Reprodução/YouTube
Um ano após seu lançamento, Envolver consagrou Anitta como uma artista internacional e levou a brasileira a lugares inimagináveis
Há exatamente um ano, Anitta lançou o videoclipe da música que viria a se tornar o maior hit de sua carreira até então. Envolver, música do álbum Versions of Me (2022), viralizou nas redes sociais, subiu ao topo do Spotify Global, entrou para o Guinness Book e consagrou a carreira internacional da brasileira.
Apesar de ter estreado em novembro de 2021, foi somente quando a música viralizou no TikTok que o hit começou a acontecer verdadeiramente. Em entrevista ao PodDelas, Anitta revelou que ninguém além dela mesma acreditava no potencial da faixa.
“Quando a gente fez Envolver, eu tinha na minha cabeça que era uma música muito grande. Tanto que eu tenho um vídeo no estúdio falando ‘essa é A música’. Eu tinha isso muito em mim. É esse instinto. Até porque, quando eu fiz a música, eu já visualizei o clipe inteiro na minha cabeça, então eu tinha muito isso, só que ninguém mais tinha, só eu. E a gente convidou o mundo inteiro para ser feat”, relatou.
Porém, a cantora não recebeu apoio para seguir em frente, e acabou financiando a música e o videoclipe com o próprio dinheiro. “Ninguém quis, ninguém investiu. E aí, as pessoas falavam que eu não tinha força para bombar uma música sozinha e em outro idioma. E eu falei: ‘eu não quero saber, eu vou fazer’. E fiz eu mesma.”
O passo do videoclipe, em que Anitta vai rebolando até o chão, virou uma “dancinha” do TikTok e levou o fenômeno a lugares inimagináveis. O famoso “el paso de Anitta” estourou na plataforma e deu início a uma jornada premiada para a cantora.
Em março de 2022, Envolver simplesmente explodiu. A música alcançou o primeiro lugar na playlist Spotify Global, a principal do streaming de música, com 7,2 milhões de plays em um único dia.
Anitta se consagrou como a primeira artista solo latina a alcançar o topo do streaming globalmente. O sucesso histórico também se estendeu para o videoclipe: em março deste ano, o vídeo se tornou o mais assistido no YouTube, com 140 milhões de visualizações em um único dia.
Por chegar ao primeiro lugar do Spotify Global, Anitta quebrou recordes e entrou para o consagrado Guinness Book. A cantora recebeu a honraria após ter atingido o topo do Top 200 do Spotify Global com o hit Envolver, entrando para a história como a primeira artista solo latina a alcançar o primeiro lugar do Spotify no tão cobiçado livro dos recordes.
Com Envolver, Anitta foi a primeira brasileira a ganhar um prêmio no VMA (Video Music Awards). Em apresentação histórica na premiação, ela também levou o funk para o palco norte-americano.
Envolver no VMA
Anitta levou funk brasileiro para premiação
Agora, Anitta também concorre em categorias no AMA (American Music Awards) e no EMA (Europe Music Awards). Já na Billboard, ela entrou para a principal parada musical norte-americana, o Hot 100.
Recentemente, ela se tornou a primeira mulher a receber o prêmio de artista musical inovadora do Innovator Awards, premiação organizada pelo prestigiado Wall Street Journal.
Envolver certamente abriu um caminho que Anitta está sabendo pavimentar muito bem. Com alcance internacional ampliado, a cantora segue levando o Brasil para o mundo e conquistando seu lugar no cenário musical.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?