Reprodução/Instagram
Enquanto cantores se rendem aos pedidos para tirar selfies durante performance, fãs comemoram espontaneidade da nova rede social
As estrelas pop não conseguem resistir ao BeReal. Mais novo queridinho entre as redes sociais, o aplicativo tem o objetivo de tornar a vida na internet um pouco mais “real”. Os usuários recebem notificações uma vez por dia, em um horário aleatório, para postar em até dois minutos uma foto do que está fazendo naquele momento, sem filtros, edições, ou contagem de seguidores.
O fato de as postagens serem feitas de forma simultânea por usuários de um mesmo continente tem gerado alguns momentos divertidos em shows de cantores com bases de fãs mais jovens —os primeiros a adotarem a plataforma. O público de Billie Eilish, por exemplo, protagonizou um momento inédito durante a passagem da cantora pela Austrália, em setembro.
Enquanto Billie cantava My Strange Addiction, os fãs acabaram se distraindo no momento em que a primeira pessoa grita “BeReal”, indicando a notificação para a hora da postagem. Rapidamente, diversas outras pessoas começam a comemorar. “Isso foi como um episódio de Black Mirror”, comentou um usuário do TikTok sobre um registro da situação.
O fato de a postagem acontecer em algum momento aleatório do dia já virou um motivo de piada entre os usuários. Caso o aplicativo tivesse notificado horas depois do show de Billie, por exemplo, as fotos da cantora no palco não seriam possíveis para o público australiano.
Alguns cantores ainda entraram de vez na brincadeira. Durante uma maratona de shows em Nova York, Harry Styles não poupou carisma em interações com a plateia. Em uma das noites, um fã entregou o celular nas mãos do britânico, pedindo para ele fizesse um BeReal. O cantor tirou uma selfie e ainda brincou: “É real”, ironizando a imagem em que saiu com os olhos fechados.
No início do mês, Conan Gray, amigo de Olivia Rodrigo e cantor queridinho de Taylor Swift, viveu uma situação semelhante. Em uma pausa durante o show, ele pegou o celular de um fã e ficou pedindo ajuda da plateia para entender como fazer uma postagem quando já tinha perdido o horário anunciado pelo aplicativo na data. É possível enviar uma foto mesmo que “atrasado”.
Ele precisou aguardar alguns instantes enquanto o aplicativo informava que estava carregando, um problema comum entre os usuários. “Essa parte de ‘está carregando’ pareceu um ataque pessoal”, brincaram os administradores da conta do BeReal em um comentário no vídeo do TikTok postado por um fã de Gray.
Curiosamente, os momentos do BeReal ganham grande repercussão no TikTok —uma vez que o aplicativo original não conta com um sistema de likes ou um feed com algoritmos envolvendo maior popularidade, que possibilitaria conteúdos virais. Uma gravação de tela da banda alemã Jeremias tirando uma foto no palco, por exemplo, acumula mais de 2 milhões de visualizações na rede social de vídeos rápidos.
Se os momentos para selfies ou fotos no final do show parecem ter ficado ultrapassados para a nova geração, a versão mais real (ainda que com olhos fechados) pode ganhar mais espaço para guardar memórias dos grandes momentos.
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?