Reprodução/Instagram
Rapper também ficou conhecido entre o público jovem ao gravar a música de abertura da comédia Kenan & Kel, da Nickelodeon
O rapper Coolio, vencedor do Grammy pela música Gangsta’s Paradise, morreu nesta quarta-feira (28), aos 59 anos. Segundo seu empresário, o também saxofonista Jarez Posey, ele teve uma parada cardíaca no banheiro da casa de um amigo. Os socorristas o declararam morto assim que chegaram à residência.
Ao longo de sua carreira, Coolio vendeu mais de 17 milhões de discos –foram oito álbuns em sua carreira solo, iniciada com It Takes a Thief (1994). Seu último lançamento, From the Bottom 2 the Top, chegou às lojas em 2009. Entre seus sucessos, estão os singles Fantastic Voyage, C U When U Get There e a já citada Gangsta’s Paradise.
A faixa rendeu ao artista o Grammy de melhor performance solo de rap de 1995 e foi indicada ao prêmio de gravação do ano na mesma cerimônia. Coolio também levou o VMA de melhor clipe de rap e melhor clipe de filme com a canção, que fez parte da trilha sonora do filme Mentes Perigosas (1995), com Michelle Pfeiffer.
O sucesso de Gangsta’s Paradise foi tamanho que, inicialmente previsto para constar apenas no CD com a trilha do filme, acabou não só entrando no próximo álbum de Coolio mas virando o nome do disco, que vendeu mais de 2 milhões de cópias no mundo todo.
Nascido Artis Leon Ivey Jr., ele recebeu o apelido Coolio inicialmente como uma zoeira. Seus amigos o chamavam de “Coolio Iglesias”, um trocadilho com a palavra “cool” (descolado) e o cantor Julio Iglesias por causa de seu gosto musical inusitado –que incluía o rei do romantismo espanhol e o violonista José Feliciano (do hit Feliz Navidad).
O rapper decidiu adotar a brincadeira como nome artístico e explodiu para o sucesso nos anos 1990, primeiro como parte do grupo de rap WC and the Maad Circle, com o qual lançou um disco, e depois em carreira solo.
O artista foi além das fronteiras do rap e conquistou o público juvenil ao gravar Aw, Here It Goes!, música-tema da comédia Kenan & Kel (1996-2000). A produção da Nickelodeon voltou aos holofotes neste mês após Kenan Thompson e Kel Mitchell se reunirem durante a premiação do Emmy –Coolio, infelizmente, não fez parte do reencontro.
Fora da música, ele fez trabalhos eventuais como ator, com destaque para o filme Batman & Robin (1997) –ele deveria voltar como o Espantalho no quinto filme da franquia, que nunca chegou a sair do papel. Coolio também apareceu na paródia de filmes de terror Histeria (2000), da longa de super-herói Demolidor – O Homem Sem Medo (2003) e da ficção científica Drácula 3000 (2004).
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?