MÚSICA

A cantora e drag queen Gloria Groove

Divulgação/Rodolfo Magalhães

Crítica

Lady Leste: Tem uma Gloria Groove para cada uma das suas playlists

Novo disco da drag queen paulistana já pinta como um dos melhores de 2022. E muito por misturar gêneros numa grande festa pop

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Como já falamos antes, Lady Leste, novo disco da cantora e drag queen Gloria Groove, é um dos mais impactantes de 2022, até agora. Gloria fez valer a expectativa dos fãs e lançou um álbum que pode resume o puro suco do pop brasileiro contemporâneo. O repertório não se prende a um único estilo, muito pelo contrário. Por isso, podemos cravar que há em Lady Leste uma Gloria Groove para quase todas as suas playlists preferidas.

No grande baile que é o disco, a drag paulistana passa por funk, rap (em diferentes vertentes), reggaeton, brega, pagode e termina no pop rock. Tudo feito para as pistas, dançante, mas também potente no que se propõe a falar.

Além disso, Lady Leste é grandioso, muito bem produzido, e reúne alguns dos principais produtores e compositores da música pop atual, como Pablo Bispo e Ruxell.

Caso o seu perfil não seja muito o de ouvir álbuns inteiros, tudo bem. Anota aqui as faixas de Lady Leste que podem entrar nas suas playlists de streaming.

Gloria Groove para você que gosta de pagode

Nada melhor do que um pagode para agitar o fim de semana, certo? Então você deve curtir o grupo Sorriso Maroto. Gloria Groove certamente curte, no caso. Tanto que ela convidou o cantor Bruno Cardoso para dividir os vocais da faixa Tua Indecisão, que serve como um alívio de energia no meio da festa. Não estranhe: é um pagode romântico daqueles tradicionais, bem anos 2000. Não tem pegadinha nenhuma aqui, confia. Fogo no Barraco pode agradar também, por trazer a cadência do samba, mas você tem que curtir um pouco de funk.

Gloria Groove para você que gosta de reggaeton

Se é isso que você quer, então Jogo Perigoso é a faixa que procuras. A música composta por Gloria com o trio maravilha Ruxell, Pablo Bispo e Sérgio Santos até tem um traço de pop funk aqui e acolá, mas não é como se o reggaeton não fosse afeito a uma bela mistura. Numa festa, por exemplo, pode funcionar muito bem naquela transição antes do pancadão começar. Ninguém vai reclamar da rima “Baby, eu não consigo suportar a distância/ Desse teu rostinho, teu bumbum que balança”, é impossível.

Gloria Groove para você que gosta de arrocha

Atenção, se você é propenso a vícios, é bom tomar cuidado antes de ouvir Apenas Um Neném. Num primeiro momento, você pode estranhar o arrochinha sapeca que é esta parceria entre Gloria Groove e Marina Sena. Dez minutos depois, é possível que o refrão “Não fala assim comigo/ Eu sou apenas um neném/ Que chora se você não dá carinho/ Meu colinho é seu também, neném”. A partir daí, é caminho sem volta. Uma música solar, despretensiosa, feita apenas para o ouvinte se divertir. Golaço.

Gloria Groove para você que gosta de funk

É belíssima a homenagem que Gloria Groove faz para MC Daleste (1992-2013) em Vermelho, com direito a sample de voz do cantor de funk ostentação. O músico teve grande impacto na cultura da Zona Leste paulistana, região natal da Lady Leste, e que agora ela faz questão de levar para o Brasil inteiro. Mas o funk perpassa diversos momentos do disco. Destaque para a mistura com trap em Bonekinha, com samba em Fogo no Barraco (feat MC Tchelinho), e para a faixa de abertura, SFM, parceria com MC Hariel.

Gloria Groove para você que gosta de rap

Então Lady Leste também é um prato cheio para você. Afinal, Gloria é uma rapper e tanto, habilidosa, com flows diversos e malemolência nas rimas. Mas, vamos lá. Temos a ótima Greta, rap mais sombrio e afiado; o trap Pisando Fofo tem versos muito bem sacados e ganha caminhos melódicos interessantes com as gêmeas Tasha & Tracie; Leilão você já deve conhecer, mas é um rap com metáfora certeira; e Bonekinha, citada acima para a turma do funk, é também o melhor trap do disco.

Gloria Groove para você que gosta de R&B

LSD é o que você está procurando. A faixa de Lady Leste, no caso. É mais uma música que quebra o clima do disco de forma elogiável, com a cadência certa para os versos que refletem sobre os obstáculos que a fama traz. É para cantar de olho fechado, com a mão na consciência.

Gloria Groove para você que gosta de rock

Talvez você ache que estamos forçando a barra, mas é bom tirar a prova. Estão aqui as duas últimas faixas de Lady Leste. A debochada A Queda tem um peso tanto nas letras quanto nos beats, o que não vai fazer você se arrepender. Já Sobrevivi é mais direta: cheia de riffs e solos de guitarra, além de coros no refrão, a parceria com Priscilla Alcantara tem cara de pop rock de arena para cantar a plenos pulmões. Se você acha que tem algo de gospel, também, não vamos discordar.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal