MÚSICA

coachella 2022

Reprodução/Instagram/@coachella

Nos tribunais

Afrochella: Festival de música em Gana é processado pelo Coachella

Produtora alega que o Afrochella se aproveita da fama da marca para confundir as pessoas que associam um festival ao outro

Luccas Oliveira
Luccas Oliveira

A produtora Goldenvoice, que organiza o Coachella, abriu um processo de violação de marca registrada contra o festival Afrochella, de Gana. O evento está marcado para 28 e 29 de dezembro em Acra, capital do país, e terá astros da música pop africana como Burna Boy e Fireboy DML.

O processo foi aberto no tribunal federal da Califórnia, estado norte-americana onde é realizado o Coachella, um dos festivais mais badalados do mundo. De acordo com a Goldenvoice, o Afrochella está “se aproveitando intencionalmente da boa vontade dos famosos festivais e marcas comerciais Coachella e Chella ao promover ativamente eventos musicais nos Estados Unidos e em Gana, usando a marca confusamente semelhante Afrochella”.

“Não se contentando apenas em imitar e tentar se aproveitar da boa vontade do Coachella, os réus chegaram ao ponto de solicitar em Gana o registro do Coachella como sua própria marca registrada”, revelou ainda o processo. “Apesar dos repetidos pedidos dos autores, os réus se recusaram a adotar seu próprio nome de evento e, como resultado, casos de confusão já apareceram nas mídias sociais”. As informações são da Pitchfork.

O processo do Coachella busca medidas cautelares e danos por uma suposta infração intencional do Afrochella.

Em 2017, o ex-diretor do Afrochella, Edward “Deezy” Elohim, chegou a dizer no Twitter que o festival era “um evento temático do Coachella”.

Em seu site oficial, porém, o Afrochella se descreve como “uma celebração da cultura diversificada da África e do trabalho vibrante de criativos empreendedores africanos”.

O Coachella em si está marcado para os fins de semana de 14 a 16 e 21 a 23 de abril de 2023. A última edição teve shows das estrelas brasileiras Anitta e Pabllo Vittar.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?