-x da carreira musical do favorito ao prêmio de R$ 1,5 milhão, que tem usado o reality como trampolim para sua carreira na música. No dia 24 de março, ele lança novo single com Matheus Fernandes

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Desde que entrou no Big Brother Brasil 22, Arthur Aguiar já mencionou mais de uma vez que pretende investir na música quando sair. Salvo do paredão desta terça (8) com com apenas 1,77% dos votos, o carioca não sabe que é um dos favoritos a ganhar o prêmio de R$ 1,5 milhão, o que poderia mudar tudo. Mas ele já deu algumas pistas de que usa o BBB como a grande plataforma para finalmente fazer deslanchar sua carreira solo como cantor e compositor. E inclusive deixou dois singles prontos para lançar durante o confinamento, um deles ainda inédito.

Não à toa, na segunda vez em que Arthur Aguiar ganhou a Prova do Anjo, uma das mensagens em vídeo transmitidas no almoço especial foi gravada por seu empresário, Pedro Mota. E, é claro, ele citou o trabalho de Arthur na música. “Mais de dez anos de história, vários projetos autorais (…) Arthur é um cara perfeccionista para caramba, gosta de tudo do seu jeito. Eu admiro demais isso em você”, disse Mota, que também cuida das carreiras de Claudia Leitte e César Menotti & Fabiano.

Arthur não sabia que músicas teriam ‘parcerias dos sonhos’

Foi Mota quem conseguiu fechar com a dupla sertaneja Matheus & Kauan a participação em Casa Revirada, single lançado no dia 18 de fevereiro (leia mais sobre ele abaixo). Arthur tinha deixado a música gravada, sem participação, e entregou na mão do empresário. Ele só descobriu que tinha conseguido a parceria com os sertanejos quando o novo hit tocou numa festa do BBB 22, já com as vozes de Matheus e Kauan. E vibrou muito.

O mesmo pode acontecer num futuro próximo. No dia 24 de março, chega às plataformas de streaming Fora da Casinha, a outra música que Arthur Aguiar gravou antes de entrar no BBB. Ela também terá um feat que o brother sonhava, mas não sabia que conseguiria: Matheus Fernandes, cantor de forró eletrônico presente em hits como Baby Me Atende e Coração Cachorro. O cantor cearense está gravando sua participação num estúdio em Orlando, nos Estados Unidos. Esta será a última música que vai lançar enquanto estiver no reality show.

Música como grande objetivo

Quem acompanha mais de perto, pescou o que Pedro Mota falou em seu vídeo. Arthur Aguiar é mais conhecido pelo grande público como ator de novelas da Globo, mas não é de hoje que ele demonstra ter na música seu grande sonho profissional. E não apenas como cantor e intérprete, mas principalmente como compositor. Por isso, a referência do empresário aos “projetos autorais” e a “gostar de tudo do seu jeito”.

Caso você não saiba que Arthur Aguiar tem essa vida paralela na música, que começou há 11 anos na novela teen Rebelde, da Record, fica tranquilo. A Tangerina vai contar essa história por partes.

Arthur Aguiar canta em uma das festas do BBB 22

Reprodução/TV Globo

A música que Arthur Aguiar lançou no BBB

É importante começar a análise pelo lançamento musical mais recente de Arthur, Casa Revirada, que saiu no dia 18 de fevereiro. Isso porque é provável que esta música —assim como Fora da Casinha, a próxima a ser lançada— guie os próximos passos de sua carreira pós-BBB.

Desde que passou a apostar no lado musical, nunca antes Arthur Aguiar tinha dialogado tão bem com o que estava acontecendo na música pop. Não exatamente por ser um parceria com uma dupla sertaneja —Matheus & Kauan—, mas porque a música soa extremamente atual. Isso é visto tanto na letra quanto na produção, assinada por WR no Beat, que mescla instrumentos acústicos e beats eletrônicos.

Os versos de Casa Revirada são escritos principalmente por Arthur Aguiar —em parceria com Gabriel Cantini e Thiago Correa Gonçalves— e têm no refrão seu grande acerto. “E quando a gente se encontrar/ Vai ter de tudo, vai ter beijo com pegada/ Vai ter carinho, vai ter casa revirada/ Daquele jeito que você já tá ligada”, cantam Arthur, Matheus e Kauan.

Se os versos são autobiográficos ou não, é o BBB quem vai ter que contar mais pra frente. O fato é que eles bebem de parte fundamental da fórmula sertaneja de emplacar hits: ter um refrão com o qual muitos ouvintes podem se identificar.

Claro que o fator BBB ajuda muito, até porque a música já tocou em festas do reality. Mas o fato é que Casa Revirada, em duas semanas, já está perto de ser o maior sucesso de Arthur Aguiar nas plataformas de streaming. Só no Spotify, ela caminha para os 2 milhões de plays. A mais escutada do carioca por lá é A Flor, single principal do primeiro e único álbum de estúdio dele. Vamos ao disco.

