MÚSICA

Criolo e Milton Nascimento

Reprodução/Instagram

DEZ ANJOS

Criolo lança clipe em celebração a Milton Nascimento e Gal Costa

Dez Anjos é música composta e cantada por Criolo e Milton Nascimento, feita especialmente a pedido de Gal Costa

Giulianna Muneratto

Em celebração aos 81 anos de Milton Nascimento e em homenagem à consagrada Gal Costa (1945-2022), Criolo lançou uma música com o cantor, acompanhada de clipe impactante. Dez Anjos é uma composição de ambos, que faz parte do projeto Existe Amor (2020), um EP com quatro faixas, mas também uma campanha de um fundo solidário para a população em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de Covid-19.

“Eu lembro quando ao telefone, Milton muito carinho e gentil dividiu a alegria de uma amiga tão amada que lhe pedira uma canção! Eu, já emocionado por ouvir a voz do Milton ao telefone, escutei a frase: ‘Eu confio em você para me entregar um texto e eu transformar em música’, e assim nasceu Dez Anjos, pedido de Gal Costa ao amigo da vida Milton. Hoje, ao ver esse vídeo que levou tanto tempo para ser concluído, enxergo mais uma vez o tamanho desse telefonema que Milton, de modo mágico, mais uma vez –entre tantas outras–, muda minha vida. Que coisa linda”, contou Criolo em comunicado enviado à imprensa.

Milton Nascimento também celebrou a parceria: “Eu e Criolo compusemos Dez Anjos para minha saudosa amiga Gal Costa. ‘Só’ por isso, essa canção já se faz muito especial. Anos depois, a gravamos juntos, e, agora, ver isso tudo ganhando novos significados através das imagens dessa animação, é mais uma alegria que ganho com essa composição”, pontuou o artista.

Dirigido por Gabriel Bitar, o vídeo é uma jornada emocional que transcende barreiras linguísticas e culturais. “O filme foi pensado como um desenho gigante, com a câmera conduzindo o espectador em um passeio por essas imagens. Foi um processo de criação bastante artístico, livre, que durou entre idas e vindas, cerca de dois ou três anos e no qual nem sempre sabia exatamente para onde estava indo. Me apoiei muito no que eu sentia em cada cena, nas formas e nas animações mais abstratas, no gesto, na plasticidade dos materiais e principalmente no processo do ‘fazer'”, revelou ele.

” Comecei com desenhos de carvão, que serviriam como storyboard. Estas primeiras imagens me levaram a experimentar uma técnica de desenho em gesso usando pastel seco, carvão e outros materiais. Ainda na placa de gesso, também trabalhei com desenhos negativos, removendo a tinta com ferramentas de gravura, como goivas e raspadores”, concluiu.

Assista ao clipe:

Dez Anjos - Criolo e Milton Nascimento

Música é homenagem a Gal Costa

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?