MÚSICA

Discos de vinil de Taylor Swift prometem impulsionar ainda mais o mercado

Reprodução

Voltou para ficar?

No Reino Unido, discos de vinil superam jogos de PlayStation em vendas

LPs já são a segunda mídia física mais vendida do país, e mercado promete ficar ainda mais aquecido com novo disco de Taylor Swift

Luccas Oliveira
Luccas Oliveira

O bom momento do mercado de discos de vinil voltou a ficar em evidência com a divulgação de um balanço da Associação de Varejistas de Entretenimento (Entertainment Retailers Association), do Reino Unido. Segundo o relatório, a venda de LPs já supera a de jogos de PlayStation.

Com isso, o vinil chegou ao segundo lugar como mídia física mais vendida do país em 2022, atrás apenas dos jogos de Nintendo Switch.

Até o momento, discos de vinil já geraram £ 80,9 milhões (R$ 482,7 milhões, na cotação atual) nas vendas de 2022. No ano passado, na mesma época, eram £ 72,1 milhões (R$ 430,2 milhões). Na contramão, os CDs seguem em baixa, com queda de 8,1% no faturamento de um ano para o outro.

“O vinil cresce cada vez mais e aparece imparável”, disse a CEO da ERA, Kim Bayley, para o site NME. “Um formato analógico de 74 anos de idade eclipsar a tecnologia da era digital dos videogames é bastante extraordinário. Depois de dez anos em sua longa escalada de volta ao sucesso, o renascimento do vinil está definitivamente aqui para ficar.”

Vale lembrar que, apesar de todos os problemas envolvendo atrasos em fábricas e falta de matéria-prima no mundo, o vinil registrou sua melhor venda em três décadas no ano passado. Segundo a Indústria Fonográfica Britânica (BPI na sigla original), mais de 5 milhões de discos foram vendidos em 2021 só no Reino Unido.

Artista pop abraçaram o vinil

O ressurgimento vai de encontro ao interesse de grandes artistas pop em explorar o vinil como peça central do merchandising.

Taylor Swift, por exemplo, pretende lançar seu próximo LP, Midnights, em diversas versões diferentes. A loja brasileira da Universal Music Store colocou em pré-venda quatro delas (foto acima), com variações de capas e das cores dos discos. Uma já está esgotada.

As vendas estão bombando, mas o disco só está previsto para chegar ao estoque da loja brasileira no fim de janeiro. No streaming, sai em 21 de outubro.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?