A aposta feita em O Que Te Faz Bem

Caso você siga a ordem cronológica proposta por este texto, é bom se preparar. O primeiro e único álbum com músicas inéditas de Arthur Aguiar, O Que Te Faz Bem, pouco tem a ver com Casa Revirada. Lançado em 2016 —três anos após o fim de Rebelde e antes mesmo dele conhecer a atual esposa, a ex-BBB Maíra Cardi—, o disco já era um grande investimento do artista, principalmente para mostrar seu lado compositor. Das dez faixas presentes, nove são canções escritas apenas por ele. A outra, é dele com um só parceiro, Guga Sabatiê.

É um ótimo exemplo do Arthur músico perfeccionista. Em entrevistas da época, o carioca dizia que fez “o disco com calma para não errar, e consegui. Hoje, ouço o disco e ele está como eu queria”. Talvez converse com aquele momento específico de Arthur, ou com o que ele vislumbrava para o caminho musical.

Mas O Que Te Faz Bem, por mais bem produzido e gravado que tenha sido, é um disco que pouco propõe. Ele é composto por muito samba-rock e um tanto de pop rock, uma mistura que remete ao que grupos como Trio Ternura e Farofa Carioca faziam no Rio de Janeiro muitos anos antes.

A diferença é que Arthur não conseguiu emplacar uma grande canção, tampouco um refrão certeiro como o de Casa Revirada. O disco produzido por Alexandre Carlo, líder do Natiruts, traz uma audição fácil, que você entende os méritos, mas esquece pouco depois. Seis anos atrás, já nascia datado. Hoje, nem se fala. A Flor, o single que emplacou, funciona mais por ter um clipe estrelado pela global Thaila Ayala do que por ser efetivamente um grande hit.

Clipe com Maíra grávida

Além de O Que Te Faz Bem, o disco, e do single recém-lançado, Arthur Aguiar também soltou algumas músicas isoladas de 2016 para cá. A mais popular é Maior Presente que Deus Me Deu, lançada em outubro de 2018. A canção é inteiramente composta por ele e homenageia a filha do artista, Sophia. É uma balada centrada na voz (a melhor performance vocal do brother, aliás) e na guitarra, mas o grande diferencial mesmo foi o clipe estrelado por Arthur e Maíra, que estava grávida à época.

O vídeo, digno de álbum de família, traz trechos românticos do casal. É sabido que muita coisa conturbada aconteceu depois, especialmente as traições de Arthur, o que contribuiu para o alcance do vídeo. Tanto que há uma disparidade significativa entre YouTube e Spotify: 8,2 milhões e 435 mil plays, respectivamente.

Cena do clipe de Maior Presente Que Deus Me Deu, de Arthur Aguiar

Clipe de Maior Presente que Deus me Deu

Arthur Aguiar homenageia a filha, Sophia

Arthur também lançou músicas em parcerias com outros artistas nesse meio tempo, como Vai na Fé (com Levi Lima, ex-Jammil) e Covinha do Sorriso Dela (com Tierry), ambas em 2017.

Mas o single solto mais relevante, depois de Casa Revirada, é Para de Brincar Comigo, lançado em dezembro de 2021. Outra parceria com o produtor WR no Beat, o som também serve como um indicativo do caminho que Arthur deveria seguir pós-BBB, agora com um alcance maior. Produção que acerta na mistura de elementos, um refrão repetitivo e um vocal bem gravado.

A vida como Rebelde

Não podemos deixar de citar, claro, a vida regressa de Arthur Aguiar na música. Afinal, foi em Rebelde que tudo começou. O carioca estreou na versão brasileira do hit teen mexicano em 2011, com 22 anos, e interpretou o personagem Diego Maldonado. Ele seguiu no ar na novela da Record por dois anos. Nesse período, também formou a versão brasileira da banda Rebeldes, produzida por Rick Bonadio. O grupo lançou dois álbuns, com músicas compostas por Bonadio, Di Ferrero (ele mesmo) e outros, que venderam muito.

Arthur Aguiar não participava das composições das músicas, apenas as interpretava em discos e shows, mas sempre se mostrou grato ao projeto. “A gente não podia tocar em nada nas músicas, nossa função era cantar. Mas considero uma experiência incrível, pois me fez viajar pelo Brasil, ter noção de palco…”, disse ao jornal O Globo em 2016.

Arthur Aguiar (centro, abraçando Lua Blanco) com o elenco da novela teen Rebelde

Arthur Aguiar (centro, abraçando Lua Blanco) com o elenco da novela teen Rebelde

Divulgação

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal