Divulgação
Cantor ganhará valor dos custos judiciais depois de ter sido acusado de copiar música de 2015 em seu megahit Shape of You
Acusados de plágio na música Shape of You, Ed Sheeran e seus coautores foram absolvidos e receberão mais de £ 916 mil (R$ 5,7 milhões) como indenização para cobrir os custos judiciais. O cantor, o músico John McDaid e o produtor Steven McCutcheon participaram de um julgamento no Reino Unido em que precisavam provar que não tinham copiado parte da melodia da música Oh Why, de 2015, composta por Sami Chokri e Ross O’Donoghue.
A dupla alegava que os versos “oh, I”, repetidos por Ed Sheeran na faixa, eram inspirados no refrão “oh, why”, da música anterior. O caso ganhou bastante atenção não só pelo sucesso de Shape of You, mas por estabelecer parâmetros importantes nas decisões judiciais sobre o que é considerado plágio em melodias.
Ouça Oh Why, do Sami Switch
Música originou processo de plágio contra Ed Sheeran
Em abril, a Alta Corte de Londres decidiu que os autores não copiaram “deliberadamente” ou “conscientemente” a música de 2015. Em uma decisão complementar desta terça-feira (21), o juiz Antony Zacaroli definiu que os Chokri e O’Donoghue deverão pagar por todos os custos legais que o time de Shape of You teve ao longo do processo.
O julgamento do caso durou 10 dias em Londres. As duas músicas foram tocadas, para que o juiz pudesse ouvir as comparações. Ed Sheeran negou as acusações de ter “tomado emprestado” as ideias dos compositores. “O senhor Sheeran não tinha ouvido Oh Why e, em todo caso, ele não copiou deliberadamente a frase ‘oh I’ do verso ‘oh why’”, definiu Zacaroli, após os depoimentos.
Ouça Shape of You, de Ed Sheeran
Música foi acusada de plágio no Reino Unido
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?