MÚSICA

cher

(FOTO: Reprodução Facebook)

BELIEVE

Cher confessa ter perdido milhões com seu maior hit; entenda

Cher não reivindicou créditos de composição de Believe, seu maior sucesso, e perdeu milhões de dólares

Fernando Berenguel

Cher alega que perdeu muito dinheiro por não ter conseguido colocar seus nomes nos créditos de composição da música Believe, o maior hit de sua carreira solo. A artista de 77 anos admitiu que um de seus maiores arrependimentos foi ter sido “estúpida” demais por não reividicar sua contribuição criativa no single lançado em 1998 –que formalmente teve como compositores Brian Higgins, Stuart McLennen, Paul Barry, Steven Torch, Matthew Gray e Timothy Powell.

Em conversa com o programa Tracks Of My Years da BBC Radio 2, a artista norte-americana confessou ao apresentador Vernon Kay os bastidores da canção. “Você nem imagina –cerca de 30 pessoas escreveram isso. E eu fui tão estúpida. Não perguntei. Eu nem perguntei”, relatou a cantora questionar se poderia ou não reivindicar os créditos de composição da canção.

“Vendeu 11 milhões de cópias. Eu poderia ter ganho muito dinheiro”, admitiu. Ainda na entrevista, a cantora alegou ter escrito o verso “I’ve had time to think it through/ and maybe I’m too good for you” (“Tive tempo para pensar sobre isso/ e talvez seja bom demais para você”, na tradução literal).

Cher lembrou como foi tensa a gravação de Believe, e que teve até que sair do estúdio quando seus vocais foram criticados. “O verso era tão ruim. Eu não consegui fazer isso bem. Nós –os compositores e eu– tivemos uma grande briga por causa disso. Saí depois que eles disseram que eu tinha que cantar melhor. Então, de manhã, eu disse ‘[Posso usar] um vocoder [instrumento que analisa e sintetiza a voz humana]?’ e eles disseram: ‘Não, você tem que fazer isso na hora [ao vivo]’.”

Mesmo com a rejeição, o uso do autotune entrou no processo de criação da faixa, e a voz da cantora foi alterada e entrou para sempre na história da música. Cher revela que adora como sua voz fica irreconhecível em algumas partes de Believe. “Minha coisa favorita é que você não sabia que era minha voz no começo”, afirma.

Relembre o hit Believe, de Cher:

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?