Deborah Feingold/Instagram/Reprodução
Daryl Hall processa o parceiro de longa data John Oates por tentar vender a própria parte da empresa; Oates diz estar magoado com a acusação
Daryl Hall e John Oates não formam mais a Hall & Oates, célebre dupla de pop norte-americana que colecionou grandes hits, sobretudo nos anos 1980. Com músicas como Out of Touch, Maneater, Private Eyes e I Can’t Go For That (No Can Do), o duo foi considerado o “de maior sucesso da história” pela associação profissional da indústria musical norte-americana, a Recording Industry Association of America. E, para além da notícia de sua separação, o que pegou os fãs de surpresa foi a recente revelação sobre os bastidores desse “divórcio”, envolvendo uma guerra judicial entre os dois.
Daryl Hall, de 77 anos, entrou com um processo contra John Oates, de 75, acusando o ex-parceiro por 50 anos de quebra de contrato de direitos autorais envolvendo sua música. Quando o escândalo veio à tona, havia poucos detalhes sobre o imbróglio judicial, pois o processo corre em segredo de Justiça.
No entanto, segundo informações publicadas agora pela imprensa internacional, Hall teria descoberto que Oates estava planejando vender sua própria parte na empresa que a dupla mantém junta, a Whole Oats Enterprises, e acionou a Justiça dos EUA.
A corte de Nashville, então, impediu Oates de fechar qualquer negócio que diga respeito à sua participação na empresa, incluindo uma medida cautelar temporária para evitar que os interesses econômicos de ambas as partes sejam prejudicados.
John Oates disse estar magoado com as acusações e por Daryl Hall ter tratado publicamente de um assunto de âmbito particular. Agora, a obra da dupla passa a ser negociada para que ambos possam usá-la em suas respectivas carreiras solo. E a longeva Hall & Oates engrossa, enfim, a lista das grandes duplas do pop mundial que encerraram sua parceria –muitas vezes, de forma pouco amigável.
A dupla Hall & Oates tem uma trajetória curiosa. Formada na Filadélfia, nos EUA, na década de 1970, quando emplacou os primeiros hits, ela teve grande sucesso entre o público, mas pouca simpatia entre a crítica especializada. E sua fama não foi suficiente para renovar seu público entre as novas gerações. Na dinâmica da dupla, Hall, dono de uma voz marcante, atuava como vocalista principal, enquanto Oates fazia vocal de apoio e tocava guitarra.
Com 18 álbuns na discografia –e seus nomes inscritos não só no Hall da Fama do Rock and Roll, como também na Calçada da Fama de Hollywood–, Hall & Oates chegou a anunciar um novo trabalho em 2020, mas foi impedida de continuar por causa da pandemia.
Maneater - Hall & Oates
Relembre um dos sucessos da dupla pop
Adriana Del Ré
Ver mais conteúdos de Adriana Del RéTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?