Reprodução/Instagram
Canção da banda Glass Animals superou Blinding Lights, do The Weeknd, após passar 91 semanas no Top 100 da Billboard
Heat Waves, sucesso da banda Glass Animals, se tornou nesta segunda (17) a música que passou mais tempo no Top 100 da Billboard, a principal parada de sucessos do mundo. A canção que virou um fenômeno no TikTok está há 91 semanas na lista das 100 mais executadas no mundo. Os britânicos superaram The Weeknd, que passou 90 semanas com Blinding Lights.
É o segundo recorde que Heat Waves quebra em sua jornada musical. Em março, a música já havia virado a canção que mais tempo levou para chegar ao primeiro lugar da Billboard, 59 semanas depois de sua estreia na lista. Ou seja, a canção esperou mais de um ano entre as 100 mais tocadas até assumir o topo. E, agora, mostrou sua durabilidade.
“Uau! Tudo o que posso dizer é ‘uau’! Muitos de vocês sabem que eu escrevi essa música porque estava sentindo falta de alguém que eu amava muito. Nunca imaginei que ela poderia levar a tanto amor e conexões por todo o planeta. Vocês todos fizeram isso. Obrigado a todos que ajudaram Heat Waves a alcançar tantas pessoas”, disse o vocalista Dave Bayley em entrevista à Billboard.
Confira a lista de dez músicas que passaram mais semanas no Top 100 da Billboard, agora liderada por Heat Waves:
Heat Waves começou a virar um hit com a divulgação feita por games e gamers. Primeiro, em outubro de 2020, a música do Glass Animals entrou na trilha sonora do jogo de futebol Fifa 21. A playlist do game costuma ser uma plataforma e tanto para novos artistas.
Assim, ela acabou por impactar também a comunidade de youtubers de Minecraft. A canção basicamente foi usada como trilha de uma história ficcional, meio zoeira, escrita por usuários do jogo de cubos. Ela imaginava um romance entre dois jogadores, chamados Dream e GeorgeNotFound.
Depois, veio o TikTok, app que dá origem a boa parte dos hits virais da atualidade. Uma trend foi criada e passou a viralizar na rede social de vídeos em agosto de 2021, mais de um ano após o lançamento da música. Ela foi batizada de “sometimes all I think about is you”, como o verso do refrão de Heat Waves.
Na trend, os usuários abordavam o tema amor não correspondido, enquanto cantarolavam silenciosamente uma versão mais lenta da música. Os vídeos alcançaram centenas de milhões de usuários do TikTok, o que voltou a renovar o interesse pela música.
Enquanto seguia em alta nas redes sociais, Heat Waves teve o empurrão final que faltava nas últimas semanas. O hit passou a circular de vez nas rádios pop norte-americanas no fim de janeiro de 2022 —antes, ele até tocava, mas estava mais concentrado nas emissoras focadas em músicas alternativas.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?