Rita Lee vai receber Grammy Latino pelo conjunto da obra - Tangerina

MÚSICA

Rita Lee

Divulgação/Guilherme Samora

HOMENAGEM

Grammy Latino: Rita Lee vai receber prêmio pelo conjunto da obra

Cantora se junta a uma lista de artistas homenageados que inclui Roberto Carlos, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Beth Carvalho e mais

Luciano Guaraldo

Uma das pioneiras do rock brasileiro, Rita Lee vai ser homenageada com um troféu especial na próxima edição do Grammy Latino, marcada para 16 de novembro, em Las Vegas. A cantora receberá o Prêmio de Excelência Musical deste ano, uma espécie de reconhecimento do conjunto da obra.

Segundo a Academia Latina de Gravação, responsável pelo Grammy Latino, o Prêmio à Excelência Musical é concedido a artistas que fizeram contribuições criativas de notável valor artístico para a música latina e suas comunidades.

“Aclamada como a rainha do rock, Rita Lee é uma artista visionária, cuja identidade sonora singular mescla sua veia roqueira e psicodélica com pop, carnaval, bossa nova e latinidades e a coloca entre os artistas que mais venderam discos no Brasil”, explicou a Academia em um comunicado à imprensa.

“Teremos a honra de celebrar a extraordinária carreira musical de Rita Lee, em novembro, durante a Semana do Grammy Latino em Las Vegas. Sua música transcende gerações e é uma inspiração para criadores de música em todo o mundo”, afirmou Manuel Abud, presidente e CEO da Academia Latina da Gravação.

Antes de Rita Lee, o Grammy Latino já havia concedido o Prêmio à Excelência Musical para outros artistas brasileiros. Confira a lista: Roberto Carlos (2004), Jorge Ben Jor (2005), Sergio Mendes (2005), Cesar Camargo Mariano (2006), Os Paralamas do Sucesso (2007), Astrud Gilberto (2008), Beth Carvalho (2009), João Donato (2010), Gal Costa (2011), Milton Nascimento (2012), Toquinho (2012), Roberto Menescal (2013), Ney Matogrosso (2014), Djavan (2015), João Bosco (2017), Erasmo Carlos (2018) e Martinho da Vila (2021).

Diagnosticada com um câncer no pulmão esquerdo em maio de 2021, Rita Lee anunciou que estava curada em abril deste ano, após um longo tratamento. Agora, ela vai lançar um livro em que aborda o período, e não descarta a possibilidade de um disco com músicas inéditas.

As novidades foram divulgadas no Instagram de João Lee, filho de Rita. Os dois se uniram para responder perguntas dos fãs através dos Stories do Instagram, no último dia 13. Questionada sobre a possibilidade de um novo disco, ela afirmou: “Não é uma má ideia. Ou melhor, é uma boa ideia”.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal