8 documentários de artistas pop: De Anitta a Britney Spears - Tangerina

MÚSICA

Beyoncé em trecho de Black is King

Divulgação/Netflix

Lista

De Anitta a Beyoncé: 8 documentários de artistas pop para ver hoje

Filmes mostram trajetórias, ambições e dificuldades de cantoras que revolucionaram a indústria musical

Nicolle Cabral
Nicolle Cabral

Na indústria musical, o que não falta são artistas pop que colecionam uma legião de fãs e números grandiosos nas plataformas de streaming. Com a fama, é claro, a curiosidade do público acaba aumentando, especialmente no que diz respeito à vida amorosa dessas personas ou os processos criativos por trás daquele grande hit. Ainda mais nesta época de stories do Instagram e TikTok, quando tudo é muito compartilhado.

Ao pensar nisso, a Tangerina separou oito documentários de grandes artistas pop atuais para você dar o play hoje mesmo. Prepara a pipoca e o gogó para cantarolar.

Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela (2021)

Não há dúvidas sobre a influência de Britney Spears na cultura pop. Desde 1999, com o primeiro disco …Baby One More Time, a artista conquistou o marco de 150 milhões de álbuns vendidos, uma carreira eletrizante marcada por hits e colaborações com Madonna, Pharrel Willams, Christina Aguilera e Justin Timberlake. Além disso, Britney virou o ícone fashion dos anos 2000.

Entre os anos de 2007 e 2008, contudo, a cantora se viu em um período conturbado, com máxima exposição e nenhuma compaixão, por parte da mídia, especialmente. Durante esse ano, Britney perdeu a custódia dos dois filhos, foi internada em uma clínica de reabilitação e passou a ter a vida gerida pelo pai, Jamie Spears. É, portanto, deste intervalo de tempo que o documentário Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela trata. Produzido pelo jornal The New York Times, a produção passa pelos abusos que a cantora sofreu durante a tutela do pai e a campanha criada pelos fãs, intitulada de #FreeBritney.

Onde assistir? Globoplay.

Britney Spears posa em foto que divulga o novo documentário da cantora

Assista ao trailer do documentário de Britney Spears

A produção foi dirigida por Samantha Stark

HOMECOMING: A film by Beyoncé (2019)

O show de Beyoncé no Coachella 2018 foi um marco histórico. Os artistas pop que lutem para conseguir bancar um espetáculo como esse. Além da excelência da apresentação, a aparição da cantora no festival fez com que ela fosse a primeira artista feminina negra headliner, desde a criação do evento, em 1999. Todo esse processo, portanto, aparece em Homecoming: A Film by Beyoncé, documentário da Netflix dirigido e produzido pela própria artista. A captação foi tão boa que a apresentação virou um álbum ao vivo, chamado de Homecoming: The Live Album.

Onde assistir? Netflix.

Assista ao trailer de Homecoming

O registro foi visto mais de 16,6 milhões de vezes nas primeiras 24 horas na Netflix

BLACKPINK: Light Up the Sky (2020)

Um dos grupos femininos mais importantes do k-pop, BLACKPINK ganhou um documentário sobre a própria trajetória na gigante do streaming Netflix. No registro, as integrantes Lisa, Jennie, Rosé e Jisoo relembram o começo da carreira, os bastidores dos treinamentos, os desafios que enfrentaram e o processo criativo por trás de Kill This Love, um dos grandes sucessos do grupo. Além disso, o documentário mostra a apresentação do grupo no Coachella em 2019, quando elas se tornaram o primeiro grupo feminino sul-coreano a integrar o line-up do evento.

Onde assistir? Netflix.

Integrantes da Black Pink em trecho de How You Like That

Assista ao trailer do documentário da Blackpink

A produção foi o primeiro documentário sobre K-pop da plataforma

Anitta: Made in Honório (2020)

Segundo registro visual da cantora na Netflix, Anitta: Made in Honório chega dois anos depois de Vai Anitta. Na nova produção, vemos os bastidores da rotina da super musa do pop fora dos palcos e em cima deles. Desde registros íntimos com a família, relatos fortes sobre o abuso sexual que sofreu e as dificuldades de liderar uma equipe, a produção é prova viva do quanto a cantora batalhou para conquistar o número um global. É Anitta sem (muito) filtro.

Onde assistir? Netflix.

Assista ao trailer de Anitta: Made in Honório

Ao longo dos episódios, é possível notar a faceta "mulher de negócios" presente na cantora

Billie Eilish: The World’s a Little Blurry (2021)

Um dos maiores fenômenos da música pop, Billie Eilish parou a indústria musical quando lançou o primeiro disco, When We All Fall Asleep, Where Do We Go?. No documentário de R.J. Cutler, é possível acompanhar a trajetória da artista desde a gravação de Ocean Eyes, hit lançado em 2015, até o momento em que a estrela conquistou cinco gramofones no Grammy Awards em 2020 — e se apresentou no Coachella. A produção registra também momentos mais íntimos de Eilish, desde um relacionamento não tão saudável e o momento em que ela conheceu Justin Bieber, seu maior ídolo. Finneas, irmão e parceiro musical, a acompanha durante toda a jornada.

Onde assistir? Apple TV.

Billie Eilish foi a artista mais jovem a vencer a principal categoria do Grammy Awards 2020

Assista ao trailer do documentário de Billie Eilish

O diretor já ganhou um Oscar pelo filme The War Room, documentário de 1993

Olivia Rodrigo: Driving Home 2 U (2022)

No registro, Olivia Rodrigo viaja de Salt Lake City, onde começou a compor as canções de Sour, disco premiado no Grammy, até Los Angeles. No caminho, ela compartilha as memórias sobre cada uma das músicas e as apresenta com arranjos diferentões, com uma pegada mais ácida e roqueira. A produção também aponta o início da carreira da artista como atriz mirim até o momento em que ela passou um ano em estúdio, ao lado de Daniel Nigro, para criar Sour. Aqui, apontamos as 10 revelações que o documentário da artista trouxe sobre o disco de estreia.

Onde assistir? Disney+.

Assista ao trailer de Driving Home 2 U

A produção tem direção de Stacey Lee

Taylor Swift: Miss Americana

Nesta produção da Netflix, Lana Wilson acompanha a cantora e compositora norte-americana Taylor Swift ao longo de sua vida e carreira. Em Miss Americana, a artista aparece enfrentando a própria fama pública, os conflitos políticos que viveu na época das eleições de Donald Trump, e o auge do conflito entre ela, Kanye West e Kim Kardashian. O documentário também revela a decepção da artista quando soube que não havia sido indicada ao Grammy pelo disco Reputation.

Onde assistir? Netflix.

Assista ao trailer do documentário Miss Americana

O filme recebeu críticas duras das mídias especializadas

Demi Lovato: Dançando com o Diabo

Dividida em quatro episódios, a produção documental se baseia na vida pessoal e na carreira artística de Demi Lovato. Para o registro visual, a cantora gravou uma música que serviu de abertura e, logo depois, integrou seu sétimo disco, Dancing with the Devil… The Art of Starting Over. Em um dos episódios, a produção aborda o período em que a artista viveu uma overdose, quase fatal. E mostra ainda o caminho de Demi para a recuperação e a primeira vez que subiu em um palco, após os eventos traumatizantes. Em setembro, ela canta no Rock in Rio.

Onde assistir? YouTube.

Demi Lovato se entrega em documentário onde fala sobre período de reabilitação

Assista ao trailer do documentário de Demi Lovato

Christina Aguilera e Elton John aparecem como "mentores" da artista

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal